APROXIMAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA DE HUGH LACEY E O CAMPO EDUCACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

APPROXIMATION BETWEEN THE PHILOSOPHY OF HUGH LACEY AND THE EDUCATIONAL FIELD IN SCIENCE, TECHNOLOGY, AND SOCIETY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210127

Palavras-chave:

Educação CTS; Filosofia de Lacey; Formação de Professores.

Resumo

Este artigo objetiva estabelecer um diálogo entre o campo educacional em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a filosofia de Hugh Lacey, que mostra o papel desempenhado pelos valores na pesquisa tecnocientífica atual, oportunizando um novo olhar para as interrelações CTS. Desse modo, inspirados na Análise Textual Discursiva, aproximamos as categorias de Lacey com o enfoque CTS, resultando nas seguintes aproximações: (1) a inteligibilidade dos valores possibilita i) discutir a complexidade das relações CTS e, desse modo, ii) superar crenças distorcidas; (2) o desenvolvimento autêntico proposto por Lacey se aproxima do Pensamento Latino Americano em CTS devido i) ao endosso à participação pública na escolha de estratégias e ii) à necessidade de se voltar para o contexto e as prioridades locais; (3) a epistemologia de Lacey pode contribuir para o autoconhecimento do professor, auxiliando-o a refletir e concretizar seus objetivos educacionais.

This article aims to establish a dialogue between the educational field in Science, Technology, and Society (STS) and the philosophy of Hugh Lacey, which shows the role played by values in current technoscientific research, giving a new look to the STS mutual relationship. Thus, inspired by Discursive Textual Analysis, we approximate the categories of Lacey with the STS approach, wich resulted in the following approximations: (1) the intelligibility of the values makes it possible to i) discuss the complexity of the STS relations and, thus, ii ) allows overcoming distorted beliefs; (2) the authentic development proposed by Lacey approaches the Latin American Thought in STS due to (i) endorsing public participation in the choice of strategies and (ii) the need to turn to local context and priorities; (3) Lacey’s epistemology can contribute to the self-knowledge of the teacher, helping him to reflect and achieve his educational goals.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO, A. VÁZQUEZ, A.; MARTÍN, M.; OLIVA, J. M.; ACEVEDO, P.; PAIXÃO, M. F.; MANASSERO, M. A. Naturaleza de la ciência y educación científica para la participación ciudadana: Una revisión crítica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciências, v. 2, n. 2, pp. 121 - 140, 2005. [Links]

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Os Pensadores). [ Links ]

AULER, D.; BAZZO, W. Reflexões para a implementação do movimento campo CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.1-13, 2001. [ Links ]

AULER, D. Interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. 257f. Tese (Doutorado em Educação) Centro de ciências Naturais. Florianópolis. 2002. [ Links ]

BAZZO, W,; LISINGEM, I.; PEREIRA, L.T.V. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Madri - Espanha 2003. [ Links ]

BAZZO, W.; PEREIRA, L. O que é CTS, afinal, na Educação Tecnológica? Revista Tecnologia e Cultura - Rio de Janeiro - ano 10, n. 13, p. 46-56, dez. 2008. [ Links ]

BERGANDI, D. Environnement, éthique et politique: les limites d’une démocratie inaboutie et leurs consequences néfastes sur la protection de la nature. Éthique publique, v. 16, n. 1, 2014. DOI 10.4000/ethiquepublique.1364. Disponível em: http://ethiquepublique.revues.org/1364. Acesso em: 03 jun. 2020. [ Links ]

BUZAN, T. Mind Map Handbook: The ultimate thinking tool. Thorson. 2013. [Links]

BUZAN, T. Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e utilizar ao máximo o potencial do seu cérebro. Sextante, Rio de Janeiro, RJ, 2009 [ Links ]

CACHAPUZ, A.; GIL-PERES, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do Ensino das Ciências. Editora Cortez. São Paulo, 2005. [ Links ]

CACHAPUZ, A., PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência, Ensino de Ciência. Lisboa: Ministério da Educação. 2002. [ Links ]

CARDOSO, A. P. S. Contribuições da epistemologia de Hugh Lacey para Educação CTS: o contexto da nanotecnologia. 2017. 253f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência), Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru. [ Links ]

CEREZO, J. A. L. Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, n.18, pp. 41- 68. 1998. [ Links ]

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas e dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos no ensino de ciências. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N (org.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Editora Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). Salvador, 2018. p. 77-118. [Links]

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N; EL-HANI, C. Uma análise de arcabouços teóricos sobre questões sociocientíficas no ensino de ciências. In: XIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC Atas...Florianópolis, SC - 3 a 6 de julho de2017. [ Links ]

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N; EL-HANI, C. Argumentação sobre problemas socioambientais no ensino de biologia. Educação em Revista, v. 31, p. 329-357, 2015. [ Links ]

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N; VIANA, B. F.; SCHNADELBACH, , A. S.; EL-HANI, C. Ensino de biologia a partir de questões sociocientíficas: uma experiência com ingressantes em curso de licenciatura. Indagatio Didactica, v.8, n. 1, p. 1132- 47, jul. 2016. [ Links ]

DAGNINO, R. Enfoques sobre a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade: Neutralidade e Determinismo. In: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a ciência e a cultura. Sala de Lectura CTS+I de la OEI. 2002. [ Links ]

FABIÁN, R. Comentarios criticos a las teorías de desarrollo dominantes: hacia otro concepto del desarrollo de las comunidades. Realidad(El Salvador). 4, p, 713-61, 1991 [ Links ]

FEYERABEND, P. A conquista da abundância. São Leopoldo/RS: Editora UNISINOS, 2006, 374 p. [ Links ]

GARCÍA, M. I. G.; CEREZO, J. A. L.; LÓPEZ, J. L. L. Ciencia, Tecnologia Y Sociedad : una introducción al estudio social de la Ciência y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996. [ Links ]

LACEY, H. Is Science value-free? Values and scientific understanding. Routledge. London and New York. 2005. [ Links ]

LACEY, H. Valores e atividade Científica 1. Associação Filosófica Scientiae Studia. São Paulo. 2008a. [ Links ]

LACEY, H. Ciência, respeito à natureza e bem-estar humano. Scientiae Studia. São Paulo. V.6, n.3pp. 297-327, 2008b. [ Links ]

LACEY, H. Valores e atividade científica 2. Editora 34. São Paulo. 2010. [ Links ]

LACEY, H. Pluralismo metodológico, incomensurabilidade e o status científico do conhecimento tradicional. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 425-53, 2012. [ Links ]

LACEY, H; MARICONDA, P. R. O modelo das interações entre as atividades científicas e os valores. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 643-68. 2014. [ Links ]

LACEY, H. Qué tipo de ciencia le sirve al desarrollo auténtico? Realidad, 8, p. 369-82, 1994. [ Links ]

LACEY, H. Distinguishing between cognitive and social values. In Kevin Elliott & Daniel Steel (eds.), Current Controversies of Values in Science, pp. 15-30. New York: Routledge, 2017. [ Links ]

LACEY, H. Appropriate roles for ethical and social values in scientific activities. Essay Review of Kevin C. Elliott, A Tapestry of Values: An introduction to values in science. Metascience, v. 27, n. 1, p. 69-73, 2018. [ Links ]

LACEY, H. Roles for values in scientific activities. Axiomathes, v. 28, n. 6, p. 603-618, 2019. [ Links ]

LACEY, H. Adoção de medidas de precaução diante dos riscos no uso das inovações tecnocientíficas. Estud. av., São Paulo , v. 33, n. 95, p. 245-258, jan. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000100245&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0016. [ Links ]

MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento científico e cts na formação de professores para o ensino de ciências. Enseñanza de las Ciencias. Número Extra. VIICongreso. 2005 [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ed. Unijuí, 2007. [ Links ]

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. [ Links ]

PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE Education: Mapping a complex field, 40 years on. Science Education. p. 601-626, 2011. [ Links ]

PEREIRA, E. M. Rachel Carson, Ciência e Coragem. Programa de pós-graduação em história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ciência. Ciência Hoje. 2012. [ Links ]

PRAIA, J .; GIL-PEREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação. v. 13, n. 2, p. 141- 156, 2007. [Links]

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science education for citizenship: teaching socioscientific issues. Maidenhead: Open University Press, 2003. [ Links ]

ROSA, S. E.; AULER, D. Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: Problematizando Silenciamentos em Práticas Educativas CTS. Alexandria, v. 9, n. 2, p. 203-231, 2016. [ Links ]

ROSO, C. C.; AULER, D. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento campo CTS. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 371-389, 2016. [ Links ]

SADLER, T.; ZEIDLER, D. The morality of socioscientific issues: Construal and resolution of genetic engineering dilemmas. Science Education, 88(1), pp. 4 - 27 2004 [ Links ]

SANTOS, R. A. Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na sociedade: Sinalizações de práticas educativas CTS. 2016. 203p. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. [Links]

SAUCEDO, K. R.; PIETROCOLA, M. Características de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na Educação Científica. Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 1, p. 215-233, 2019 [ Links ]

SHIVA, V. The violence of the green Revolution. Nova Jersey (USA): Zed Books; Penany (Malásia): Third World Network, 1993. [ Links ]

SOLOMON, J. The dilemma of Science, Technology and Society Education. In: FENSHAN, P. (ed.). Development and dilemmas in Science Education. The Falmer Press. (Contemporary Analysis in Education Series). London; New York; Philadelphia. pp.266-281. 1995. [ Links ]

TEIXEIRA, P. M. A Educação Científica sob a perspectiva da Pedagogia HistóricoCrítica e do movimento C.T.S. no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. [ Links ]

VACCAREZZA, Leonardo Silva. Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en América Latina. Ciência & Tecnologia Social: A construção crítica da tecnologia pelos atores sociais. v. 1, n.1, 2011. [ Links ]

VASCONCELOS, Laécia Abreu. Algumas características da readaptação de sobreviventes da bomba atômica em Hiroshima. Psicologia: Teorias e Pesquisa. Brasília, v. 8, n. 1, p. 113- 122. 1992. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS