MAPEAMENTO DOS CLUBES DE CIÊNCIAS DA AMÉRICA LATINA E CONSTRUÇÃO DO SITE DA REDE INTERNACIONAL DE CLUBES DE CIÊNCIAS

MAPPING SCIENCE CLUBS IN LATIN AMERICA AND BUILDING THE WEBSITE OF THE INTERNATIONAL SCIENCE CLUBS NETWORK

Autores

  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau (FURB) http://orcid.org/0000-0001-5578-7822
  • Andiara Paula Hermann Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210111%20

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Clubes de Ciências; América Latina; Práticas Educativas.

Resumo

No Brasil e em outros países da América Latina existem coletivos que buscam com os Clubes de Ciências romper a forma tradicional de organização dos tempos e espaços destinados convencionalmente pelas escolas para o ensino de Ciências. Assim, objetivou-se investigar modos de organização de Clubes de Ciências a fim de mapear e compartilhar experiências desses contextos escolares. Para isso, foi realizada uma pesquisa na internet de Clubes de Ciências de escolas de países latino-americanos. Com o levantamento, elaborou-se um site, constituindo a Rede Internacional de Clubes de Ciências. Foi possível mapear Clubes de Ciências distribuídos em doze países e com as informações sistematizadas podem-se produzir conhecimentos que permitem aprender sobre estes contextos em sua diversidade de experiências.

In Brazil and especially in other Latin American countries, there are collective that have sought, with the Science Clubs, to break the traditional way of organizing time and space conventionally destined by schools to the Science teaching. With this objective in mind,the organization and functioning of Science Clubs were investigate in order to map and share innovative experiences in school contexts. For that, a research was conducted on the Internet of Science Clubs of schools in Latin American countries. With the survey, a website was created, constituting the International Network of Science Clubs. It was possible to map Clubs of Sciences distributed in twelve countries that have channels of diffusion and communication by the Internet. With systematized information, knowledge can be produced that allows learning about these contexts in their diversity of experiences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGENTINA. MINISTERIO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA E INNOVACIÓN PRODUCTIVA. Red de Clubes de Ciencia. Disponível em: http://clubes.mincyt.gob.ar. Acesso em: 10 mai. 2017 [ Links ]

BERNET, J. T. , La Educación No Formal. In: URUGUAY- Ministerio de Educación y Cultura. Educación No Formal: Lugar de conocimientos: Selección de textos. Montevideo: Dirección de Educación del Mec, 2013. p. 27-51. [ Links ]

BASTOS, C. Clubes de Ciências do Colégio de Aplicação. Revista Escola Secundária, Rio de Janeiro, n. 10, p. 42-4, 1959. [ Links ]

CLUB. CLUB DE CIENCIA BOLÍVIA Disponível em: http://www.clubesdecienciabolivia.com. Acesso em: 12 ago. 2017. [ Links ]

CLUB. CLUB DE CIENCIA COLÔMBIA. Disponível em: http://www.clubesdeciencia.com. Acesso em: 12 ago. 2017. [Links]

CLUB. CLUB DE CIENCIAS CEC. Disponível em: http://clubcecscience.blogspot.com.br/. Acesso em: 10 jul. 2017. [ Links ]

CLUB CLUB DE CIÊNCIAS CHILE. Disponível em: http://www.clubcienciaschile.cl/. Acesso em: 10 jul. 2017. [ Links ]

CLUB DE CIENCIA LATIN AMERICA. Colômbia, México, Bolívia. Disponível em: http://www.clubesdeciencia.org/. Acesso em: 12 ago. 2017. [ Links ]

CLUB DE CIENCIA MÉXICO. CLUB DE CIENCIA MÉXICO. Disponível em: http://www.clubesdeciencia.mx/. Acesso em: 12 ago. 2017. [ Links ]

CÓRDOBA. Club Escolar de Ciencias y Tecnologias. Disponível em: http://www.igualdadycalidadcba.gov.ar/SIPEC-CBA/publicaciones/documentos/ Clubdeciencia2025-7-12.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017. [ Links ]

GUARAPUAVA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PARANÁ. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE. Guia de orientações para implementação de um Clube de Ciências. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ pde/arquivos/172-2.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017. [ Links ]

MANCUSO, R.; LIMA, V. M. R.; BANDEIRA, V. Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996. [ Links ]

MENEZES, C.; SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. de S. Clubes de Ciências como espaço de Alfabetização Científica e Ecoformação. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 811-833, 2012. [ Links ]

MENEZES, C.; SCHROEDER, E. Clubes de Ciências: contribuições para a educação científica e o desenvolvimento da criatividade nas escolas. IN: SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. de S. Novos Talentos: Processos Educativos em Ecoformação. Blumenau: Nova Letra, 2014. [ Links ]

PERU. CONSEJO NACIONAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA Y INNOVACION TECNOLÓGICA. Clubes de Ciencia y Tecnologia. Disponível em: http://www.concytec.gob.pe/eureka/index.php/clubes-de-ciencia-y-tecnologia. Acesso em: 12 ago. 2017. [ Links ]

PRÁ, G. de; TOMIO, D. . Clube de Ciências: Condições de Produção da Pesquisa em Educação Científica no Brasil. Alexandria, Florianópolis, v. 7, p. 179-207, 2014. [ Links ]

REDE INTERNACIONAL DE CLUBES DE CIÊNCIAS. Site oficial. Disponível em: http://www.clubesdeciencias.com/. Acesso em: 12 jul. 2018. [ Links ]

ROCHA, N. M. ; KERN, F.C.; MELO, E. J. ; TOMIO, D. . Como seria se não fosse como é: compartilhando a experiência da inclusão inversa em Clubes de Ciências. In: VIIENCONTRO REGIONAL SUL DO ENSINO DE BIOLOGIA, 2015, Anais...,Criciúma, UNESC, 2015. [ Links ]

SANTA CRUZ. CONSEJO PROVINCIAL DE EDUCACIÓN COORDINACIÓN DE ACTIVIDADES CIENTÍFICAS Y TECNOLÓGICAS JUVENILES. Nombre del proyecto “Club de Ciencias”Disponível em: https://dpegp.files.wordpress.com/2011/05/ clubdeciencias.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017. [ Links ]

SANTOS, L. P. Clube de Ciências: Produção científica no Brasil entre 2013 e 2016. Revista da SBEnBio, Bahia, v. 9, p. 4336-4343, 2016. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2203.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017. [ Links ]

SCHMITZ, V. Um clube... Na escola: identidade e interfaces com a educação (não formal) a partir de uma revisão sistemática. Dissertação de Mestrado - Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Regional de Blumenau, 2017. [ Links ]

TIERRA DEL FUEGO, ANTÁRTIDA E ISLAS DEL ATLÁNTICO SUR. Ley nº 773 Educación: Clubes de ciencias y tecnología en establecimientos educativos públicos de gestión estatal y privada: creación. Sanción: 20 nov. 2008. Disponível em: http://www.legistdf.gov.ar/lp/leyes/index.php?dir...LEYP773.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017. [ Links ]

URUGUAY. Ministério de Educación y Cultura. Clubes de Ciência. Disponível em: http://educacion.mec.gub.uy/innovaportal/ v/85381/5/mecweb/clubes-de-ciencia. Acesso em: 10 jul. 2017. [ Links ]

Downloads

Publicado

2019-06-15 — Atualizado em 2021-05-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS