IDENTIDAD DOCENTE: PERCEPCIONES DE PROFESORES PRINCIPIANTES DE BIOLOGÍA
TEACHING IDENTITY: PERCEPTIONS OF BEGINNING TEACHERS OF BIOLOGY
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172020210117Palabras clave:
Identidad docente; Conocimiento de enseñanza; Profesor de Ciencias y Biología.Resumen
Este artículo presenta un estudio sobre la constitución de la identidad profesional de los profesores de ciencias y biología que están al comienzo de sus carreras (primeros tres años de actuación). Para el desarrollo de la investigación se realizaron entrevistas semiestructuradas con cuatro docentes graduados de la Licenciatura en Ciencias Biológicas de una institución de educación superior, que imparten clases. Los datos se interpretaron a la luz de la teoría del análisis textual discursivo y señalan que la identidad profesional se construye a partir de las relaciones sociales y que la identificación con la profesión durante la educación inicial está relacionada con la intención del estudiante, en los primeros años de la universidad, de seguir una carrera docente o no; que el conocimiento de la enseñanza son elementos que forman parte de la identidad del maestro y que la pasantía curricular supervisada y los programas de iniciación a la enseñanza son de suma importancia en la formación del profesor.
Referencias
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1ª ed. Porto: Porto Editora, 1994. [ Links ]
BRASIL. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de fevereiro de 2002a. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 09 abr. 2002a. Seção 1, p. 8. [ Links ]
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1&pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em:30 mar. 2020. [ Links ]
BROWN, A.; STARKEY, K. Organizational identity and learning: a psycodynamic perspective. The Academy of Management Review, v. 25, n.1, p.102-118, 2000. [Links]
CAMBRAIA, A. C.; ZANON, L. B. Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-24, jul. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230043. Acesso em: 30 mar. 2020. [Links]
CIAMPA, A. C. Identidade humana como metamorfose: a questão da família e do trabalho e a crise de sentido do mundo moderno. Interações, São Paulo, v. 3, n.6, p.87-101, 1998. [ Links ]
DESCHAMPS, J. C.; MOLINER, P. A identidade em Psicologia Social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2009. [Links]
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005. [ Links ]
FLORES, M. A. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v.33, n.3, p.182-188, 2010. [ Links ]
GAETA, C.; MASETTO, M. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: SENAC São Paulo, 2013. [ Links ]
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. In: GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. Barequeçaba: Pedro & João Editores, 2010. Cap. 8. p. 81-101. [Links]
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, Cortez: São Paulo, 2009. [ Links ]
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte (MG): UFMG, 1999. [ Links ]
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educativas e profissão docente. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]
LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para o desenvolvimento humano. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr.-jun. 2015. [ Links ]
LOBATO, V. S.; DAVIS, C. L. F. Saberes e profissionalidade de egressos do curso de Pedagogia das Águas: a formação inicial em foco. Educ. rev., vol.35, n.78, p.167-185, dez. 2019. Disponível em: Disponível em https://doi.org/10.1590/0104-4060.67101. Acesso em: 22 mar. 2020. [ Links ]
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.01, n. 01, p. 109-131, 2009. [ Links ]
MELO, F. G.; NAVES, M. L. P. (org.). Docência na universidade: em foco os formadores de professores. In: MELO, F. G; NAVES, P. L. M. (org.). Didática e docência universitária. Uberlândia: EDUFU, 2012, p.29-56. [ Links ]
MOGONE, J. A. De alunas a professoras: analisando o processo da construção inicial da docência. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara. 2001. [Links]
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3ª ed. Rev. Amp. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. [ Links ]
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: A. F. B. MOREIRA; T. T. SILVA. (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2013. [ Links ]
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2ª ed.Lisboa: Dom Quixote, 1995. [ Links ]
NÓVOA A. (org.). Vidas de Professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 2000. [ Links ]
PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999. [ Links ]
PASSOS, C. G.; PINO, J. C. Analisando o desenvolvimento profissional de um licenciando em Química: relações entre concepções epistemológicas e modelos didáticos. Química Nova, v. 40, n. 2, p. 219-227, set. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20160175. Acesso em 30 mar. 2020. [Links]
PEREIRA, J. E. D. Formação de Professores - pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. [ Links ]
PIMENTA, S. G Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. [ Links ]
PIRES, R.; ALVES, M. G.; GONÇALVES, T. N. R. Desenvolvimento Profissional Docente: percepções dos professores em diferentes períodos ao longo da vida. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 50, n. 1, p. 57-78, jan. 2016. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/3865/3064. Acesso em: 04 abr. 2020. [ Links ]
PRATA-LINHARES, M.; PIMENTA, M. A. A.; GONÇALLO, R. L. A. Educação Superior no Brasil: Desafios e Expectativas dos Professores Iniciantes. Revista E-Curriculum (PUCSP), v.15, n.1, p. 615-639, 2017. [ Links ]
SANTOS, C. W.; MORORÓ, L. P. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil. Revista Histedbr On-line, v. 19, p. 1-19, jun. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652339. Acesso em: 25 mar. 2020. [Links]
SANTOS, S. P. F. Itinerâncias formativas: o processo de construção da identidade docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém. 2008. [ Links ]
SCHAFFEL, S. L. A identidade profissional em questão. In: V. M. F. CANDAU(org.). Reinventar a escola. 5ª ed.Petrópolis: Vozes, 2007, p.102-115. [Links]
SILVA, D. M. S.; FALCOMER, V. A. S.; PORTO, F. S. As Contribuições do PIBID para o Desenvolvimento dos Saberes Docentes: a experiência da licenciatura em ciências naturais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 20, p. 1-22, out. 2018. [ Links ]
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. [ Links ]
SOUZA, J. F. Identidade profissional do docente de licenciatura em Ciências Biológicas da UFS: desvelando os significados de ser professor. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. 2012. [ Links ]
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. [ Links ]
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Trad. Francisco Pereira. 11 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. [ Links ]
WARTHA, E.J.; SILVA, E.L.; BEJARANO, N.R.R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013. [ Links ]