IDENTIDADE DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA INICIANTES

TEACHING IDENTITY: PERCEPTIONS OF BEGINNING TEACHERS OF BIOLOGY

Autores

  • Carolina Kiyoko Mellini Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Daniel Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) https://orcid.org/0000-0002-4057-547X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210117

Palavras-chave:

Identidade Docentes; Saberes Docentes; Professor de Biologia.

Resumo

Este texto apresenta um estudo acerca da constituição da identidade profissional de professores de Biologia que estão no início de suas carreiras. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecido por uma instituição pública federal de educação superior, que estão em exercício docente. As informações levantadas foram interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva e apontam: (i) que a identidade profissional é construída a partir das relações sociais e que a identificação com a profissão durante a formação inicial está relacionada com a intenção do aluno, logo nos primeiros anos da faculdade, em seguir a carreira docente ou não; (ii) que os saberes docentes são elementos que fazem parte da identidade do professor e que o Estágio Curricular Supervisionado e programas de iniciação à docência são de suma importância na formação do professor.

This text presents a study about the constitution of the professional identity of Biology teachers who are at the beginning of their careers. For this research, semi-structured interviews were carried out with four teachers graduated from the Biological Sciences undergraduate course offered by a public higher education institution, who are teaching. The data were interpreted in the light of the Discursive Textual Analysis theory and point out: (i) that professional identity is built on social relations and that identification with the profession during initial education is related to the student’s intention to pursue the teaching career in the early years of college or not; (ii) that teaching knowledges are elements that are part of the teacher’s identity and that Supervised Curricular Internship and teacher initiation programs have a great importance in teacher education.

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS