AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE-GESTOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Lindamir Cardoso Vieira Oliveira UFGD/Dourados/MS.

Resumo

Objetiva-se discutir o potencial do Estágio Supervisionado em contribuir para uma formação do licenciando onde docência e gestão educacional sejam concebidas de forma integrada na construção da prática pedagógica escolar. A base empírica do estudo está na supervisão dos estágios em Gestão educacional entre 2007 e 2008. Discutem-se as origens e fundamentos da articulação docência e gestão na formação de professores no Brasil, apontando-se como referência teórica o modelo de gestão educacional emancipatória. Evidencia-se que essa articulação contribui na superação de uma visão fragmentada da prática pedagógica e propiciou o surgimento de novas temáticas a serem investigadas no que se refere à gestão pedagógico-curricular.

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Publicado

2009-10-15

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA