PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE COR EM CRIANÇAS DE 8 - 10 ANOS: BUSCANDO INVARIANTES OPERATÓRIOS

THE COLOR CONCEPT CONSTRUCTION PROCESS IN 8 - 10 YEARS-OLD CHILDREN: LOOKING FOR OPERATIONAL INVARIANTS

Autores

  • Gabriel Dias de Carvalho Junior Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
  • Andressa Xavier Zinato de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ríssia da Silva Zacarias Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
  • Maíra de Oliveira Pinto Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210125%20

Palavras-chave:

Formação de cores; Conceitualização; Teoria dos campos conceituais.

Resumo

Este trabalho foi resultado de uma pesquisa conduzida com 63 crianças de 8 - 10 anos de uma escola pública de Minas Gerais, que está inserida em uma pesquisa longitudinal ainda em curso. Nosso objetivo era identificar invariantes operatórios utilizados pelas crianças em uma situação que envolvia a formação de cores e sombras, por meio de experimentos com projetor. Acompanhamos as soluções propostas pelas crianças e seus registros gráficos. Usamos a Análise de Conteúdo de Bardin e realizamos a identificação dos invariantes operatórios com base na Teoria dos Campos Conceituais. As conclusões indicam que crianças concebem as cores como intensidades distintas de claridade e escuro. Nossa contribuição original é o uso da Teoria dos Campos Conceituais para interpretar o processo conceitualização de cor em crianças.

This paper was a result of a longitudinal research which is still on course. This research counted with 63 children, students in a public school, from 8 to 10 years old in Minas Gerais state (Brazil). Our goal was to identify which operational invariants were used by the children on a color/shadow construction situation through the use of a projector. We considered the solutions proposed by the children and also their own graphic notation. We’ve chosen Bardin’s Content Analysis as the methodological approach and we’ve done, based on Conceptual Fields theory, the identification of the operational invariants. The conclusions point out that the understanding of colors by the children is a result of a differentiation between shades of brightness and dark. Our contribution relies on the new feature brought to Conceptual Fields theory’s analytical framework which is the ability to evaluate the colors’ conceptualization process in children.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. L’analyse de contenu. Paris: PUF, 1977. [ Links ]

CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A. Ciências no Ensino Fundamental : o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2007. [ Links ]

CARVALHO. JR, G. D. Invariantes Operatórios na transição entre dois campos conceituais : o caso do tempo relativo. UFMG. Faculdade de Educação. Tese (Doutorado em Educação), 2013. [ Links ]

CARVALHO JR, G. D., PARRAT-DAYAN, S. Recortes históricos sobre a noção de schème em Piaget: o processo de desenvolvimento de um conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 244, p. 522-540, set./dez, 2015. [ Links ]

CARVALHOJR, G. D., SOUZA, T. P. P. Invariants opératoires utilisés par les enfants sur la formation de couleurs. La Recherche en Education, n. 17 (2017), p. 7 - 26, 2017. [ Links ]

CASTRO, D, RODRIGUEZ, J. 8-9 year old pupils’ mental representations of light: teaching perspectives. Journal of Advances in Natural Sciences, v. 2, n. 1, 2014. [ Links ]

GONÇALVES, M.E.R.; CARVALHO, A.M.P. As Atividades de Conhecimento Físico : um exemplo relativo à sombra. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.12, n.1, p.7-16, 1995. [ Links ]

INHELDER, B., SINCLAIR, H. ; BOVET, M. Apprentissage et Structures de la Connaissance. Paris: PUF, 1974. [ Links ]

PARRAMÓN, J. M. Le grand livre de la couleur. Paris: Bordas, 1993. [ Links ]

OTERO, M. R.; FANARO, M. A.; SUREDA, P.; LLANOS, V. C.; ARLEGO, M. La Teoría de los Campos Conceptuales y la Conceptualización en el aula de Matemática y Física. Buenos Aires: Dunken, 2014. [ Links ]

PIAGET, J.; GARCIA, R. Vers une logique de significations. Genève: Murionde, 1987. [ Links ]

PIAGET, J.; INHELDER, B. Le développement des quantités physiques chez l’enfant. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1968. [ Links ]

PIAGET, J. Biologia e conhecimento : ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processo cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 2000.[Links]

PIAGET, J. La causalité physique chez l’enfant. Paris: Félix Alcan, 1927. [ Links ]

PIAGET, J. La construction du réel chez l’enfant. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1967. [ Links ]

PIAGET, J. Le développement de la notion de temps chez l’enfant. Paris: PUF, 1973. [ Links ]

RAVANIS, K.; CHARALAMPOPOULOU, C.; BAGAKIS, G. La formation des ombres dans la pensé des enfants de 5-6 ans. SPIRALE - Revue de Recherches en Éducation, n 36, p. 87-98, 2005. [ Links ]

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990. [ Links ]

VERGNAUD, G. Langage et pensée dans l’apprentissage des mathématiques. Revue française de pédagogie, vol. 96, p. 79-86, 1991. [ Links ]

VERGNAUD, G. A comprehensive theory of representation for Mathematics Education. Journal of Mathematical Behavior, v. 2, n. 17, p. 167-181, 1998.[Links]

VERGNAUD, G. L’explication est-elle autre chose que la conceptualisation? In: LEUTENEGGER, F., SAADA-ROBERT, M. (ed.). Expliquer et comprendre en sciences de l’éducation, Genève: De Boeck, pp. 31-44, 2002. [ Links ]

VERGNAUD, G. O que é aprender ? In : BITTAR, M. e MUNIZ, C. A. (org.). A Aprendizagem Matemática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Curitiba: CRV, p.13-35, 2009. [ Links ]

Downloads

Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS