REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE AS FUTURAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS

SOCIAL REPRESENTATIONS OF BIOLOGY STUDENTS OF FUTURE PROFESSIONAL ACTIVITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210114%20

Palavras-chave:

Ciências Biológicas; Formação de Professores; Identidade Profissional; Representações Sociais.

Resumo

O presente artigo investiga as Representações Sociais, teoria proposta por Serge Moscovici, de 190 estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 2016 e 2018 sobre as futuras profissões: professor e biólogo. Por meio de questionários obtivemos informações sobre o perfil dos estudantes deste curso, assim como suas representações das atividades profissionais. Reunimos 332 palavras diferentes que ajudam a caracterizar a identidade profissional dos acadêmicos a partir dos termos indutores “professor é” e “biólogo é”. Ao serem questionados sobre biólogo as respostas orbitam em torno da palavra pesquisadorcuriosoamor e importante. Enquanto as respostas para professor centraram-se em educadorensinar e essencial. Os resultados encontrados contribuem com estudos de formação de professores/biólogos e com reformas e adaptações curriculares dos cursos de Ciências Biológicas.

The present article investigates the Social Representations, theory proposed by Serge Moscovici, of 190 students of Biological Sciences of the Universidade Federal de Santa Maria between the years of 2016 and 2018 of the future professions: teacher and biologist. Using questionnaires we got the profile of the students of this course, as well as their representations of the professional activities. We have collected 332 different words that help to characterize the academic identity of the students from the inductive terms “teacher is” and “biologist is”. When asked about the biologist the answers spin around the words ´researcher´, ´curious´, ´love´, and ´important´. While the answers about teacher focused on ´educator´, ´teach´ and ´essential´. The results we found contribute to studies of teacher/biologist training and curricular reforms and adaptations of the Biological Sciences courses.

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Publicado

2019-07-01

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS