CAMPANHA SANITÁRIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA A SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE IMPRESSO PARA O COMBATE A TRANSMISSÃO NÃO VETORIAL DO ZIKA VÍRUS

SANITARY CAMPAIGNS AND EDUCATION IN SCIENCES FOR HEALTH: CONSTRUCTION OF SENSE ABOUT PRINTED FOR THE COMBATING NO VETORIAL TRANSMISSION OF ZIKA VIRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210131

Palavras-chave:

Campanhas sanitárias; Multimodalidade; Formação de professores.

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a construção de sentido sobre um impresso de combate ao Zika vírus por Licenciandos em Ciências Biológicas após formação sobre a Gramática do Design Visual (GDV). A GDV propõe uma análise multimodal considerando a interação verbo-visual com o contexto social. A pesquisa foi dividida em: I) análise do impresso; II) questionário; III) curso sobre GDV e Multimodalidade; IV) propostas de alterações ao impresso. A análise proporcionou reflexões sobre o uso do impresso na Educação em Ciências. As respostas ao questionário reforçaram a importância de letrar multimodalmente professores. Após a formação, os licenciandos apresentaram dificuldades para compreender algumas das funções da GDV, contudo, as propostas de alteração demonstraram impacto positivo do curso na construção de sentido.

The research aims to analyze the construction of meaning on a form to fight the Zika virus by Graduates in Biological Sciences after training on the Grammar of Visual Design (GDV). GDV proposes a multimodal analysis considering the verbal-visual interaction with the social context. The research was divided into: I) analysis of the form; II) questionnaire; III) course on GDV and Multimodality; IV) proposals for changes to the form. The analysis provided reflections on the use of the form in Science Education. The responses to the questionnaire reinforced the importance of multimodal literacy teachers. After the training, the undergraduate students had difficulties to understand some of the functions of GDV, however, the proposed changes showed a positive impact of the course in the construction of meaning.

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS