ELEMENTOS DA RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES EGRESSOS DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICA

ELEMENTS OF THE RELATION WITH KNOWLEDGE OF STUDENTS UNDERGRADUATED IN THE PHYSICS COURSE

Autores

  • Bruno dos Santos Simões Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0002-6956-3974
  • José Francisco Custódio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210142

Palavras-chave:

Licenciatura em Física; Permanência na graduação; Relação com o saber; Motivação para carreira.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar elementos da relação com o saber estabelecida por egressos de um curso de Licenciatura em Física. Pautados na Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot evidenciamos aspectos das dimensões identitária, social e epistêmica que influenciaram a permanência deste grupo na graduação. Utilizamos como meio de coleta de dados um questionário enviado por e-mail para 243 egressos. Os dados produzidos foram processados com auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que os principais fatores que contribuíram para a permanência no curso foram: motivação intrínseca, apesar das adversidades externas; sucesso nas avaliações; estabelecimento de uma identidade com a Física ou com a docência em Física; e o suporte da Universidade, principalmente, por meio de projetos que ofereciam auxílio financeiro.

The research had as objective to analyze elements of the relationship with knowledge established by Physics undergraduate courses. Based on Bernard Charlot’s Theory of Relationship with Knowledge, we highlight aspects of the identity, social and epistemic dimensions that influenced the permanence of this group in graduation. As a way of collectioning data, we used a questionnaire sent by email to 243 graduates. The data produced were processed with the assistance of Textual Discourse Analysis (TDA). The results show that the main factors that contributed to the permanence in the course were: intrinsic motivation, despite external adversities; success in evaluations; establishing an identity with Physics or teaching Physics; University support, mainly through projects that offered financial assistance.

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS