USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY

Autores

  • Daiane Quadros de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0002-7705-3835
  • Fábio Peres Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210113

Palavras-chave:

CTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica.

Resumo

Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas.

This paper presents an analysis of the literary work Usina by the Brazilian author José Lins do Rego. This analysis aims to identify this book’s potentiality for approaches of interactions among Science, Technology and Society (STS) in the teaching of natural sciences. The book was submitted to a Discursive Textual Analysis (DTA) procedure. The analysis was organized from three categories raised a priori and one emergent: The salvationist vision of science and technology and its contradiction; technological determinism; technocracy, and the relation between culture and technology. Among the results we highlight that the book Usina can collaborate to: problematize myths related to scientific and technological development, favouring the questioning between optimism and pessimism related to it; promote debates about the decision making concerning technology and its impacts; discuss how scientific and technological development influence cultures.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIBAR, E. La Vida Social de las Maquinas: origenes, desarrollo y perspectivas actuales en la sociologia de la tecnologia. REIS, n. 76, p. 141-170, 1996. [Links]

ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001. [ Links ]

AULER, D. Interações entre Ciência- Tecnologia- Sociedade no Contexto na Formação de Professores de Ciências. 2002. 248f. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. [ Links ]

AULER, D. Articulação entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Contexto & Educação, n. 22, p. 167-188, 2007. [ Links ]

BARBOSA FILHO, H. José Lins do Rego: técnica narrativa de Fogo Morto. Revista Brasileira, fase VII, ano XI, n. 42, 2005. [ Links ]

BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2 ed., 2010. [ Links ]

BAZZO, W. A. De Técnico e de Humano: questões contemporâneas. Florianópolis: Ed. da UFSC , 2015. [ Links ]

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V.; BAZZO, J. L. S. Conversando Sobre Educação Tecnológica. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC., 2016. [ Links ]

BRASIL. Lei 10.639/03. História e Cultura Afro - Brasileira e Africana2003. [Links]

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Relatório Nacional do SAEB 2005. Brasília, 2007. [ Links ]

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) . Relatório Nacional do SAEB 2011. Brasília, 2012. [ Links ]

BRASIL. Resolução n° 2, de 1° de julho de 2915 (Conselho Nacional de Educação), Brasília, 2015. [ Links ]

CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1988. [ Links ]

CARONE, E. A República Nova (1930- 1937). 2. ed. São Paulo: Difel, 1976. [Links]

CASTELLO, J. A. José Lins do Rêgo: modernismo e regionalismo. São Paulo: Edart, 1961. [ Links ]

CHAGURI, M. M. Do Recife nos anos 20 ao Rio de Janeiro nos anos 30: José Lins do Rego, Regionalismo e Tradicionalismo. 2007. 211f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)- Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. [ Links ]

CHAGURI, M. M. O Romancista e o Engenho: José Lins do Rego e o Regionalismo Nordestino dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Aderaldo & Rothschild: Anpocs, 2009. [ Links ]

CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC , 2013. [ Links ]

ELLUL, J. The Technological Society. Nova York: Vintage Books, 1964. [ Links ]

FEENBERG, A. O que é a filosofia da tecnologia? In: NEDER, R. T. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO. A construção crítica da Tecnologia e Sustentabilidade, v. 1, n. 3, p. 46-66, 2010. [ Links ]

FEENBERG, A. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In: NEDER, R. T. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO. A construção crítica da Tecnologia e Sustentabilidade, v. 1, n. 3, p. 67- 104, 2010. [ Links ]

FEENBERG, A. Teoria crítica da tecnologia: um panorama. In: NEDER, R. T. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO. A construção crítica da Tecnologia e Sustentabilidade, v. 1, n. 3, p. 105-128, 2010. [ Links ]

GALVÃO, C. Ciência na literatura e literatura na ciência. Interacções, n. 3, p. 32-51, 2006. [ Links ]

GARCÍA, J. L. et al. Ciencia, Tecnología y Sociedad: Una Introducción al Estudio Social de la Ciencia y la Tecnología. Madrid: TECNOS, 1996. [ Links ]

GELFERT, A. Observation, inference, and imagination: elements of Edgar Allan Poe’s philosophy of science. Science & Education, v.23, p. 589-607, 2014. [Links]

GROTTO, S.R.; MARTINS, A. F. P. Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica. Ciência & Educação, v. 21, n.1, p. 219-238, 2015. [ Links ]

GUERRA, A.; BRAGA, M. The Name of the Rose: A Path to Discuss the Birth of Modern Science. Science & Education, v.23, p. 643-654, 2014. [ Links ]

LINSINGEN, L. Von. Mangás e sua Utilização Pedagógica no Ensino de Ciências Sob a Perspectiva CTS. Ciência & Ensino, v.1, 2007. [ Links ]

MARCUSE, H. A Ideologia da Sociedade Industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 4 ed., 1973. [ Links ]

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciências & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. [ Links ]

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. [ Links ]

NASCIMENTO, T. G.; LINSINGEN I. V. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o Ensino de Ciências. Convergência, v. 13, n. 42, p. 95-116, 2006. [ Links ]

OCDE. PISA 2009 Results: Learning to Learn - Student Engagement, Strategies and Practices (Volume III). 2010. [ Links ]

PACEY, A. La Cultura de la Tecnología. México: Fondo de Cultura Económica, 1990. [ Links ]

PASSOS, J. L. O rito da modernização impossível. In: REGO, J L. Usina. Rio de Janeiro: José Olympio, 20. ed., 2010. [ Links ]

PIASSI, L. P. C.; PIETROCOLA, M. De Olho no Futuro: ficção científica para debater questões sociopolíticas de ciência e tecnologia em sala de aula. Ciência & Ensino, v.1, 2007. [ Links ]

REGO, J L. Usina. Rio de Janeiro: José Olympio, 20. ed., 2010. [ Links ]

RIBEIRO; S. S. Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. [ Links ]

ROSZAK, T. El Nacimiento de una Contracultura. Barcelona: Kairós, 1970. [Links]

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Ed. da USP, 2006. [ Links ]

SLAUGHTER, A. Ray guns and radium: radiation in the public imagination as reflected in early american science fiction. Science &Education, v. 23, p. 527-539, 2014. [ Links ]

SILVA, E. T. Ciência, leitura e escola. In: ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H. C. (org.). Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 121-130. [ Links ]

SILVEIRA, R. M. C. F; BAZZO, W. Ciência, Tecnologia e suas relações sociais: apercepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 681-694, 2009. [ Links ]

SILVEIRA, M. P.; ZANETIC, J. Formação de Professores e Ensino de Química: reflexões a partir da obra infantil de Monteiro Lobato e da pedagogia de Paulo Freire. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2. p. 61-85, 2016. [ Links ]

SOLBES, J.; VILCHES, A. Papel de las Relaciones entre Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente en la Formación Ciudadana. Enseñanza de las Ciencias, v.22, n. 3, p. 337-347, 2004. [ Links ]

SOUZA, E. O. R.; VIANNA, D. M. Usando física em quadrinhos para discutir a diferença entre inversão e reversão da imagem em um espelho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p.601-613, 2014. [ Links ]

ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre as duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n.1, p. 39-57, 2006. [ Links ]

WINNER, L. La Ballena y el Reactor: una búsqueda de los límites en la era de la alta tecnología. Barcelona: Editorial Gedisa S. A., 2008. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-01-20 — Atualizado em 2021-05-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS