CENTRO DE TECNOLOGIA ACADÊMICA DA UFRGS COMO COMUNIDADE DE PRÁTICA E POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

ACADEMIC TECHNOLOGY CENTER OF UFRGS AS A COMMUNITY OF PRACTICE AND POSSIBILITY OF CREATION OF NON-FORMAL LEARNING SPACES: AN ETHNOGRAPHIC STUDY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210128

Palavras-chave:

Comunidades de Prática; Ambientes não formais de aprendizagem; Ensino de Física.

Resumo

A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo pode revelar possibilidades de ações futuras. No presente trabalho apresentamos os resultados de um estudo etnográfico no Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS. Entendemos que seu modelo de gestão de conhecimento pode servir para o cultivo de ambientes não formais de aprendizagem. Como resultado, pudemos tipificar o CTA como uma Comunidade de Prática, identificando seus elementos estruturais. Tal caracterização pode inspirar a criação de centros similares em outras instituições de ensino, auxiliando, assim, profissionais interessados em ampliar as oportunidades formativas de seus estudantes.

Provide authentic learning experiences in the training of students is a challenge for many educational institutions. The search for ongoing initiatives that can contribute to achieving this objective may expose possibilities for future actions. In this work we present the results of an ethnographic study in a Center of Academic Technology of a Brazilian public university. We assume that its knowledge management model can be used to foster non-formal learning spaces. As a result, we were able to typify it as a community of practice, identifying its structural elements. This characterization can inspire the creation of similar centers in other teaching institutions, assisting professionals interested in expanding the training opportunities for their students.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed Editora S. A., 2009. [ Links ]

BINKLEY, M. et al. Defining Twenty-First Century Skills. In: GRIFFIN, P.; MCGAW, B.; CARE, E. Assessment and Teaching of 21st Century Skills. Dordrecht: springer, 2012. p. 17-66. DOI: https://www.springer.com/la/book/9789400723238 [ Links ]

CASTRO, F. R. Há sentido na Educação Não Formal na perspectiva da Formação Integral? Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. IV, n. 8, p. 171-184, dez. 2015. Disponível emhttp://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/17166. Acesso em: 28 abr. 2020. [ Links ]

CRESWELL, J. Investigação Qualitativa e projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. [ Links ]

FETTERMAN, D. M. Ethnography: Step-by-step. 3ª Ed. Thousand Oaks: SAGE Publications Ltd., 2010. [ Links ]

GOHN, M. G. Educação Não Formal nas Instituições Sociais. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Unochapecó, Chapecó, v. 18, n. 39, p. 59-75, set./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v18i39.3615. [Links]

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991. [ Links ]

MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative Data Analysis. London: [s.n.], 1994. [ Links ]

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino de física na educação contemporânea, Brasília, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.if.ufrj.br/~pef/aulas_seminarios/seminarios/2014_Moreira_DesafiosEnsinoFisica.pdf. Acesso em: 28 de abr. de 2020. [ Links ]

PEZZI, R. et al. Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 205-222, Mai2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757. Acesso em: 28 de abril de 2020. [ Links ]

WENGER, E. Comunidades de Práctica: Aprendizaje, significado e identidad. Barcelona: Paidós, 2001. [ Links ]

WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W. Cultivating Communities of Practice. Massachusetts: Harvard Business School Press, 2002. [ Links ]

WENGER, E.; TRAYNER, B. Communities of practice a brief introduction. Wenger-Trayner, 2015. Disponível em: http://wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2015/04/07-Brief-introduction-to-communities-of-practice.pdf. Acesso em: 28 abril 2020. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS