ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA FREIRE-CTS: PROPÓSITOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

CURRICULAR ORGANIZATION IN THE FREIRE-CTS PERSPECTIVE: PURPOSES AND POSSIBILITIES FOR SCIENCE EDUCATION

Autores

  • Eliane dos Santos Almeida Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-8798-051X
  • Simoni Tormöhlen GEHLENGehlen Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210126%20

Palavras-chave:

Educação CTS; Formação de Professores; Paulo Freire.

Resumo

Em um processo formativo de professores, balizado na Investigação Temática, investigaram-se os propósitos educacionais durante a seleção dos conteúdos programáticos para construção da Rede Temática. Para tal, foram analisadas videogravações de um curso, que possibilitou o estabelecimento de três categorias, baseadas em uma matriz de referência sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), quais sejam, o desenvolvimento de: a) percepções entre o conhecimento científico e o cotidiano do educando; b) questionamentos de situações locais; e c) compromissos sociais. A identificação destes propósitos corrobora para a defesa de que a Investigação Temática pode nortear a construção de currículos humanizadores, isso porque possibilita a autonomia e engajamento dos educandos e educadores diante de demandas sociais e a articulação entre os processos de concepção e execução de currículos.

In a teacher training process, balanced in Thematic Research, the educational purposes were investigated during the selection of syllabus for the construction of the Thematic Network. With this aim, we analyzed video recordings of a course, which allowed the establishment of three categories, based on a reference matrix on Science-Technology-Society (CTS), which are, the development of: a) perceptions between knowledge scientific and daily life to do educating; b) questioning of local situations; and c) social commitments. The identification of these corroborated purposes for the defense of Thematic Investigation may allow the creation of humanizing curriculums, because this enables the autonomy and engagement of students and educators in the face of social demands and articulation between the processes of conception and execution of curriculums.

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Publicado

2019-10-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS