CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS

EDUCATIONAL PATHS FOR HUMANS AND JAGUARS TO LIVE IN TOGETHER

Autores

  • Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0002-6913-3499
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210104

Palavras-chave:

Caatinga; Conflitos entre humanos e onças; Educação Ambiental.

Resumo

Esta pesquisa ocorreu na Caatinga baiana, imbricada a um curso de Educação Ambiental para professoras/es, objetivando melhor compreender os conflitos entre humanos e onças (Panthera onca e Puma concolor), e propor caminhos educativos para superá-los. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas com caçadores, causos de onças e grupo focal. Evidenciou-se que o sentimento humano predominante em relação às onças é o medo, e que existem diferentes motivações para a sua caça. Entretanto, a difícil vida na Caatinga contribui para que elas sejam vistas pela comunidade como competidoras pelos recursos naturais. Indicamos uma educação sensibilizadora e contextualizada à realidade local, que busque soluções conjuntas para os conflitos.

This research was carried out in the Caatinga biome (State of Bahia-Brazil) inserted in a training course in Environmental Education for teachers, aiming to better understand the conflicts between humans and jaguars (Panthera onca e Puma concolor), besides to discuss educational paths to overcome them. The data were obtained by questionnaire; interviews with hunters; jaguar´s histories and focus group. It has been shown that the predominant human feeling about jaguars is fear and that there are different motivations for their hunting. However, the difficult life in the Caatinga biome contributes to their being seen by the community as a competitor of natural resources. We indicate a sensitizing and contextualized education applied to local reality that seeks collective solutions to the conflicts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVARES, F.; PEREIRA, E.; PETRUCCI-FONSECA, F. O lobo no Parque Internacional de Gerês-Xurés: situação populacional, aspectos ecológicos e perspectivas de conservação. Galemys, v.12, n. especial, p. 223-239, 2000.

ASTETE, S.; MARINHO-FILHO, J.; JÁCOMO, A. T. A.; TÔRRES, N. M.; FURTADO, M. M.; SILVEIRA, L. Ecologia de Onça-Pintada (Panthera onca) na caatinga. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Caxambu – MG. 23 a 28/Set de 2007.

BANKS, M. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARBOUR, R. (trad. Marcelo Figueiredo). Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CARVALHO, I. C. M. e GRÜN, M. Hermenêutica e educação. In: FERRARO JUNIOR, L. A. Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

CAVALCANTI, S. M.; MARCHINI, S.; ZIMMERMANN, A.; GESE, E. M.; MACDONALD, D. W. Jaguars, Livestock, and People in Brazil: realities and perceptions behind the conflict. USDA National Wildlife Research Center–Staff. 2010. Disponível em: http://digitalcommons.unl.edu/icwdm_usdanwrc/918. Acesso em: 02 jun. 2013.

CONFORTI, V. A.; AZEVEDO, F. C. C. Local perceptions of jaguars (Panthera onca) and pumas (Puma concolor) in the Iguaçu National Park area, south Brazil. Biological Conservation, v.111, p.215–221, 2003.

CRUZ NETO, O.; MOREIRA, M. R.; SUCENA, L. F. M. Grupos focais e pesquisa social qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. Anais do Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Ouro Preto, MG, 2002.

DALERUM, F.; SOMERS, M. J.; KUNKEL, K. E.; CAMERON, E. Z. The potential for large carnivores to act as biodiversity surrogates in southern Africa. Biodiversity Conservation, v.17 p.2939–2949. 2008.

DI TULIO, A.; HOFSTATTER, L. J. V.; SANTOS, S. A. M.; OLIVEIRA, H. T. O potencial formativo dos grupos focais na constituição de educadoras/es ambientais. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 2, p. 411-429, 2019.

FARIAS, C. R. O.; CARVALHO, I. C. M.; BORGES, M. G. One decade of environmental education research in Brazil: trajectories and trends in three national scientific conferences (ANPEd, ANPPAS and EPEA). Environmental Education Research, v. 24, n. 10, p. 1476-1489, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 27ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FRIZZO, T. C. E.; CARVALHO, I. C. M. Tão Perto e Tão Longe: escolas próximas a unidades de conservação e os desafios para a ambientalização do currículo. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.3, p. 311-324, set./dez. 2018.

GADAMAER, H. G. (Trad. Marco Antônio Casanova). Hermenêutica em retrospectiva. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, W. M; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 10ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

HART, P.; HART, C.; AGUAYAO, C. THIEMANN, F. T. Theoretical and Methodological Trends in Environmental Education Research. Pesquisa em Educação Ambiental, vol.13, Especial. p. 75-92, 2018.

HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HOFSTATTER, L. J. V. O imagético de uma comunidade caatingueira e os sentidos atribuídos à onça em um processo formativo de educação ambiental crítica. 199f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

HOFSTATTER, L. J. V.; OLIVEIRA, H. T. A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onças. RevistaEletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 3, p. 125-143, dez. 2016.

HOLANDA, A. B. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em: 02 nov. 2012.

INGOLD, T.; VERGUNST, J. L. (Eds). Ways of walking: Ethnography and practice onfFoot. Surrey, UK: Ashgate Publishing, 2008.

INGOLD, T. Da transmissão da representação à educação da atenção (trad. José Fonseca). Educação. Porto Alegre, v. 33, n.1, p. 6-25. Jan/abr. 2010.

INGOLD, T. Caminhando com dragões: em direção ao lado selvagem. In Steil, C.; Carvalho, I. C. M. (org.) Cultura, percepção e ambiente: diálogo com Tim Ingold. São Paulo: Ed. Terceiro Nome, 2012.

KELLERT, S. R. Public perceptions of predators, particularly the wolf and coyote. Biological Conservation, v. 31, p. 167-189, 1985.

MARCHINI, S.; MACDONALD, D. W. Predicting ranchers’ intention to kill jaguars: Case studies in Amazonia and Pantanal. Biological Conservation, v. 147. p. 213–221, 2012.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2ª ed. rev. Ijuí: Unijuí, 2011.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

OLIVEIRA, S. M.; OLIVEIRA, H. T. Fortalecendo a educação ambiental nos zoológicos: reflexões sobre a concepção de recintos educadores para conservação de onças pardas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, p. 184, 2015.

PAYNE, P. G. What next? Post-critical materialisms in environmental education. The Journal of Environmental Education, v. 47, n. 2, p. 169–178, 2016.

POLO, M. J. A. Explorando a contação de mitos, causos e histórias tradicionais do norte do Paraná no ensino de história: o recurso à oralidade como elemento de análise. Anais do I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Vozes, Performances, Sonoridades. UEL. 20 a 22 de outubro de 2010.

RANDVEER, T. The attitude of Estonians towards large carnivores. Acta Zoologica Lituanica, v. 16, n.2, p. 119-123, 2006.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, F. R.; JÁCOMO, A. T. A.; SILVEIRA, L. Humans and Jaguars in Five Brazilian Biomes: Same Country, Different Perceptions. Cat News, special issue 4 - The Jaguar in Brazil, p.21-25, 2008.

SZYMANSKI, H. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, H; ALMEIDA, L. R.; PRANDINI, R. C. A. R. (org.). Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 4ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.

SZYMANSKI, H; ALMEIDA, L. R.; PRANDINI, R. C. A. R. Perspectiva para a análise das entrevistas. In: SZYMANSKI, H; ALMEIDA, L. R.; PRANDINI, R. C. A. R. (orgs.). Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 4ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.

SOUSA SOBRINHO, J. Brejos da Barra-BA: Comunidades camponesas no processo de desenvolvimento no Vale do São Francisco (Dissertação de Mestrado). São Paulo: USP, 2006.

SOGBOHOSSOU, E. A.; IONGH, H.; SNOO, B. S. G. R.; FUNSTON, P. J. Human–carnivore conflict around Pendjari Biosphere Reserve, northern Benin. Fauna & Flora International, Oryx, 2011.

VALENTI, M. W.; OLIVEIRA, S. M.; MIOTTO, R. A.; OLIVEIRA, H. T. Educação ambiental e a conservação da onça parda: potenciais das unidades de conservação do nordeste paulista. Revista do Instituto Florestal, v. 26, p. 55-69, 2014.

ZIMMERMANN, A.; WALPOLE, M. J.; LEADER-WILLIAMS, N. Cattle rancher’s attitudes to conflicts with jaguar Panthera onca in the Pantanal of Brazil. Oryx, v.39, n.4, p.406-412, 2005.

THIEMANN, F. T.; CARVALHO, L. M.; OLIVEIRA, H. T. Environmental education research in Brazil. Environmental Education Research. v. 24, n. 10, p. 1441–1446, 2018.

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS