Ser Professor de Física: Representações Sociais na Licenciatura

Autores

  • Adriano José Ortiz Instituto Federal do Paraná
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

formação de professores, alunos ingressantes, alunos concluintes

Resumo

Neste trabalho investigamos as Representações Sociais (RS) sobre “ser professor de Física” de ingressantes e concluintes da licenciatura de duas instituições públicas do estado do Paraná. Os dados foram coletados com 54 licenciandos utilizando a evocação livre de palavras e foram organizados em grupos semânticos utilizados para construirmos quadros de quatro casas que possibilitaram identificar o núcleo central e periferia das RS. Nos grupos investigados os elementos do núcleo se concentraram em uma perspectiva tradicionalista e positivista de ensino, apesar da preocupação em desenvolver uma prática reflexiva. Isso permanece nos concluintes, indicando que a formação inicial não influenciou de forma significativa em suas representações, que se aproximam mais do senso comum do que dos conhecimentos científicos referentes à profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano José Ortiz, Instituto Federal do Paraná

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina e doutorando em Educação para Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor EBTT no Instituto Federal do Paraná – campus Ivaiporã. Atua principalmente nos temas: formação de professores, ensino de Física e História e Filosofia da Ciência.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em educação pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto do departamento de Ciências e do programa de pós graduação em Educação para Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos temas: formação de professores e representações sociais.

Downloads

Publicado

2019-06-15

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS