EXCELÊNCIA, EVASÃO E EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA

EXCELLENCE, DROPOUT AND PHYSICS’ UNDERGRADUATE STUDENTS’ INTEGRATION EXPERIENCES

Autores

  • Paulo Lima Junior Universidade de Brasília (UNB) https://orcid.org/0000-0002-3382-8387
  • Vanessa Carvalho de Andrade Universidade de Brasília (UNB)
  • Jailton Correia Fraga Junior Universidade de Brasília (UNB) https://orcid.org/0000-0003-2439-7949
  • Júlia Amaral Silva Universidade de Brasília (UNB)
  • Felipe Martins Goulart Universidade de Brasília (UNB)
  • Israel Marinho Araújo Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210140

Palavras-chave:

Evasão; Excelência; Ensino Superior; Graduação em Física.

Resumo

Em que medida a evasão e as experiências discentes nos cursos de graduação em Física estão relacionadas à pressão por excelência acadêmica? Baseados em leituras da sociologia da educação, realizamos uma análise de dados coletados no curso de Física de uma universidade brasileira. As evidências indicam que estudantes de famílias privilegiadas tendem a abandonar o curso, mas os que permanecem costumam ser bem-sucedidos. Ao mesmo tempo, a evasão não se relaciona com o desempenho acadêmico: há estudantes excelentes que desejam sair, bem como estudantes de baixo desempenho que desejam permanecer. A austeridade da organização curricular contribui para que os estudantes tenham lacunas em sua formação. Com algumas exceções, os professores são descritos como figuras opressoras, exigentes e sem empatia. Por outro lado, relações competitivas são percebidas entre os próprios estudantes. Enfim, ainda que a evasão não tenha relação com o desempenho acadêmico, a busca por excelência estrutura as experiências dos estudantes no curso.

To what extent are dropout and students’ experiences in undergraduate Physics courses related to pressure for academic excellence? Drawing on sociology of education, we performed an analysis of data collected from the Physics course at a Brazilian public university. Evidence indicates that students from privileged families tend to drop out, but those who remain tend to be successful. At the same time, dropout is not related to academic performance: there are excellent students who want to leave, as well as underperforming students who want to stay. Curricular austerity contributes to students having gaps in their education. With few exceptions, teachers are described as oppressive, demanding, and merciless figures. On the other hand, competitive relationships are perceived among the students themselves. Finally, even though dropout is not related to academic performance, the urge for excellence structures students’ experiences in the course.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCHER, L. et al. “Science capital”: A conceptual, methodological, and empirical argument for extending bourdieusian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 922-948, 2015. [Links]

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. [ Links ]

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. [ Links ]

BOURDIEU, P. A distinção: critica social do julgamento. Porto Alegre: ZOUK, 2007a. [ Links ]

BOURDIEU, P.. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2007b. [ Links ]

BOURDIEU, P.. Homo academicus. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984. [ Links ]

BOURDIEU, P. Os usos socias da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004. [ Links ]

BOURDIEU, P.. The logic of practice. Stanford: Stanford University Press, 1990. [ Links ]

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009. [ Links ]

COSTA, A. F. DA; LOPES, J. T. Os estudantes e os seus trajectos no ensino superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas. Porto: CIPES, 2008. [ Links ]

CRAWLEY, M. J. Statistics: an introduction using R. Hoboken: John Wiley & Sons, 2005. [ Links ]

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. [ Links ]

EVANS, R. Self-Efficacy in Learning Science. In: GUNSTONE, R. (Org.). . Encyclopedia of Science Education. Dordrecht: Springer, 2015. . [ Links ]

GREENACRE, M. Correspondence analysis in practice. New York: Chapman & Hall, 2007. [ Links ]

KUSSUDA, S. R. Um estudo sobre evasão em um curso de graduação em Física: Discursos de ex-alunos e professores. 2017. 318 f. Universidade Estadual Paulista. [ Links ]

LAMARRA, N. R. Universidad y calidad en América Latina en perspectiva comparada: interrogantes y desafíos. Avaliação (Campinas), v. 17, n. 3, p. 661-688, 2012. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P. et al. A integração dos estudantes de periferia no curso de Física: razões institucionais da evasão segundo a origem social. Ciência & Educação, v. 26, 2020. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P. et al. Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, n. 102, p. 157-178, 2019. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, p. 37-60, 2012. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Análise dos condicionantes sociais do sucesso acadêmico em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 113-129, 2013. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Razões para desistir: análise sociológica da evasão no curso de Física. Curitiba: Appris, 2018. [ Links ]

MASSI, L.; VILLANI, A. Um caso de contratendência: baixa evasão na licenciatura em química explicada pelas disposições e integrações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 4, p. 975-992, 2015. [ Links ]

MELLO, B. A. Aumento na quantidade de alunos em disciplinas básicas: Como obter vantagens dessa realidade universitária. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 3503-1-3503-9, 2015. [ Links ]

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica (vol. 1-4). São Paulo: Blucher, 2013. [ Links ]

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. [ Links ]

ROCHA, M. L.; ROCHA, D. Produção de conhecimento, práticas mercantilistas e novos modos de subjetivação. Psicologia e Sociedade, v. 16, n. 1, p. 13-36, 2004. [ Links ]

SILVA JUNIOR, R. L. L. E et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. [ Links ]

STREINER, D. L. Starting at the Beginning: An Introduction to Coefficient Alpha and Internal Consistency. Journal of Personality Assessment, v. 80, n. 1, p. 99-103, 2003. [ Links ]

TABER, K. S. The Use of Cronbach’s Alpha When Developing and Reporting Research Instruments in Science Education. Research in Science Education, v. 48, n. 6, p. 1273-1296, 2018. [ Links ]

TEIXEIRA JUNIOR, P. R.; RIOS, M. P. G. Dez anos de SINAES: um mapeamento de teses e dissertações defendidas no período 2004 - 2014. Avaliação (Campinas), v. 22, n. 3, p. 793-816, 2017. [ Links ]

TINTO, V. Completing college: Rethinking institucional action. Chicago: Chicago University Press, 2012. [ Links ]

TINTO, V. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: Chicago University Press , 1987. [ Links ]

WAINER, J.; MELGUIZO, T. Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014. Educação e Pesquisa, n. ahead of print, p. 1-15, 2017. [ Links ]

XAVIER, A. M.; STEIL, L. J. Formação superior rizomática: flexibilidade curricular proposta pela UFABC. Educação e Pesquisa, v. 44, p. e171355, 2018 [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS