AVALIAÇÃO ADEQUADA AO CURRÍCULO? O QUE DIZEM OS CONTEÚDOS SOLICITADOS NAS PROVAS DE BIOLOGIA DOS EXAMES NACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL

APPROPRIATE ASSESSMENT TO THE CURRICULUM? WHAT IS EXPRESSED BY THE CONTENTS REQUIRED IN THE NATIONAL EXAMS OF BIOLOGY IN PORTUGAL AND BRAZIL

Autores

  • Daisy da Silva Instituto Federal Catarinense (IFC) https://orcid.org/0000-0001-5481-1851
  • Piedade Vaz-Rebelo Universidade de Coimbra (UC)
  • Cristina Canhoto Universidade de Coimbra (UC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210106

Palavras-chave:

Exame Nacional; Avaliação; Currículo.

Resumo

Analisar a correspondência entre os princípios orientadores do currículo da disciplina de Biologia e o Exame Nacional em Portugal e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil foi o objetivo desta pesquisa. Para tanto se desenvolveu um estudo empírico documental de análise das questões das provas de Biologia dos Exames supracitados. Constatou-se que ambos os Exames têm um número reduzido de questões de Biologia para testar os diversos conteúdos indicados pelos documentos oficiais, bem como privilegiaram determinados conteúdos. Em se tratando de testar os saberes científicos, Portugal supera o Brasil, pois, apresenta na estrutura de seu Exame questões dissertativas. Os Exames Nacionais podem vir a padronizar, em termos de conhecimento, o que será ensinado ao exigirem mais questões relativas a determinado tema.

The objective of this research was to analyze the correspondence between the guiding principles of the Biology curriculum and the National Examination in Portugal and the National High School Examination (ENEM) in Brazil. To this end, an empirical documentary study was developed to analyze the questions of the Biology of the above-mentioned examinations. It was found that both Exams have a reduced number of Biology questions to test the various contents indicated by the official documents, as well as favoring certain contents. When testing scientific knowledge, Portugal surpasses Brazil, as it presents essay questions in the structure of the Examination. National Examinations may standardize, in terms of knowledge, what will be taught by requiring more questions on a given topic.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, J. A. Accountability in education. In: IAE, IIEP, UNESCO. Paris, 2005. (Education Policy Series). Disponível em: http://www.unesco.org/iiep/ . Acesso em:nov. 2018. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: Bases Legais. Brasília, DF, 2000. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/par/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211 . Acesso em: out. 2018. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica PCN+ Ensino Médio: Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares - Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf Acesso em: out. 20198 [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2006(volume 2). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf . Acesso em: nov. 2018. [ Links ]

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep). Guia de elaboração de itens. Brasília, DF, 2010. Disponível em:http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/562702/RESPOSTA_PEDIDO_guia_elaboracao_revisao_itens_2012.pdf . Acesso em: out. 2018 [ Links ]

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep). Relatório pedagógico: Enem 2011-2012. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/Relat%C3%B3rio+Pedag%C3%B3gico+Enem+2011-2012/b29257e3-2a6c-44a3-992a-02130c379ba9?version=1.1 Acesso em: out. 2018 [ Links ]

CAMPOS, R. F. Fazer mais com menos - a gestão educacional na perspectiva da Cepal e da UNESCO In 28ªReunião Anual da ANPED. Caxambu, 2005. Disponível em: Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/28/inicio.htm . Acesso em:dez. 2017. [ Links ]

CÁRIA, N. P.; OLIVEIRA, S. M. da S. S. Avaliação em larga escala e a gestão da qualidade da educação. Revista de Ciências Humanas Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/viewFile/1477/1853 . Acesso em: out. 2017 2017 [ Links ]

GESSER, V.; DIBELLO, L. Educação para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e as Relações com a Política de Avaliação em Larga Escala na Educação Básica. Educação (UFSM), Santa Maria, p. 81-94, fev. 2016. ISSN 1984-6444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/18173. Acesso em: ago. 2017 [ Links ]

IAVE I.P. Exames Finais Nacionais - Ensino Secundário, Relatório Nacional: 2010-2016. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, Instituto de Avaliação Educativa, I. P., pp. 86-98. Disponível em:http://www.iave.pt/images/FicheirosPDF/Docs_Avalia%C3%A7%C3%A3o_Alunos/Relat%C3%B3rios/Relat_ES_2010_2016_LV.PDF Acesso em: ago. 2018. [ Links ]

KLIEGER, A. Principals and teachers: Different perceptions of large-scale assessment. International Journal of Educational Research, v. 75, p. 134-145, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S088303551500107X Acesso em: ago. 2018. [ Links ]

KORETZ, D. Test-based educational accountability: Research evidence and implications. Zeitschrift für Pädagogik, v. 54, n. 6, p. 777-790, 2008. Disponível em: https://www.pedocs.de/volltexte/2011/4376/pdf/ZfPaed_2008_6_Koretz_Testbased_educational_accountability_D_A.pdf Acesso em: ago. 2018. [ Links ]

KOLSTOE, S. D. Consensus projects: Teaching science for citizenship. International Journal of Science Education, v. 22, n. 6, p. 645-664, 2000. [ Links ]

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000. [ Links ]

LOONEY, J. Developing high-quality teachers: Teacher evaluation for improvement. European Journal of Education, v. 46, n. 4, p. 440-455, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1465-3435.2011.01492.x Acesso em: ago. 2017. [ Links ]

MAGALHÃES, S. I. R.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico: Um programa de formação de professores. Revista portuguesa de educação, v. 19, n. 2, p. 85-110, 2006. [ Links ]

MAIA, P. F.; JUSTI, R. Desenvolvimento de habilidades no ensino de ciências e o processo de avaliação: análise da coerência. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, n. 3, p. 431-450, 2008. [ Links ]

MARCON, T. Declaração de Bolonha no contexto de mercantilização da educação superior: o discurso neoliberal dos organismos multilaterais. Revista Espaço Pedagógico, v. 22, n. 2, 7 dez. 2015. Disponível em: Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/5570/pdf Acesso em:out. 2017. [ Links ]

NICHOLS, S. L.; BERLINER, D. C. High-Stakes Testing and the Corruption of America’s Schools. Harvard Education Letter, v. 23, 2007. Disponível em: https://www.hepg.org/hel-home/issues/23_2/helarticle/high-stakes-testing-and-the-corruption-of-america#home . Acesso em: out. 2017 [ Links ]

PINTO-FERREIRA, C.; SERRÃO, A.; PADINHA, L. PISA 2006-Competências científicas dos alunos portugueses. Lisboa: GAVE - Gabinete de Avaliação Educacional. Ministério de Educação, 2007. [ Links ]

PORTUGAL. Decreto-lei Nº139/2012 de 5 de julho do Ministério da Educação e Ciência, Diário da República 3476-3491 (2012). Lisboa: Diário da República: 1.ª série [ Links ]

SANTOS, L. Um Olhar sobre os Dados da Avaliação Externa da Aprendizagem. In: FERREIA, A. L. (ed.). Avaliação Externa e Qualidade das Aprendizagens. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2014. p. 135-151. [ Links ]

SCHERER, R. P.; CRUZ, E. DA. Políticas de Avaliação em Larga Escala e Quase-Mercado: Problematizando essa Relação. Criar Educação - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 4, n. 1, p. 1-14, 2015. ISSN 2317-2452. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/viewFile/1567/1818 Acesso em: outubro de 2017 [ Links ]

SILVA, P. A. Competências transversais dos licenciados e sua integração no mercado de trabalho. 2009. 145 F. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos). Universidade do Minho, Braga. [ Links ]

STECHER, B. M. Consequences of large-scale, high stakes testing on school and classroom practice. In: HAMILTON, L. S.; STECHER, B. M. e KLEIN, S. P. (ed.), Making Sense of Test-Based Accountability in Education (pp. 79-100). [ Links ]

UNESCO. Educação para todos 2000-2015: progressos e desafios. Paris, 2015. Relatório Conciso. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/_uploads/_posts/21.pdf?1232224419 Acesso em: nov. 2017. [ Links ]

UNIÃO EUROPEIA - UE. Educação e formação para o crescimento e o emprego. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/policies/european-policy-cooperation/education-jobs-and-growth_pt Acesso em: out. 2018. [ Links ]

VENTURA, G. Avaliação Externa e Práticas docentes. Em: CNE (Ed.). Avaliação Externa e Qualidade das Aprendizagens. Lisboa: Antonieta Lima Ferreira, 2014. p. 90-108. Disponível em: http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Avaliac%C3%A3o_externa_e_qualidade_das_aprendizagens_vf.pdf Acesso em:out. 2017. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS