AS DIMENSÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS INTEGRADOS DE CIÊNCIAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
THE SOCIAL DIMENSIONS OF SCIENCE AND TECHNOLOGY IN INTEGRATED TEXTBOOKS OF THE SCIENCE OF THE 4TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172020210119Palavras-chave:
Livro Didático; Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ciência-Tecnologia-Sociedade.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que analisou as abordagens relativas às dimensões sociais da ciência e da tecnologia em livros didáticos integrados de ciências humanas e da natureza do 4º ano do Ensino Fundamental. A perspectiva metodológica foi de natureza qualitativa e optou-se pelo uso de técnicas de análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados indicaram que as relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) recebem espaço pouco expressivo nos livros didáticos e sua abordagem reflete uma visão de ciência e tecnologia socialmente neutras. Sugere-se a incorporação crítica das inter-relações CTS nos livros didáticos e reitera-se a necessidade de formação docente continuada, nas quais sejam privilegiadas a reflexão, o diálogo e o apoio de professores formadores na concretização de um ensino mais crítico quanto às dimensões sociais do desenvolvimento científico-tecnológico.
This article presents the results of a study that analyzed, focusing on interrelationships, the social dimensions of science and technology in integrated textbooks of the humanities and nature sciences of the 4th grade of Elementary School. The methodological approach was qualitative in nature and we opted for the use of content analysis techniques based on Bardin (2011). The results indicated that the STS relations receive an inexpressive space in textbooks and their approach reflects a vision of socially neutral science and technology. It is suggested the critical incorporation of the STS interrelationships in didactic manuals and reiterates the need for continuing teacher training, in which the reflection, the dialogue and support of teachers educators are favored in the achievement of a more critical teaching regarding the social dimensions of scientific and technological development.
Downloads
Referências
AMARAL, C. L. C.; XAVIER, E. da S.; MACIEL, M. de L. Abordagem das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade nos conteúdos e funções orgânicas em livros didáticos de Química do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n.1, p.101-114, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/412/243. Acesso em:10 mar. 2018. [ Links ]
AMARAL, I. A. do. et al. Avaliando livros didáticos de Ciências: análise de coleções didáticas de Ciências de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. In: FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (org.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006, p. 199-216. [ Links ]
ARAÚJO, M. M. S. Biotecnologia e cidadania: caraterísticas e reelaboração discursiva dos textos informativos científicos. 2012. 103 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. [ Links ]
AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-20, nov. 2007. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/download/147/109. Acesso em:11 nov. 2018. [ Links ]
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educaçao) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. [ Links ]
AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 73-97. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. Tradução de Luis Antero Neto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições Setenta, 2011. [ Links ]
BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. 4ª ed.Florianópolis: UFSC, 2014. [ Links ]
BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V.; BAZZO, J. L. dos S. Conversando sobre educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014. [ Links ]
BAZZO, W. A .; VON LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. (ed.) Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003. [ Links ]
CACHAPUZ, A. F. Tecnociência, poder e democracia. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Universidade de Brasília, 2011, p. 49-72. [ Links ]
CANHETE, M. V. U. Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de Ciências. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. [ Links ]
CARLETTO, M. R. Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia. 2009. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. [Links]
CARLETTO, M. R.; SANT’ANNA, F. S. P. Desenvolvimento sustentável: limitações e possibilidades. In: VSIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 5., 2006, Porto Alegre. Anais ...Porto Alegre: ABES, 2006. v. 1. p. 1-9. [Links]
CARNEIRO, M. H. S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.7, n. 2, p. 101-113, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172005000200101&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em:15 jun. 2018. [Links]
CORDEIRO, R. V.; SGARBI, A. D. Práticas pedagógicas que incluem CTS nos anos iniciais: bases para (des)construir o currículo. Indagatio Didactica. v. 8, n.1, p.1750-1765, jul. 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3966/3648 . Acesso em: 14 out. 2018. [Links]
COSTA, E. A. Análise de livros didáticos de biologia do ensino médio quanto ao tema “poluição” numa perspectiva CTS/CTSA. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013. [ Links ]
DAGNINO, R. P. Uma estória sobre Ciência e Tecnologia, ou começando pela extensão universitária... In: DAGNINO, R. (org.). Estudos sociais da ciência e tecnologia e política de ciência e tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande: EDUEPB, 2010. p. 293-324. [ Links ]
DAGNINO, R.; SILVA, R. B. da; PADOVANNI, N. Por que a educação em ciência, tecnologia e sociedade vem andando devagar? In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília , 2011, p. 99-134. [Links]
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica cts.: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n.1, p. 77-105, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID321/v18_n1_a2013.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018. [ Links ]
FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? In: NEDER, R. T. (Org.) A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina. CDS, UnB, Capes, 2010a, p.49-65. [Links]
FEENBERG, A. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In: NEDER, R. T. (org.) A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina. CDS, UnB, Capes, 2010b, p.68-95. [Links]
FERNANDES, I. M. B. A perspectiva CTSA nos manuais escolares de ciências da natureza do 2º CEB. 2011. (Dissertação) - Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação de Bragança, Bragança, 2011. [Links]
FERNANDES, J. P. O tema energia e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) presente no livro didático de física e no Exame Nacional do Ensino Médio. 2013. (Dissertação) - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. [Links]
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras. Indagatio Didactica, v. 8, n.1, p.1162-1176, 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/283 . Acesso em: 20 mar. 2017. [Links]
FERNANDEZ, P. M.; SILVA, D. O. Descrição das noções conceituais sobre os grupos alimentares por professores de 1ª a 4ª série: a necessidade de atualização dos conceitos. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p.45-66, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2510/251019504006.pdf . Acesso em: 15 jun. 2019. [Links]
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 21ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. [Links]
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. [Links]
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 11ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. [Links]
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed.São Paulo: Atlas, 2008. [ Links ]
GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A. O enredo da experimentação no livro didático: construção de conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 15, n. 02, p. 155-167, maio/ago. 2013. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/epec/v15n2/1983-2117-epec-15-02-00155.pdf . Acesso em:11 abr. 2018. [ Links ]
HODSON, D. Teaching and Learning Science: Towards a Personalized Approach. Buckingham: Open University, 1998. [ Links ]
HODSON, D. Becoming Part of the Solution: Learning about Activism, Learning through Activism, Learning from Activism. In: BENCZE, L.; ALSOP, S. (Eds.). Activist Science and Technology Education. Springer, 2014, p. 67-98. [ Links ]
LEITE, L. et. al. Questionamento em manuais escolares de ciências: desenvolvimento e avaliação de uma grelha de análise. Educar em Revista, Curitiba, v. 44, p. 127-143, abr./jun.2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/1550/155023661009/. Acesso em: 11 abr. 2017. [Links]
MANASSERO, M. A.; VÁZQUEZ, A. ACEVEDO, J. A. Avaluació dels temes de ciència, tecnologia I societat. Illes Balears, Conselleria d’Educació i Cultura del Govern de les Illes Balears, 2001. [ Links ]
MARQUES, A. R. L.; REIS, P. Producción y difusión de vídeos digitales sobre contaminación ambiental. Estudio de caso: Activismo colectivo basado en la investigación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 215-226, 2017. Disponível em: https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/3011/3033 . Acesso em:22 jun. 2018. [ Links ]
MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos estudos de discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. In: MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; VILANOVA, R. O livro didático de ciências: contextos de exigência, critérios de seleção práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro, 2012, p. 9-30. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/arquivos/O_livro_didatico_de_Ciencias.pdf . Acesso em 10 mar. 2018. [ Links ]
MCKAVANAGH, C.; MAHER, M. Chalenges to science education and the STS response. The Australian Science Teachers Journal, v. 28, n. 2, p. 69-73, 1982. [Links]
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: Problemas e soluções. In: FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (org.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006, p. 155-171. [ Links ]
MEGID NETO, J.; ROCHA, M. B. Práticas de formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão de literatura. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 539-560, jul./dez.2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/ 8189/5205 . Acesso em07 jun. 2019. [ Links ]
MONTEIRO, M. A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências das experiências docentes em sua prática em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p.7-25, 2004. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/ artigos/Artigo_ID108/v9_ n1_ a2004.pdf . Acesso em: 16 out. 2019. [ Links ]
MUJOL, S. G. M; LORENZETTI, L. A Abordagem Ciência, Tecnologia E Sociedade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. VSimpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa - PR, 24 a 26 de nov. de2016. [Links]
MUNAKATA, K. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, n.3, p.179-197, set./dez. 2012. 295 Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38817 . Acesso em:23 ago. 2018. [ Links ]
NASCIMENTO, G. G. O. O livro de biologia no ensino de biologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2002. [ Links ]
PASCHINI NETO, M. Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nos textos sobre astronomia em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Faculdade de Ciências Humanas Curso Pós-Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2011. [ Links ]
PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008. [ Links ]
PINHÃO, F.; MARTINS, I. Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p.73-91, jan./abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462013000100005&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em:23 ago. 2019. [Links]
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, p. 1-14, mar. 2009. Disponível em: http://www.rieoei.org/2846.htm. Acesso em:15 jun. 2018. [ Links ]
PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 253-262, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200009 . Acesso em: 23 ago. 2019. [ Links ]
REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e tecnologia em Revista, v. 3, n. 1, p.1-10, jan/jun. 2013. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9577/3/DA%20DISCUSS%C3%83O%20%C3%80%20A%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em:15 mar. 2017. [ Links ]
ROSA, S. E.; AULER, D. Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 203-231, nov. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p203. Acesso em: 14 mar.2019. [ Links ]
RUPPENTHAL, R.; SCHETINGER, M. R. C. O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividades. Ciência & Educação, v. 19, n.3, p.617-632, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/2510/251028539012/. Acesso em:14 jun. 2015. [Links]
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. [ Links ]
SALLA, H. M. Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio. 2016. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. [ Links ]
SANTOS, R. A. dos. A não neutralidade na perspectiva educacional Ciência-Tecnologia-Sociedade. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. [ Links ]
SANTOS, R. A. dos; AULER, D. Ampliação da concepção de participação no campo CTS. In: XENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. [ Links ]
SANTOS, R. A. dos. Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS. 203 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. [ Links ]
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas cts em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v.1, número especial, p. 1-12, nov. 2007a. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000358-0e00c0e7d9/AULA%206-%20TEXTO%2014-%20CONTEXTUALIZACAO%20NO%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20POR%20MEI.pdf Acesso em:15 mar. 2015. [ Links ]
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n.36, set/dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf . Acesso em:10 jun. 2017. [Links]
SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 1, n. 1, p. 109-131, mar. 2008. Disponível em: http://alexandria.paginas.ufsc.br/files/2012/03/WILDSON.pdf . Acesso em:10 jun. 2018. [ Links ]
SANTOS, W. L. P. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia- Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n. 17, p. 49-62, jul/dez.2012. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647/2077 . Acesso em: 10 jun. 2019. [ Links ]
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4ª ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2010. [ Links ]
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.333-352, 2008. Disponível em:http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID199/v13_n3_a2008.pdf . Acesso em:25 mar. 2016. [ Links ]
SÁ-SILVA; J. R.; ALMEIDA, C. D. de. GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n.1, p. 1-15, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf . Acesso em: 12 jan. 2019. [ Links ]
STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de doutorado. 2012. 283 f. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. [ Links ]
STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. D. Perspectivas de participação social no âmbito da educação CTS. Uni-pluri/versidad, v. 14, n. 2, p.101-110, 2014. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/viewArticle/20061. Acesso em: 22 set. 2017. [ Links ]