Mapeamento dos Clubes de Ciências da América Latina e Construção do Site da Rede Internacional de Clubes de Ciências

  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau, Curso de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e matemática (PPGECIM) e Educação (PPGE) http://orcid.org/0000-0001-5578-7822
  • Andiara Paula Hermann Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Clubes de Ciências., América Latina.

Resumo

No Brasil e em outros países da América Latina existem coletivos que buscam com os Clubes de Ciências romper a forma tradicional de organização dos tempos e espaços destinados convencionalmente pelas escolas para o ensino de Ciências. Assim, objetivou-se investigar modos de organização de Clubes de Ciências a fim de mapear e compartilhar experiências desses contextos escolares. Para isso, foi realizada uma pesquisa na internet de Clubes de Ciências de escolas de países latino-americanos. Com o levantamento, elaborou-se um site, constituindo a Rede Internacional de Clubes de Ciências. Foi possível mapear Clubes de Ciências distribuídos em doze países e com as informações sistematizadas podem-se produzir conhecimentos que permitem aprender sobre estes contextos em sua diversidade de experiências.

Biografia do Autor

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau, Curso de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e matemática (PPGECIM) e Educação (PPGE)
Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Professora nos cursos de pós graduação Mestrados em Ensino de Ciências Naturais e matemática (PPGECIM) e Educação (PPGE) na Universidade Regional de Blumenau.
Andiara Paula Hermann, Universidade Regional de Blumenau
Licenciada em Ciências Biológicas. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPq da Universidade Regional de Blumenau.
Publicado
2019-06-15
Seção
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS