RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

ARTICULATING RELATIONSHIPS: ENABLING THE INSTRUMENTAL USE OF THE DIDACTICAL RHOMBUS IN TEACHING-LEARNING SEQUENCES

Autores

  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) https://orcid.org/0000-0003-3324-5859
  • Cibelle Celestino Silva Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210108

Palavras-chave:

Losango didático; Sequências de ensino-aprendizagem; Relações articuladoras.

Resumo

Este artigo propõe a instrumentalização do construto didático losango didático proposto por Méheut e Psillos como um guia para organizar a construção de sequências de ensino-aprendizagem a partir do delineamento de relações articuladoras. O losango didático é formado pelos eixos epistêmico e pedagógico, ligando os vértices professor, alunos, mundo material e conhecimento científico. Ocorre que a essência teórica do losango didático não sustenta um caráter instrumental que lhe permita transitar de forma clara e utilitária nos domínios escolares. Propomos relações articuladoras que oferecem suporte para design e desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem. Ao promover o caráter instrumental do losango didático cria-se oportunidades para romper fronteiras disciplinares, promover atualização metodológica e mediar conhecimentos em um viés de participação ativa do aluno.

This paper proposes the use of the didactic construct didactic rhombus proposed by Méheut and Psillos as a guide for organizing the construction of teaching-learning sequences. The didactic rhombus is formed by the epistemic and pedagogical axes, covering the poles teacher, students, material world and scientific knowledge. The theoretical essence of the didactic rhombus does not support its effective application in the school domains. We formulated articulating relations that integrate and support the design and development of teaching-learning sequences. We argue that the use of the didactic rhombus creates opportunities to break disciplinary boundaries, to promote methodological updating of practice, to mediate knowledge towards students’ active participation and emancipatory innovation of teaching practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLARD, M.; BOUCHER, S. Le musée et l’école. (Cahiers du Québec, 98), Québec: Hurtubise HMH, 1991, 140p. [ Links ]

ARAUJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n. 2, 2003, p.176-194. [ Links ]

AROCA, S. C. Ensino de física solar em um espaço não formal de educação. 173f. 2008. Tese (Doutorado em Ciências), Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2008. [ Links ]

AZEVEDO, M. C. P. S. Situações de ensino - aprendizagem. Análise de uma sequência didática de física a partir da Teoria das Situações de Brousseau. 284f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2008. [ Links]

BOGDAN, R. C.; BIKLEN S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porto S.A., 1994 (Coleção Ciências da Educação). [ Links ]

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. [ Links ]

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 2000. [ Links ]

BRASIL. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 2006. [ Links ]

BUTY, C.; TIBERGHIEN, A.; LE MARECHAL, J. Learning hypotheses and an associated tool to design and to analyse teaching-learning sequences. International Journal of Science Education, Special Issue, v. 26, n. 5, p. 579-604, 2004. [ Links ]

CANIATO, R. O céu. São Paulo: Editora Ática, 1990. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: Carvalho, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por Investigação. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. [ Links ]

COLOMBO JUNIOR, P. D. Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e centro de ciências. 2014. 254f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências - Ensino de Física), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. [ Links ]

COLOMBO JUNIOR, P. D.; OVIGLI, D. F. A interface arte-ciência-cultura como forma de inovar a formação inicial de professores de Física. Revista Iberoamericana de Educación, v. 77, n. 1, p. 97-120, 2018. [ Links ]

DESIGN BASED RESEARCH (DBR, Collective). An Emerging Paradigm for Educational Inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5-8, 2003. [ Links ]

FAZIO, C.; GUASTELLA, I.; SPERANDEO-MINEO, R. M.; TARANTINO, G. Modelling Mechanical Wave Propagation: Guidelines and experimentation of a teaching-learning sequence. International Journal of Science Education, v. 30, n. 11, pp. 1491-1530, 2008. [ Links ]

GUISASOLA, J.; ZUZA, K.; AMETLLER, J.; GUTIERREZ-BERRAONDO, J. Evaluating and redesigning teaching learning sequences at the introductory physics level. Physical Review Physics Education Research, v. 13, n. 2, 2017. [Links]

KNEUBIL, F. B.; PIETROCOLA, M. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2017. [ Links ]

LIJNSE, P.; KLAASSEN, K. Didactical structures as an outcome of research on teaching-learning sequences? International Journal of Science Education, Special Issue, v. 26, n. 5, 2004, pp. 537-554. [ Links ]

MARCELO, C.; DOMINGUEZ, G. C. ¿Quién soy yo como maestro? Construcción de la identidad profesional en docentes principiantes. In: Identidad profesional docente. MAYO, I. C.; TARDIF, M. (Coord.). Madri: Narcea S.A. de ediciones, 2018, p. 45-56. [ Links ]

MAURÍCIO, P.; VALENTE, B.; CHAGAS, I. A Teaching-Learning Sequence of Colour Informed by History and Philosophy of Science. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 15, n. 7, p. 1177-1194, 2017. [ Links ]

MEHEUT, M.; PSILLOS, D. Teaching-learning sequences: aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, Special Issue, v. 26, n. 5, p. 515-535, 2004. [ Links ]

MEHEUT, M. Teaching-learning sequences tools for learning and/or research. In: BORESMA, K.; GOEDHART, M; JONG, O.; EIJKELHOF, H (ed.). Research and Quality of Science Education. Netherlands: Springer, p. 195-207, 2005. [ Links ]

RODRIGUES, G. M.; FERREIRA, H. S. Elaboração e análise de sequências de ensino aprendizagem sobre os estados da matéria. In.: VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), p. 1-12, Campinas, São Paulo, Brasil, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0234-2.pdf >. Acesso em: 13 out. 2018. [ Links ]

SAVINAINEN. A.; MÄKYNEN. A.; NIEMINEN, P.; VIIRI, J. The Effect of Using a Visual Representation Tool in a Teaching-Learning Sequence for Teaching Newton’s Third Law. Research in Science Education, v. 47, n. 1, p. 119-135, 2017. [ Links ]

SCARPA, D. L O papel da argumentação no ensino de ciências: lições de um workshop. Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n.spe, p. 15-30, 2015. [ Links ]

SEE/SP. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Caderno do Professor: Física. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, São Paulo, apostilav. 3, p. 25-29, 2009. [ Links ]

SILVA, C. C.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Teaching Solar Physics in a partnership between formal and non-formal education. In: PIETROCOLA, M; GURGEL, I. (org.). Crossing the Border of the Traditional Science Curriculum: Innovative Teaching and Learning in Basic Science Education. 1ed. Rotterdam: Sense Publishers, v. único, p. 127-141, 2017. [ Links ]

SOARES, R.; TATO, A. Transposição Didática, a utilização das Teaching Learning Sequences (TLS) como ferramentas de otimização. In.: XIXSimpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Manaus, Amazonas, Brasil, 2011. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0316-2.pdf >. Acesso em: 13 out. 2018. [ Links ]

VÁZQUEZ-ALONSO, A.; APONTE, A.; MANASSERO, M. A.; MONTESANO, M. A teaching-learning sequence on a socio-scientific issue: analysis and evaluation of its implementation in the classroom. International Journal of Science Education, v. 38, n. 11, p. 1727-1746, 2016. [ Links ]

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?Caderno CEDES, v. 23, n. 61, p. 267-281, 2003. [ Links ]

VILELA, C. X.; GUEDES, M. G. M.; AMARAL, E. M. R.; BARBOSA R. M. N. Análise da elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre o aquecimento global. In: VIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 2007. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p710.pdf>. Acesso em:13 out. 2018. [ Links ]

VIIRI, J.; SAVINAINEN, A. Teaching-learning sequences: A comparison of learning demand analysis and educational reconstruction. Latin-American Journal of Physics Education, v. 2, n. 2, 2008, pp. 80-86. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS