Análise das Técnicas Argumentativas da Teoria da Argumentação e a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas em um Curso de Férias

  • Taize Sousa
  • João Malheiro Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Argumentação, aprendizagem Baseada em Problemas, Perelman

Resumo

Objetivando analisar o contexto de um Curso de Férias (CF), cuja metodologia é uma adaptação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscamos a partir de Perelman (1987) identificar técnicas argumentativas e características deste curso que possam favorecer sua construção. Para isso, nos embasamos em Perelman com o Tratado da Argumentação (TA) e nas pesquisas que analisam o CF na perspectiva da ABP. Os dados foram analisados de videogravações transcritas de seis licenciandos durante a socialização das atividades no CF. Os resultados evidenciam que as técnicas argumentativas descritas no TA podem ser identificadas no CF quando este apresenta caracteristicas compatíveis com as noções de auditório, orador e com os âmbitos da argumentação propostas por Perelman. E que o frequente uso da técnica argumentativa de vínculo causal está associada às necessidades que os licenciandos têm em explicar e justificar os experimentos e as conclusões alcançadas ao longo das atividades do curso.

Biografia do Autor

Taize Sousa
Mestra em Ensino de Ciências, Professora Substituta da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências Naturais. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências.
João Malheiro, Universidade Federal do Pará
Pós Doutorado em Educação parfa a Ciência, Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação, Campus Castanhal, da Universidade Federal do Pará. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências.
Publicado
2019-06-14
Seção
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS