ANÁLISE DAS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM CURSO DE FÉRIAS

ANALYSIS OF THE ARGUMENTATION THEORY’S ARGUMENTATIVE TECHNIQUES FROM THE PROBLEM-BASED LEARNING IN A VACATION COURSE

Autores

  • Taize Borges Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0003-4957-2539
  • João Manoel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210109%20

Palavras-chave:

Argumentação; Aprendizagem Baseada em Problemas; Perelman.

Resumo

Objetivando analisar o contexto de um Curso de Férias (CF), cuja metodologia é uma adaptação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscamos a partir de Perelman (1987) identificar técnicas argumentativas e características deste curso que possam favorecer sua construção. Para isso, nos embasamos em Perelman com o Tratado da Argumentação (TA) e nas pesquisas que analisam o CF na perspectiva da ABP. Os dados foram analisados de videogravações transcritas de seis licenciandos durante a socialização das atividades no CF. Os resultados evidenciam que as técnicas argumentativas descritas no TA podem ser identificadas no CF quando este apresenta características compatíveis com as noções de auditório, orador e com os âmbitos da argumentação propostas por Perelman. E que o frequente uso da técnica argumentativa de vínculo causal está associada às necessidades que os licenciandos têm em explicar e justificar os experimentos e as conclusões alcançadas ao longo das atividades do curso.

With the aim to analyze the context of a Vacation Course (VC), within its problem-based learning (PBL) methodology, we identified characteristics and applied argumentative techniques that positively influence its construction process. Based on the Argumentation Treaty (AT) of Perelman (1987) and studies on VC with a PBL perspective. Data were analyzed from the transcription of six video-recorded social interactive activities of the VC, conducted by licensed instructors. The results have shown that the argumentative techniques as described by the AT could be identified in the VC, especially when it presents compatible features with the notions of audience, orator and the scope of discussion proposed by Perelman. In addition, the frequent use of the argumentative techniques of causal relationships is related to the need that the licensed instructors have of explaining and justifying the experiments and the conclusions achieved during the VC activities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. A. S. A argumentação filosófica: Chaim Perelman e o auditório universal. 2005. 206f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. [ Links ]

ARAÚJO, R. S. O Uso de Analogias e a Aprendizagem Baseada em Problemas: Análise dos Discursos Docente e Discente em um Curso de Férias. 2014.104f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém. [ Links ]

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. [ Links ]

BERLAND, L. K.; REISER, B. J. Making sense of argumentation and explanation. Science Education, v. 93, n. 26, p. 26-55, 2009. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. In: SANTOS, F.M.T.; GRECA, I. M. A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e sua Metodologias. Ijuí, RS: Unijuí, 2006. [ Links ]

DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J. Establishing the Norms of Scientific Argumentation in Classrooms. Science Education, v. 84, n. 3, p. 287-312,2000. [ Links ]

DUSCHL, R. A.; OSBORNE, J. Supporting and Promoting Argumentation Discourse in Science Education. Studies in Science Education, v. 38, p. 39-72,2002. [ Links ]

ERDURAN, S. Cap. 3 - Methodological foundations in the study of argumentation in science classroom. In: ERDURAN, S.; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. (ed.). Argumentation in science education: Perspectives from classroom-based research. Dordrecht, Holanda: Springer, 2008. p. 47-69. [Links]

FREIRE, S. A teoria da argumentação de Chaim Perelman. 321f. Dissertação (Mestrado em Filosofia da Educação) - Fundação Getúlio Vargas, IESAE, Rio de Janeiro, 1994. [ Links ]

FREITAS, A. E. C. Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas em um Curso de Férias: A construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem Baseada em Problemas. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) -Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. [ Links ]

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991. [ Links ]

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390. Acesso em: 08 fev. 2016. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, P.; ERDURAN, S. Argumentation in Science education: No overview. In: ERDURAN, S.; JIMENEZ-ALEIXANDRE, M. P. (org.). Argumentation in Science education: perspectives from classroom-based resed research. Dordrecht, Holanda: Springer, 2008. [ Links ]

KUHN, D. Science as Argument: Implications for Teaching and Learning Science Thinking. Science Education, v. 77, n. 3, p. 319-337,1993. [ Links ]

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1995. [ Links ]

MALHEIRO, J. M. S. Panorama da Educação Fundamental e Média no Brasil: o modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas como experiência na prática docente. 2005. 314f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005. [ Links ]

MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis. 2. ed.Thousand Oaks, CA: Sage,1994. [ Links ]

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. [ Links ]

NEVES, M. D. Aprendizagem Baseada em Problemas e o Raciocínio Hipotético-Dedutivo no Ensino de Ciências: Análise do padrão de raciocínio de Lawson em um Curso de Férias em Castanhal (PA). 2013. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. [ Links ]

PAULINELLI, M. P. T. Rhetoric, argumentationanddiscourseunder perspective. Linguagem em (Dis)curso, v. 14, n. 2, p. 381-409, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v14n2/1518-7632-ld-14-02-00381.pdf. Acesso em: 19 maio 2016. [ Links ]

PERELMAN, C. Argumentação. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1987. v. 11. p. 237-265. [ Links ]

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996. [ Links ]

ROSÁRIO, D. Formação de Professores: a Aprendizagem Baseada em Problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. 2005. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005. [ Links ]

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, P.B. Metodologia da Pesquisa. Tradução de Fátima Conceição Murad, Melissa Kassner e Sheila Clara Dystyler Ladeira. Revisão técnica e adaptação de Ana Gracinda Queluz Garcia e Paulo Heraldo Costa do Valle. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. [ Links ]

SILVA, A. A. B. Interações Discursivas em um Curso de Férias: A constituição do conhecimento científico sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2015. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. [ Links ]

TOULMIN, S. Os usos do argumento. Tradução de Reinaldo Guarany. São Paulo: Martins Fontes , 2001. [ Links ]

VASCONCELOS, C.; ALMEIDA, A. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino das Ciências: propostas de trabalho para Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Porto: Porto Editora, 2012. [ Links ]

Downloads

Publicado

2019-06-14 — Atualizado em 2021-05-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS