CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA SEÇÃO “EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA” DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA 2000-2008

Autores

  • Raquel Thomaz da Silva
  • ana Cristina Tindade Cursino
  • Joanez Aparecida Aires
  • Orliney Maciel Guimarães

Resumo

Este estudo investigou artigos publicados na seção "Experimentação no Ensino de química" da Revista Química Nova na Escola entre 2000 e 2008.  O objetivo foi analisar se e como a contextualização vem sendo usada nos experimentos incluídos nessa seção.  A fundamentação teórica consistiu no estudo dos conceitos de experimentação e contextualização. A metodologia incluiu a seleção e análise de experimentos verificando: qual concepção de contextualização estava sendo usada; a coerência entre a contextualização e os conceitos químicos envolvidos; quais conteúdos foram mais recorrentes e se ao longo desse período houve mudança na freqüência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos.  Os resultados indicaram que a concepção de contextualização mais recorrente foi a de "exemplificação de fatos do cotidiano". 

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Publicado

2009-10-15

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA