LEITURA, LINGUAGEM E SABER: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DISCURSIVA DE DOIS TEXTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

READING, LANGUAGE AND KNOWLODGE: REFLECTIONS FROM A DISCURSIVE ANALYSIS OF TWO TEXTS ON THE CONTEXT OF SCIENCE EDUCATION

Autores

  • Iara Mares Machado Centro de Danças 1 ATO https://orcid.org/0000-0001-9786-0274
  • Patrícia Montanari Giraldi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210118%20

Palavras-chave:

Leitura discursiva; Ecologia de saberes; Educação em ciências.

Resumo

Neste trabalho apresentamos alguns sentidos sobre leitura e linguagem e analisamos discursivamente dois textos que falam sobre peixes, a partir de diferentes saberes e contextos sociais e históricos. O objetivo foi apontar contribuições da análise discursiva e do trabalho com diferentes saberes para a educação em ciências. O primeiro texto analisado é uma narrativa Kamayurá escrita por Leonardo Boff e o segundo é uma estória de Rachel Carson traduzida por Antônio Salatino. Ambos foram analisados a partir da análise de discurso, com contribuições de estudos sociais da ciência e tecnologia, estudos antropológicos e sobre (de)colonialidade na educação em ciências. Concluímos que a leitura discursiva pode potencializar as discussões sobre circulação e legitimação de saberes na sociedade e que a ambivalência da linguagem e as condições de produção dos textos podem contribuir nos questionamentos sobre determinismo e colonialidade do saber nas ciências e na educação.

Herein, we present some meanings about reading and language, and analyse two texts about fishes considering different social and historical contexts. The goal is to point out some contributions and reflections for science education. The first analysed text is a Kamayurá narrative written by Leonardo Boff, and the second is a Rachel Carson story translated by Antonio Salatino. Both texts were analysed under the discourse analysis with some contributions from social studies of science and technology and other references. We conclude that the discursive reading can enhance the discussions about knowledge circulation and legitimation in society; and that the ambivalence of language and the contextualization of texts can contribute to the questioning of determinism and coloniality on sciences and on education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. J.; PAGLIARINI, C. Editorial: Leitura na Educação em Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 271-277, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n2/1516-7313-ciedu-22-02-0271.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018. [ Links ]

ANDRADE, I.; MARTINS, I. Discursos de professores de ciências sobre leitura. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 121-151, 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/491/293. Acesso em: 18 mar. 2017. [ Links ]

ANDRADE, I.; ROCHA, M.; VERMELHO, S. C.; MARTINS, I. Uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC sobre Leitura e Educação em Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP: Abrapec, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1727-1.PDF. Acesso em: 20 junho 2017. [ Links ]

AVELLANEDA, M.; LINSINGEN, I. Um olhar para a educação científica e tecnológica a partir dos estudos sociais da ciência e da tecnologia: abrindo novas janelas para a educação. In: Kreimer, P.; Vessuri, H.; Velho, L.; Arellano, A. (org.). Perspectivas latinoamericanas en el estudio social de la ciencia, la tecnología y la sociedad. 1ª ed. México/Buenos Aires: Siglo XXI editores, 2014, p. 505-518. [ Links ]

BELO, A. História & livro e leitura 1º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 120p.[Links]

BENSAUDE-VINCENT, B. A genealogy of the increasing gap between science and the public. Public Understanding of Science, Trento, v. 10, p. 99-113, 2001. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1485266/mod_resource/content/1/Public%20Understanding%20of%20Science-2001-Bensaude-Vincent-99-113.pdf. Acesso em: 28 outubro 2015. [ Links ]

BOFF, L. Introdução. In: BOFF, L. O casamento entre o Céu e a Terra: contos dos povos indígenas do Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Editora Salamandra, 2001a, p. 9. [ Links ]

BOFF, L. Porque cores diferentes nos peixes?. In: BOFF, L. O casamento entre o Céu e a Terra: contos dos povos indígenas do Brasi. Rio de Janeiro, RJ: Editora Salamandra , 2001b, p. 98-101. [ Links ]

BORGES, L. C. A instituição de línguas gerais no Brasil. In: ORLANDI, E. P. (org.). História das ideias linguísticas: construção do saber metalinguístico e constituição da língua nacional. Campinas, SP: Pontes Editores; Cáceres, MT: Unemat Editora, 2001, p. 199-222. [ Links ]

BRITTO, L.; ABREU, M. Prefácio. In: ABREU, M. (org.). Leituras no Brasil: antologia comemorativa pelo 10° Cole. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995, p. 7-13. [ Links ]

CARSON, R. L. O nascimento de uma cavala. In: CARSON, R. L.; SALATINO, A.(trad.). Sob o mar-vento. São Paulo, SP: Editora Gaia, 2011, p. 86-91. [ Links ]

FARACO, C. A. Zellig Harris: 50 anos depois. Revista Letras, Curitiba, n. 61, p. 247-252, 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/2889/2371. Acesso em: 04 mai. 2018.[Links]

FLECK, L. Algumas características do coletivo de pensamento na ciência moderna e Sobre o estilo de pensamento. In: FLECK, L. OTTE, G.; OLIVEIRA, M. (trad.). Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento [1935]. Belo Horizonte: Ed. Fabrefactum, 2010, p.164-201. [ Links ]

FLÔR, C.; CASSIANI, S. O que dizem os estudos da linguagem na educação científica? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 67-86, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260480494_O_que_dizem_os_estudos_da_linguagem_na_educacao_cientifica. Acesso em: 11 fev. 2019. [ Links ]

GALVÃO, C. Ciência na literatura e Literatura na ciência. Interações, Lisboa, n. 3, p. 32-51, 2006. Disponível em: http://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/225/1/C3.pdf. Acesso em: 10 setembro 2016. [ Links ]

GROSFOGUEL, R. La descolonización de la economía política y los estudios postcoloniales: transmodernidad, pensamiento fronterizo y colonialidad global. Tabula Rasa, Bogotá, n.4, p.17-48, 2006. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n4/n4a02.pdf. Acesso em: 10 fev. 2018.[Links]

LEAR, L. Introdução. 2007. In: CARSON, R. L.; SALATINO, A. (trad.). Sob o mar-vento. São Paulo: Editora Gaia, 2011, p. 9-19. [ Links ]

MENEZES BASTOS, R. J. Indagação sobre os Kamayurá, o Alto-Xingu e Outros Nomes e Coisas: uma etnologia da Sociedade Xinguara. Anuário Antropológico/94, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. Disponível em: http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas1994/anuario94_rafaelbastos.pdf. Acesso em: 06 julho 2017 [ Links ]

MIGNOLO, W. D. Historias locales/diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamientos fronterizos. Madri: Akal, 2003. Disponível em: http://www.ram-wan.net/restrepo/decolonial/11-mignolo-un%20paradigma%20otro.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018. [ Links ]

MURAD, S.; VICENTE, R. Ciência e literatura: irradiações e convergências. Revista Virtual de Letras, São Paulo, v.50, n.2, 2010, p.389-405. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/4705/3998. Acesso em: 29 setembro 2016. [ Links ]

NARDI, R. Apresentação. In: ALMEIDA, M. J.; CASSIANI, S.; OLIVEIRA, O. Leitura e escrita em aulas de ciências: luz, calor, e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2008, p. 5-8. [ Links ]

OLIVEIRA, O.; NICOLLI, A. A.; CASSIANI, S. Abordagens sobre linguagem nas pesquisas e educação em ciências: algumas implicações. In: GALIETA, T.; GIRALDI, P. (org.). Linguagens e discursos na Educação em Ciências. 1ª ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, p.17-33. [ Links ]

OLIVEIRA, O.; NICOLLI, A. A.; CASSIANI, S.; SOUZA, G.; SILVA, E.; SANTOS, K.; SANTOS, B. A pesquisa sobre linguagem e ensino de ciências no Brasil em teses e dissertações (2000-2011). In: GALIETA, T.; GIRALDI, P. (org.). Linguagens e discursos na Educação em Ciências. 1ª ed. Rio de Janeiro: Multifoco , 2014, p.34-47. [ Links ]

ORLANDI, E. Discurso e Leitura. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1988. [ Links ]

ORLANDI, E. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1994. [ Links ]

ORLANDI, E. A Linguagem e seu Funcionamento. 4ª ed. Campinas: Pontes, 1996. [ Links ]

ORLANDI, E. Análise de discurso: Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999. [ Links ]

ORLANDI, E. (org.). História das idéias lingüísticas: construção do saber metalingüístico e constituição da língua nacional. Campinas, SP: Pontes , Cáceres: Unemat, 2001. [ Links ]

ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes , 2001. [ Links ]

ORLANDI, E. Colonização, globalização, tradução e autoria científica. In: GUIMARÃES, E. (org.). Produção e circulação do conhecimento: política, ciência, divulgação. Campinas: PontesEditora, 2003, p. 13-19. [ Links ]

ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007. [ Links ]

ORLANDI, E. Terra à vista: discurso do confronto - velho e novo mundo. 2ª ed. Campinas: Editora Unicamp, 2008. [ Links ]

PETTER, M. Africanismos no português do Brasil. In: ORLANDI, E. P.(org.). História das ideias linguísticas: construção do saber metalinguístico e constituição da língua nacional. Campinas, SP: Pontes Editores; Cáceres, MT: Unemat Editora , 2001, p. 223-234. [ Links ]

PIASSI, L. P. A ficção científica e o estranhamento cognitivo no ensino de ciências: estudos críticos e propostas de sala de aula. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, 2013, p. 151-168. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132013000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 abril 2017.[Links]

SANTOS, B. de S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, 2002, p.237-280. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/1285. Acesso em: 20 dez. 2017. [ Links ]

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez , 2010, p. 31-83. [ Links ]

SHAPIN, S. Bomba e Circunstância: A tecnologia literária de Robert Boyle. In: SHAPIN, S.; RAMALHO, E. (trad.). Nunca Pura: Estudos históricos de ciência como se fora produzida por pessoas com corpos, situadas no tempo, no espaço, na cultura e na sociedade e que se empenham por credibilidade e autoridade. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, p. 90-117. [ Links ]

SUISSO, C.; GALIETA, T. Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento científico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 4, p. 991-1009, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040013. Acesso em: 20 jun. 2017. [ Links ]

VIVEIROS DE CASTRO, E. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Maná, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93131996000200005 >. Acesso em: 11 julho 2016. [ Links ]

VIVEIROS DE CASTRO, E. “No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é”. ISA/Povos Indígenas no Brasil, 2006. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_todo_mundo_%C3%A9_%C3%ADndio.pdf. Acesso em: 16 agosto 2017. [ Links ]

WALSH, C.; OLIVEIRA, L.; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, v. 26, n. 83, 2018. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3874. Acesso em: 08 junho 2019. [Links]

ZANETIC, J. física e literatura: uma possível integração no ensino. CADERNOS CEDES: ensino da ciência, leitura e literatura, campinas, N. 41, 1997, P. 46-61.[Links]

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS