A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA

THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210115%20

Palavras-chave:

Divulgação científica; Educação não formal; Museus de ciências; Aprendizagem por livre escolha.

Resumo

Neste estudo exploratório, de caráter qualitativo, objetivamos compreender a experiência de adolescentes em museus de ciência em visita fora do contexto escolar. Em particular, apresentamos a análise da visita de cinco grupos, entre 14 e 17 anos, de escolas públicas, à exposição “Passado e Presente - ciência, saúde e vida pública”, localizada no Castelo Mourisco do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Os resultados indicam que, durante as visitas, esse público interagiu intensamente nas relações entre três elementos fundamentais no modelo teórico adotado: os módulos expositivos, os próprios visitantes e os mediadores. Esse dado, associado à análise de trechos específicos das visitas, sugere que, quando os adolescentes vão ao museu, eles podem vivenciar diversas experiências que permitem tornar esse espaço de aprendizagem não formal interessante, excitante e motivador, e, consequentemente, oferecer oportunidades de aprendizagem por livre escolha e de discussão sobre a ciência e temáticas que a tangenciam.

In this exploratory and qualitative study, our aim is to understand the teenagers’ experience in science museums in a visit out of the school context. In particular, we present the analysis of the visit of five groups, aged between 14 and 17 years, who study in public schools, to the exhibition “Past and Present - science, health and public life”, located in the Castelo Mourisco do Museu da Vida, from Fundação Oswaldo Cruz, in Rio de Janeiro. The results showed that, throughout the visit, this specific public had interacted deeply with the three fundamental actors listed in the theoretical model we adopted: the exhibition, the visitors themselves and the museum explainers. This data, associated with qualitative analysis of specific sections of the group visits, indicates that, when teenagers go to a museum, they can experience situations that make this informal learning setting interesting, exciting and motivating, and consequently, it can offer opportunities of free choice learning and of discussion about the science and related issues.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLARD, M. et al. Guide de planification et devaluation dês programes éducatifs. Montreal. Lei éditions Logiques, 1998. [ Links ]

BELL, P. et al. (ed.). Learning science in informal environments: People, places, and pursuits. A Report of the National Research Council of the National Academies. Washington, DC: The National Academies Press, 2009. [ Links ]

BIZERRA, A. F. Atividade de aprendizagem em museus de ciências. 2009. 274f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. [ Links ]

CHELINI, M. E.; LOPES, S. G. Exposições em museus de ciências: reflexões e critérios para análise. Anais do Museu Paulista, v.16, n. 2, p. 205-238, 2008. [ Links ]

CURY, M. X. Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórica-metodológica para os museus. História, Ciências, Saúde: Manguinhos, Rio de Janeiro, v.12 supl., p. 365-380, 2005. [ Links ]

FALK, J. H.; ADELMAN, L. Investigating the impact of prior knowledge, experience and interest on aquarium visitor learning. Journal of Research in Science Teaching, v.40, p.163-176, 2003. [ Links ]

FALK, J. H.; DIERKING, L. Learning from museums: Visitor experiences and the making of meaning. Lanham, MD: AltaMira Press, 2000. [ Links ]

FALK, J. H.; STORKSDIECK, M. Learning Science from Museums. Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 12(supplement), p. 117-43, 2005. [ Links ]

FALK, J. H.; STORKSDIECK, M. Using the contextual model of learning to understand visitor learning from a science centre. Science Education, v. 89, p. 744-778, 2005. [ Links ]

GOMES, I.; CAZELLI, S. Formação de mediadores em museus de ciências: saberes e práticas. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.18, n.1, p. 23-46, 2016. [ Links ]

HEIN, G. E. Learning in the museum. London: Routledge, 1998. [ Links ]

MANO, S; et al. O Público do Museu da Vida (1999 a 2013). Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015. [ Links ]

MARANDINO, M. É possível estudar aprendizagem nos museus de Ciências?In: A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. Roberto Nardi. Escrituras Editora, São Paulo, p.41-50, 2007. [ Links ]

MOREIRA, I. et al. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros - Percepção pública da C&T no Brasil - 2015. 1. ed. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017. v. 1, 151p. [ Links ]

ROWE, S.; BACHMAN, J. Mediated Action As A Framework For Exploring Learning In Informal Settings, Putting Theory into Practice. New Directions in Mathematics and Science Education, v. 25, p. 143-162, 2012. [ Links ]

ROWE, S.; O’BRIEN, S. Pesquisa sobre aprendizagem em museus: um campo em busca de foco? In: MASSARANI, Luisa, et al. (org.). Divulgação científica e museus de ciências: O olhar do visitante - Memórias do evento. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; RedPop, 2016. [ Links ]

SOTO, C. A. et al. Ampliando la perspectiva escolar: Los Museos como espacio de formación. Ensenañza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, 27(Extraordinario), p. 3030-3034, 2009. [ Links ]

SOTO, C. A. et al. Pensar la institución museística en términos de institución educativa y cultural, el caso del Museo de Antioquia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v.11 n.2, p. 819-833, 2013. [ Links ]

STOCKLMAYER, S.; GILBERT, J. K. New experiences and old knowledge: towards a model for the personal awareness of science and technology. International Journal of Science Education, v. 24, p. 835-858, 2002. [ Links ]

WAGENSBERG, Jorge. Princípios fundamentales de la museología científica moderna. Alambique: Didáctica de las Ciencias Experimentales, Barcelona, n. 26, p.15-19, 2000. [ Links ]

Downloads

Publicado

2019-07-01

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS