CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A SUA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO

CONCEPTIONS AND SOCIAL REPRESENTATIONS OF TEACHERS ABOUT THEIR INITIAL TRAINING: CONSTRUCTION AND VALIDATION OF A QUESTIONNAIRE

Autores

  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Júlia Corazza Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Neide Maria Michelan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • André Luis Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0002-9168-4035
  • Fúlvia Eloá Maricato Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0003-4930-2627
  • Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Adriano José Ortiz Instituto Federal do Paraná (IFPR) https://orcid.org/0000-0002-2222-2603
  • Tânia do Carmo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Joici Leite de Carvalho Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • João Luis Dequi Araújo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Eder Rodrigo Gimenes Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0002-2059-186X
  • Graça Simões Carvalho Universidade do Minho (UMinho) https://orcid.org/0000-0002-0034-1329

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210110

Palavras-chave:

Estudos de validação; Ensino de Ciências; Formação de Professores.

Resumo

Este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO.

The present study concerns the validation of a questionnaire applied to first and last year undergraduate students in Biology, Sciences, Physics, Chemistry and Pedagogy, being selected two different institutions for each course. The research instrument went through the semantic validation, carried out by six PhD researchers in the areas of Teaching (Biology, Physics and Chemistry) and also through a pilot test with Biology students. After the semantic analysis and the pilot test, three questions were deleted so that the final questionnaire became composed of 81 questions. To evaluate the reliability of the instrument (statistical validation) the Cronbach Alpha test, factorial analysis, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) and Bartlett’s Sphericity were carried out. After the application of these tests, 30 assertions were eliminated, making the Principal Component Analysis (PCA) possible. The sample number was considered satisfactory for the systematization and analysis of the data, when the KMO value was analyzed.

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS