MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA

MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE

Autores

  • Angélica Suelle França de Andrade-Monteiro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Fernanda Muniz Brayner-Lopes Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE)
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0000-0002-8815-8624

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210101

Palavras-chave:

Saberes Docentes; Perspectiva sistêmico complexa; Esquemas Conceituais.

Resumo

Esta pesquisa emergiu do grupo de pesquisa de Formação de Professores, sob a perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. O objetivo foi descrever a mobilização dos Saberes Docentes nos processos cognitivos durante o MoMuP-PE, valorizando a triangulação dos dados e a reelaboração conceitual numa perspectiva sistêmico-complexa. O material para análise emergiu da tese de Brayner-Lopes, cujo foco foi o Esquema Conceitual Individual e as entrevistas. Foi analisado o processo de mobilização dos Saberes Docentes no intuito de traçar um paralelo de desenvolvimento cognitivo durante todo o MoMuP-PE. Os resultados descritos reforçam a concepção da importância em desenvolver pesquisas de forma cooperativa, possibilitando a ampliação de propostas alinhadas com diferentes formas de perceber a Biologia e a prática docente.

This research emerged from the Teacher’s Training research group, under the biological systemic-complex perspective. The objective then was to describe the mobilization of Saberes Docentes during cognitive processes related to MoMuP-PE, enhancing the triangulation of data and conceptual reworking under a system-complex perspective. The material for analysis came from Brayner-Lopes thesis, whose focus was the individual-conceptual scheme and interviews. The process of Saberes Docentes mobilization was analysed in order to draw a parallel of cognitive development during MoMuP-PE. The described results reinforce the importance of developing a cooperative research, enabling the expansion of proposals aligned with different ways of perceiving Biology and teaching practice.

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Publicado

2019-06-15 — Atualizado em 2021-05-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS