A Constituição de Normas e Práticas Culturais nas Aulas de Ciências: Proposição e Aplicação de uma Ferramenta de Análise

  • Luciana de Abreu Nascimento IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Lúcia Helena Sasseron Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Normas Culturais, Práticas Culturais

Resumo

Atualmente, defende-se que os objetivos do ensino de ciências abranjam a participação dos estudantes nas dimensões conceitual, social, epistêmica e material do trabalho científico. Nesse contexto, emergem estudos sobre como normas e práticas das comunidades científicas podem ser promovidas na escola, criando a necessidade de ferramentas que possibilitem esse processo de análise. Neste trabalho, apresentamos uma ferramenta sustentada em referencias que compreendem a construção do conhecimento como uma prática social e que auxilia na identificação de operações de professores e estudantes que evidenciam como normas e práticas cientificas são partilhadas em aula. Em um exemplo de aplicação da ferramenta, buscamos apontar suas possibilidades de uso e seu potencial para relacionar normas e práticas.

Publicado
2019-06-15
Seção
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS