Mobilizando os Saberes Docentes: Rumo à Compreensão dos Processos Biológicos em uma Perspectiva Sistêmico-Complexa

  • Angélica Suelle França de Andrade-Monteiro Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Fernanda Muniz Brayner-Lopes Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Saberes Docentes, Perspectiva sistêmico-complexa, Esquemas Conceituais

Resumo

Esta pesquisa emergiu de um projeto mais amplo desenvolvido no PPGEC/UFRPE. O objetivo foi descrever a mobilização dos Saberes Docentes nos processos cognitivos durante o MoMuP-PE, valorizando a triangulação dos dados e a reelaboração conceitual numa perspectiva sistêmico-complexa. O material para análise emergiu da tese de Brayner-Lopes. O foco das análises foi o Esquema Conceitual Individual e as entrevistas. Foi analisado o processo de mobilização dos Saberes Docentes no intuito de traçar um paralelo de desenvolvimento cognitivo durante todo o MoMuP-PE enfatizando a importância da triangulação dos dados. Os resultados descritos reforçam a concepção da importância em desenvolver pesquisas de forma cooperativa, possibilitando a ampliação de propostas alinhadas com diferentes formas de perceber a Biologia e a prática docente.

Biografia do Autor

Angélica Suelle França de Andrade-Monteiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Licenciada em Ciências Biologicas pela UFRPE e Mestra no Ensino das Ciências pelo Programa de pós graduação no Ensino das Ciências pela UFRPE.
Fernanda Muniz Brayner-Lopes, Secretaria de Educação de Pernambuco
Doutora em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora da Secretaria de Educação de Pernambuco
Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (UFRPE)
Publicado
2019-06-15
Seção
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS