AS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CIDADANIA

THE REPRESENTATIONS OF SCIENCE TEACHING AN ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS GROUP: IMPLICATIONS FOR SCIENTIFIC TRAINING FOR CITIZENSHIP

Autores

  • Dayvisson Luis Vittorazzi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) https://orcid.org/0000-0001-9907-5173
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210103%20

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Representações Sociais; Professores do Ensino Fundamental.

Resumo

Fundamentado no referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, com atenção especial a sua abordagem estrutural, o presente trabalho trouxe como objetivo identificar o conteúdo e a organização das representações do ensino de ciências construídas por um grupo de professores do Ensino Fundamental de um município no Estado do Espírito Santo, tratando de suas possíveis relações com o processo de formação científica nessa etapa da Educação Básica. Por meio de técnicas aplicadas à Teoria do Núcleo Central, foi possível perceber que o ensino de ciências é representado, em maior teor, como o mecanismo de ensinar conceitos e procedimentos característicos das ciências. Os termos CONHECIMENTO, LEITURA e OBSERVAÇÃO são centrais nessa representação. A identificação dessas representações sociais possibilitou ponderações sobre como esses professores concebem o objeto em questão e como este orienta suas ações, convergindo em discussões sobre sua materialização no processo de formação científica para o exercício da cidadania.

Based on the theoretical-methodological reference of the Theory of Social Representations, with special attention to its structural approach, this paper aimed to identify the content and the organization of the representations of the science teaching constructed by Elementary School teachers group of a city in the State of Espírito Santo, dealing with their possible relations with the process of scientific formation in this stage of Basic Education. By means of techniques applied to the Central Core Theory, it was possible to perceive that the teaching of sciences is represented, in greater content, as the mechanism of teaching concepts and procedures characteristic of sciences. The terms KNOWLEDGE, READING and OBSERVATION are central to this representation. The identification of these social representations made it possible to ponder how these teachers conceive the object in question and how it guides their actions, converging in discussions about their materialization in the process of scientific formation for the exercise of citizenship.

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS