REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE AS FUTURAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS
SOCIAL REPRESENTATIONS OF BIOLOGY STUDENTS OF FUTURE PROFESSIONAL ACTIVITIES
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172019210114%20Palavras-chave:
Ciências Biológicas; Formação de Professores; Identidade Profissional; Representações Sociais.Resumo
O presente artigo investiga as Representações Sociais, teoria proposta por Serge Moscovici, de 190 estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 2016 e 2018 sobre as futuras profissões: professor e biólogo. Por meio de questionários obtivemos informações sobre o perfil dos estudantes deste curso, assim como suas representações das atividades profissionais. Reunimos 332 palavras diferentes que ajudam a caracterizar a identidade profissional dos acadêmicos a partir dos termos indutores “professor é” e “biólogo é”. Ao serem questionados sobre biólogo as respostas orbitam em torno da palavra pesquisador, curioso, amor e importante. Enquanto as respostas para professor centraram-se em educador, ensinar e essencial. Os resultados encontrados contribuem com estudos de formação de professores/biólogos e com reformas e adaptações curriculares dos cursos de Ciências Biológicas.
The present article investigates the Social Representations, theory proposed by Serge Moscovici, of 190 students of Biological Sciences of the Universidade Federal de Santa Maria between the years of 2016 and 2018 of the future professions: teacher and biologist. Using questionnaires we got the profile of the students of this course, as well as their representations of the professional activities. We have collected 332 different words that help to characterize the academic identity of the students from the inductive terms “teacher is” and “biologist is”. When asked about the biologist the answers spin around the words ´researcher´, ´curious´, ´love´, and ´important´. While the answers about teacher focused on ´educator´, ´teach´ and ´essential´. The results we found contribute to studies of teacher/biologist training and curricular reforms and adaptations of the Biological Sciences courses.
Downloads
Referências
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D C. (org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. [ Links ]
ABRIC, J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2001. [ Links ]
ACOSTA, S. F. et al. Trabalho docente na ótica de universitários ingressantes. In: Reunião anual da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação, 30., 2007, Caxambu. Anais...Caxambu: ANPED, 2007. [ Links ]
ALLAIN, L. R.; COUTINHO, F. A.; SILVA, F. A. R e. Translação de interesse: impactos da regulamentação profissional brasileira para biólogos na identidade de professores de biologia. In: Congreso Internacional Sobre Investigación en Didática de las Ciencias, 9., 2013, Girona. Anais… Girona: 2013. [ Links ]
BATISTA, S. H. Aprendizagem, ensino e formação em saúde: das experiências às teorias em construção. In: BATISTA, N.; BATISTA, S.H. (org.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Editora Senac, 2004. [ Links ]
BRANDO, F. R.; CALDEIRA, A. M. A. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ciência e Educação, São Paulov. 15, n. 1, 2009. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 1/2002 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf. Acesso em: 02 jun. 2017. [ Links ]
CIAMPA, A. C. A estória do severino e a história da severina. São Paulo: Brasiliense. 2001. [ Links ]
CHAER, G; DINIZ, R. R. P; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. [ Links ]
COUTINHO, M. P. et al. (org.). Representações sociais: abordagem interdisciplinar. João Pessoa, PB: UFPB, 2003. [ Links ]
CFBIO. Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências. Legislação do CFBIO. Disponível em: http://cfbio.gov.br/artigos/LEI-N°-6684-DE-3-DE-SETEMBRO-DE-1979 . Acesso em: 24 jun. 2017. [ Links ]
DESCHAMPS, J. C.; MOLINER, P. A identidade em Psicologia Social: Dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2014.[Links]
GALVÃO, A.; SÍVERES, L et al (org.). A formação psicossocial do professor: as representações sociais no contexto educacional. Brasília: Liber Livro, 2015. [ Links ]
GATTI, B A, Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85-90, 1996. [Links]
GOMES, A. A. A construção da identidade profissional do professor: uma análise de egressos do curso de Pedagogia. In: VICongresso Português de Sociologia, 2008, Lisboa. Anais...Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2008. v. 6. p. 1-15. [ Links ]
LELIS, I. A. Do Ensino de Conteúdos aos Saberes do Professor: Mudança de Idioma Pedagógico? Educação & Sociedade, Campinas, SP. n. 74, 2001.[Links]
MALUCELLI, V. M. P. B. A prática profissional no curso de Biologia. Estudos de Biologia, v. 34, n. 303, p. 83, 2012. [ Links ]
MARQUES, R R L. Representações sociais do professor: comunicação, educação e psicologia social. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2016. [ Links ]
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. [ Links ]
OMELCZUK, A. B. Prática como componente curricular - definições legais e sua expressão na formação inicial de professores de ciências e biologia. 2017. 94 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2017. [ Links ]
PIMENTA, S G. Formação de Professores - Saberes da Docência e Identidade do Professor. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 22, n.2, p, 72-89, jul/dez. 1996. [ Links ]
TOLENTINO, P, C.; ROSSO, A. J. As Representações Sociais dos Licenciandos em Ciências Biológicas Sobre o Ser Biólogo e o Ser Professor. Revista Ensaio, v. 16, n.3, p. 15-33, 2014. [ Links ]
TEIXEIRA, L. C. R. S.; OLIVEIRA, A. M. A relação teoria-prática na formação do educador e seu significado para a prática pedagógica do professor de biologia. Revista Ensaio, v. 07, n. 3, p. 220-242, 2005. [ Links ]
VASCONCELOS, S. D. LIMA, K. E. C. O professor de Biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Revista Ciência & Educação, v. 16, n.2, p. 323-340, 2008. [ Links ]