Desafios e Potencialidades em Intervenções Curriculares na Perspectiva da Abordagem Temática

  • Marinês Verônica Ferreira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
  • Décio Auler Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Metodologia do Ensino Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: abordagem temática, currículo, Ensino Médio.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar, analisar e socializar configurações curriculares, na área de Ciências da Natureza, estruturadas mediante a abordagem temática e, com isso, sinalizar possíveis encaminhamentos para constituição de currículos estruturados nesta perspectiva. Participaram da pesquisa treze professores do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Santa Maria/RS. Da análise emergiram as categorias: Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares na perspectiva de temas; Investigação Temática: limites apontados na definição do tema; Intervenções curriculares: dificuldades quanto à organização do tempo para planejamento na escola; Interdisciplinaridade: desafios a serem enfrentados; Engajamento: potencialidade destacada no desenvolvimento dos trabalhos e Intervenções curriculares a partir da abordagem temática: aprendizagem como potencialidade destacada. Espera-se que este trabalho contribua na visibilidade às práticas de reorientação curricular que estão sendo desenvolvidas em ambientes escolares, favorecendo a reflexão docente com relação tanto às potencialidades como às alternativas de minimização das dificuldades vivenciadas pelas intervenções curriculares realizadas.

Biografia do Autor

Marinês Verônica Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGET

Pesquisadora CNPQ - vinculada ao GIEQ

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
Professora Doutora do Departamento de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e Educação Matemática e Ensino de Física Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Metodologia do Ensino Universidade Federal de Santa Maria
Professor Doutor no Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Publicado
2019-06-15
Seção
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS