O MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGA SEU PÚBLICO: PROFESSORES

THE MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGATES ITS PUBLIC: TEACHERS

Autores

  • Mônica Santos Dahmouche Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (CECIERJ)
  • Andrea Maia Gonçalves Pires Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Sibele Cazelli Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210115

Palavras-chave:

Museu de Ciência; Expectativa; Professor.

Resumo

Conhecer as expectativas e vivências dos professores que visitaram o Museu Ciência e Vida durante seus primeiros anos de atividades foi a principal motivação para a pesquisa desenvolvida, cujos achados são apresentados e discutidos neste artigo. Tendo Wagensberg e Melguizo como pano de fundo, contextualizado com auxílio da pesquisa de hábitos culturais dos moradores de Duque de Caxias, investigou-se a prática de visitação a museus do professor que esteve nesta instituição, considerando também os antecedentes da visita, a opinião do professor, bem como seu perfil demográfico e sociocultural. Problematizaram-se os desafios impostos por estas visitas a fim de otimizar a comunicação com esse segmento de público, tornando o Museu um espaço socialmente mais inclusivo. Os achados da pesquisa são motivadores e surpreendentes, visto que ficou evidente que os professores se sentem contemplados com as atividades educativas oferecidas pelo Museu Ciência e Vida.

The main purpose of this paper is to know the expectations and experiences of the teachers who visited the Museu Ciência e Vida during its first years of activities. Based on Wagensberg and Melguizo, besides the research of cultural habits of the population of Duque de Caxias, we investigated teacher’s practice of visitation to museums, also considering the antecedents of the visit, teacher’s opinion, demographic and sociocultural profile. The challenges imposed by these visits were discussed to optimize communication with this audience segment, making the Museum a more socially inclusive space. The research results are motivating and surprising, since it was evident that the teachers feel contemplated by the educational activities offered by the Museu Ciência e Vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, M. V.; LEITÃO, L. M.; SANTOS, E. R.; PAIXÃO, M. P. Mobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo e promoção do sucesso escolar. Psychologica, n. 1, p. 1-26, 1988. [ Links ]

BONATTO M. P. O. A criação dos centros interativos de ciência e tecnologia e as políticas públicas no Brasil: uma contribuição para o campo das ciências da vida e da saúde. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca(ENSP - Fiocruz), Rio de Janeiro, 2012. [Links]

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notas Estatísticas Censo Escolar 2017. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2018-pdf/81861-divulgacao-censo-2017-vi-pdf/file. Acesso em:dez. 2018. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: dez. 2018. [Links]

CAMERON, D. F. The museum, a temple or the forum. Curator, v. 14, n.1, p. 11-24, 1971. [Links]

CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. [ Links ]

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2000. [ Links ]

CAZELLI, S.; GOUVÊA, G.; FRANCO, C.; SOUSA, N. Padrões de interação e aprendizagem compartilhada na exposição laboratório de astronomia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 78, n. 188/189/190, p. 413-471, 1997. [ Links ]

CAZELLI, S. Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações? 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2005. [ Links ]

CAZELLI, S. Jovens, escolas e museus: os efeitos dos diferentes capitais. In: RIBEIRO, L. C. Q.; KOSLINSKI, M. C.; ALVES, F.; LASMAR, C. (org.). Desigualdades urbanas, desigualdades escolares: a metrópole do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles: IPPUR/UFRJ, 2010. p. 175-216. [ Links ]

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1998. [ Links ]

COIMBRA, C. A. Q.; CAZELLI, S.; CORRÊA, M. F. N.; GOMES, I. L. Ampliando audiências: por um museu menos excludente. Diálogos de la Comunicación, n. 88, p. 1-21, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6845064. Acesso em: abr. 2019. [ Links ]

CORRÊA, M. F. N. Encantamento e estranhamento: como moradores e não moradores de Belo Horizonte experimentam o Museu de Artes e Ofícios. 2010. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Rio de Janeiro, 2010. [ Links ]

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Metodologia da pesquisa: conceitos e técnicas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2009. [ Links ]

CRUZ, F. A. O. Desempenho educacional e renda domiciliar: análise do IDEB dos municípios da baixada fluminense. Vivências, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 14, p. 92-99, mai. 2012. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_014/rev_vivencias_n14.html. Acesso em: abr. 2019. [ Links ]

DAHMOUCHE, M. S.; PINTO, S. P.; COUTINHO, L. A implantação do Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias/RJ como uma política pública cultural para a Baixada Fluminense. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS - FCRB, 9., 2018, mai. 15-18: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018 Anais... p. 527-538. Rio de Janeiro - Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa. Disponível em: https://plataforma9.com/congressos/ix-seminario-internacional-de-politicas-culturais.htm. Acesso em: fev. 2019. [ Links ]

DINIZ, A. C.; PIMENTEL, N. Aprendizagem em museus: concepções e perspectivas de professores em curso de formação no Museu de Ciências Naturais PUC Minas. In: SEMINÁRIO DA RIMC - Rede Informal de Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, 4., 2012, Belo Horizonte, Minas Gerais. Anais...p. 1-15. Belo Horizonte - Minas Gerais: PUC Minas, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/rededemuseus/crch/seminario-rimc-2012/comunicacao_museupuc_espacoeducador_IVseminario_RIMC.pdf. Acesso em: abr. 2019. [ Links ]

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. [Links]

HOLANDA, A. B. Brasil. In: DICIONÁRIO Online de Português, 2019. Disponível em: https://www.dicio.com.br/aurelio-2/. Acesso em: mar. 2019. [ Links ]

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Duque de Caxias - Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/duque-de-caxias/pesquisa/23/25207?tipo=ranking. Acesso em: mai. 2019. [ Links ]

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA. Produto Interno Bruto dos Municípios 2016. Duque de Caxias - Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/duque-de caxias/pesquisa/38/47001?tipo=ranking&ano=2016. Acesso em: mai. 2019. [ Links ]

LEIVA, J. Cultura em Duque de Caxias. São Paulo - São Paulo: jLeiva Cultura & Esporte, 2014. Disponível em: http://lurdinha.org/site/pesquisa-habitos-culturais-em-duque-de-caxias-download/ >. Acesso em: fev. 2019. [ Links ]

LOPES, Thamiris Bastos. Outras formas de conhecer o mundo: educação infantil em museus de arte, ciência e história. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2019. [ Links ]

MAIA, A.; DAHMOUCHE, M. S.; POMPEO, N.; SCORZELLI, M. Museu Ciência e Vida: a experiência de introduzir um espaço museal de ciência e tecnologia na Baixada Fluminense e seu papel social. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL MUSEOGRAFIA E ARQUITETURA DE MUSEUS: CONSERVAÇÃO E TÉCNICAS SENSORIAIS, 3., 2012, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: FAU/PROARQ, 2012. 1CD-ROM. [ Links ]

MANO, S.; DAMICO, J. S. O que dizem os ausentes: um estudo qualiquantitativo sobre visitas agendadas e não realizadas no Museu da Vida 2002 - 2011. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz / Casa de Oswaldo Cruz / Museu da Vida, 2013. (Cadernos Museu da Vida; 4). [ Links ]

MANO, S.; CAZELLI, S.; COSTA, A. F.; DAMICO, J. S.; SILVA, L. C.; CRUZ, W. S.; GUIMARÃES, V. F. Museus de ciência e seus visitantes: estudo longitudinal - 2005, 2009, 2013. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz / Casa de Oswaldo Cruz / Museu da Vida, 2017. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/publicacoes/livros/899-tcc-56. Acesso em: mai. 2019. [ Links ]

MARANDINO, M. Interfaces na relação museu-escola. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 1, p. 85-100, abr. 2001. [ Links ]

MARSHALL, C.; ROSSMAN, G. B. Designing qualitative research. London: Sage, 1989. [ Links ]

MARTINS, L. C. A relação museu/escola: teoria e prática educacionais nas visitas escolares ao Museu de Zoologia da USP. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.48.2006.tde-19062007-152057. Acesso em: mar. 2020. [ Links ]

MASSARANI, L.; FERREIRA, J. R.; BRITO, F.; AMORIM, L.; ALMEIDA, C. (org.). Centros e museus de ciência do Brasil 2015. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência: UFRJ. FCC. Casa da Ciência; Fiocruz. Museu da Vida, 2015. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/centrosemuseusdecienciadobrasil2015novaversao.pdf. Acesso em: fev. 2019. [ Links ]

MELGUIZO, J. Educación para reinventar una ciudad. Jornal Página 12 Online. Argentina, 22 jan. 2012. Cultura & Espetáculos. Disponível em: https://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/espectaculos/17-24149-2012-01-22.html. Acesso em: abr. 2019. [ Links ]

MELGUIZO, J. O que deveria acontecer na saída de um museu? Museus, culturas e sociedades. In: CONFERÊNCIA DO CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS - ICOM, 23., 2013, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro. Livreto da Programação... p. 1-30. Rio de Janeiro: ICOM 2013. [ Links ]

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1998. Dicionários Michaelis, 2259 p. [ Links ]

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividades. 30ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. [ Links ]

PIRES, A. M. G. Expectativas e vivências dos professores ao visitarem o Museu Ciência e Vida. 2015. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO; Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST, Rio de Janeiro. [ Links ]

REQUEIJO, F.; COSTA, A. F.; AMORIM, A. G.; CAZELLI, S. Conhecendo as expectativas dos professores em relação aos museus para promover a colaboração museu-escola. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2012, jul.11-13: Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: MAST, 2012. 1 CD-ROM. Disponível em: http://site.mast.br/multimidias/encontro_internacional_de_educacao_nao_formal_e_formacao_de_professores/pdfs-comunic/ResumoEstendido_Flavia_Requeijo.pdf. Acesso em: mar. 2020. [Links]

RIO DE JANEIRO. Decreto nº 42964 de 12 de maio de 2011. Dispõe sobre a criação do Museu Ciência e Vida. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Ano XXXVII, n. 088, pt. I, 13 mai. 2011, p. 2. [ Links ]

STUDART, D.; ALMEIDA, A. M.; VALENTE, M. E. Pesquisa de público em museus: desenvolvimento e perspectivas. In: GOUVÊA, G; MARANDINO, M; LEAL, M. C. (org.). Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access, 2003. p. 130-157. [ Links ]

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas , 1987. Disponível em: http://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Trivinos-Introducao-Pesquisa-em_Ciencias-Sociais.pdf. Acesso em:abr. 2019. [ Links ]

VAZ SERRA, A.; ANTUNES, R.; FIRMINO, H. Relação entre auto-conceito e expectativas. Psiquiatría Clínica, v. 7, n. 2, p. 85-90, 1986. [ Links ]

WAGENSBERG, J. Principios fundamentales de la museología científica moderna. In: Patrimonio, museos y ciudad. Cuaderno Central. Barcelona, n. 55, p. 22-24, abril/junho, 2001. Disponível em: http://www.bcn.cat/publicacions/bmm/quadern_central/bmm55/5.Wagensberg.pdf. Acesso em: abr. 2019. [ Links ]

WAGENSBERG, J. Cosmocaixa: el museo total por conversación entre arquitectos y museólogos. Barcelona: Sacyr, SAU, 2006. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS