CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A SUA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO
CONCEPTIONS AND SOCIAL REPRESENTATIONS OF TEACHERS ABOUT THEIR INITIAL TRAINING: CONSTRUCTION AND VALIDATION OF A QUESTIONNAIRE
DOI:
https://doi.org/10.1590/21172020210110Palavras-chave:
Estudos de validação; Ensino de Ciências; Formação de Professores.Resumo
Este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO.
The present study concerns the validation of a questionnaire applied to first and last year undergraduate students in Biology, Sciences, Physics, Chemistry and Pedagogy, being selected two different institutions for each course. The research instrument went through the semantic validation, carried out by six PhD researchers in the areas of Teaching (Biology, Physics and Chemistry) and also through a pilot test with Biology students. After the semantic analysis and the pilot test, three questions were deleted so that the final questionnaire became composed of 81 questions. To evaluate the reliability of the instrument (statistical validation) the Cronbach Alpha test, factorial analysis, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) and Bartlett’s Sphericity were carried out. After the application of these tests, 30 assertions were eliminated, making the Principal Component Analysis (PCA) possible. The sample number was considered satisfactory for the systematization and analysis of the data, when the KMO value was analyzed.
Downloads
Referências
ALENCAR FILHO, F.M.; ABREU, L.M. Metodologia alternativa para avaliação de desempenho de companhias de saneamento básico: aplicação da análise fatorial. Planejamento e políticas públicas, n. 28, p. 23-40, jun./dez. 2005.[Links]
BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. [ Links ]
BRANDÃO, R.V.; et al. Validación de un cuestionario para investigar concepciones de profesores sobre ciencia y modelado científico en el contexto de la física. Rev. electrón. investig. educ. cienc., v. 6, n. 1, p. 43-60, jul. 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662011000100005&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 30 mai. 2018. [ Links ]
BRETONES, P. S.; COMPIANI, M. Tutoria na Formação de Professores Para o Tema dos Movimentos da Lua. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.7, n.1, p.23-47, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38175 . Acesso em: 11 dez. 2017. [ Links ]
BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. Crenças de eficácia de professores: validação da escala de Woolfolk e Hoy. PsicoUSF, v. 8, n. 2, p. 137-143, 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200005&lng=pt&nrm=iso . Acessos em: 02 abr. 2018. [ Links ]
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]
CARVALHO, G. E; CLÉMENT, P. Projecto “Educação em biologia, educação para a saúde e educação ambiental para uma melhor cidadania”: análise de manuais escolares e concepções de professores de 19 países (europeus, africanos e do próximo oriente). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.7, n.2, 1-21, 2007. [ Links ]
CLÉMENT, P. Science et idéologie : exemples en didactique et en épistémologie de la biologie. Actes du colloque Science - Médias - Société, 2004. Disponível em: http://sciences-medias.ens-lsh. fr . Acesso em: 25 set. 2007. [ Links ]
CLÉMENT, P. Conceptions, représentations sociales et modèle KVP. Skholê: cahiers de la recherche et du développement, Marseille: IUFM de l’académie d’Aix-Marseille, 2010, 16, pp. 55 - 70. [ Links ]
DINIZ-PEREIRA, J.E. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: formação docente e transformação social. Perspec. Dial.: Rev. Educ. Soc., Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan-jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15 . Acesso em: 09 jan. 2018. [ Links ]
FIGUEIREDO FILHO, D. B.; SILVA JUNIOR, J. A. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opin. Pública, v.16, n.1, p.160-185, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762010000100007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762010000100007 . Acesso em: 09 jan. 2018. [ Links ]
FUZISSAKI, M. A. Validação semântica de instrumento para identificação da prática de enfermeiros no manejo das radiodermatites. Rev. Eletr. Enf, v.18, p. 1-13, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v18.35164. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/35164 . Acesso em: 20 dez. 2017. [ Links ]
HOSS, M.; CATEN, C.S. Processo de Validação Interna de um Questionário em uma SurveyResearch Sobre ISO 9001:2000. Produto & Produção, v. 11, n. 2, p. 104 - 119, jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.7240. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/7240 . Acesso em: 17 nov. 2017. [ Links ]
MARGUTTI, A.P.B.; MAGALHÃES JUNIOR, C.A.O; CARVALHO, G.S. O bom professor de Ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico Português. Revista da SBEnBio, n. 9, p. 4843-4853, 2016. [ Links ]
MAROCO, J., GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas?, Laboratório de Psicologia, v.4, n.1, p.65-90, 2006. DOI: https://doi.org/10.14417/lp.763. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/viewFile/763/706 . Acesso em: 11 dez. 2017. [ Links ]
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da Docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, v. 1, n. 1, dez. - jul., 2005-2006. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3106 . Acesso em: 08 nov. 2017. [ Links ]
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003. [ Links ]
NEGRI, H.F.O. et al. Representação Social e Formação de Professores de Ciências. UNOPARCient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 16, n. 1, p. 29-33, Jan. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n1p29-33. Disponível em: http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/ensino/article/view/335 . Acesso em: 16 jun. 2016. [ Links ]
OLIVEIRA, V. S. de. Ser Bacharel e Professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011. [ Links ]
PINEDA, D.P.R.; LOPEZ Y MOTA, A.D. Cómo se articulan las concepciones epistemológicas y de aprendizaje com la práctica docente em el aula? Três estúdios de caso de professores de secundaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa (RMIE), v. 11, n.31, pp. 1307 - 1335, 2006. Disponível em: Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14003110 . Acesso em: 02 fev. 2018. [ Links ]
POLYDORO, S. A. J. et al. Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior. PsicoUSF, v. 6, n. 1, p. 11-17, jun. 2001. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100003&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 02 abr. 2018. [ Links ]
RIVERO, A. , WAMBA A. M . Naturaleza de la Ciencia y construccion del conocimiento científico. La Naturaleza de la ciência como objetivo de enseñanza. In: CAÑAL, P. Biología y Geología: Complementos de formación disciplinar. Educação Secundária. Barcelona: Graó, 2011.p.9-30. [ Links ]
SCHNEIDER, E.M. Alfabetização científica de alunos do ensino superior frente às implicações da engenharia genética e à idealização do “melhoramento humano”. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, 2015. 140f. [ Links ]
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004. Disponível em: http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf . Acesso em: 19 mar. 2015. [ Links ]
SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/259629047/Shulman-L-S-1987-Knowledge-and-Teaching-Foundations-of-the-New-Reform-Harvard-Educational-Review-57-1-1-23 . Acesso em: 23 abr. 2016. [ Links ]
SILVA, L.M.C. et al. Elaboração e validação semântica de um instrumento de avaliação da transferência do tratamento diretamente observado como política de controle da tuberculose. Rev Panam Salud Publica, v. 38, n. 2, p. 129-135, 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rpsp/2015.v38n2/129-135/pt/#ModalArticles . Acesso em: 01 nov. 2017. [ Links ]