O USO DE NARRATIVAS NAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

THE USE OF NARRATIVES IN TEACHING EDUCATION RESEARCH IN SCIENCE AND MATHEMATICS

Autores

  • Caroline Barroncas de Oliveira Universidade Estadual do Amazonas (UEA) https://orcid.org/0000-0001-8430-2855
  • Maria Clara da Silva-Forsberg Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210102

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa; Formação Docente; Educação em Ciências e Matemática.

Resumo

Neste trabalho, analisa-se aspectos teóricos e metodológicos presentes nas pesquisas narrativas na/sobre Formação docente em Educação em Ciências e Matemática, no período de 2007 a 2018. Para tal, uma pesquisa de revisão da literatura foi realizada nas bases eletrônicas de onze revistas, onde foram encontrados 54 artigos que abordavam a temática, e após filtragem selecionou-se 29, os quais foram classificados em relação aos tipos de instrumentos e técnicas na coleta de dados e tratamento analítico. Assim, pôde-se perceber que o uso das narrativas se diferencia por narrativa como método ou estratégia investigativa e por dois tipos de tratamento de dados narrativos, podendo ser paradigmático ou narrativo. Nota-se a urgência das pesquisas narrativas terem maior clareza e fundamentação teórico-metodológico ao desenvolvê-las.

This paper analyzes the theoretical and methodological aspects present in narrative researches in / about Teacher Education in Science and Mathematics Education, from 2007 to 2018. To this end, a literature review research was carried out in the electronic bases of eleven journals, where 54 articles addressing the theme were found and, after filtering, 29 were selected and classified by the types of instruments and techniques in data collection and also analytical treatment. Thereby, it could be seen that the use of narratives is distinguished by narrative as an investigative method or strategy, and by two types of narrative data treatment, which can be either paradigmatic or narrative. It is notable the urgency of narrative research to have greater clarity and theoretical-methodological foundation when developing them.

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS