A MEDIAÇÃO EDUCATIVA EM UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE SALOMON E PERKINS (1998)

EDUCATIONAL MEDIATION IN A NON-FORMAL EDUCATION ACTIVITY: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF SALOMON AND PERKINS (1998)

Autores

  • Daniela Cristina Lopes Rejan Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-1945-4606

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210123

Palavras-chave:

Educação não formal; Mediação; Mediadores.

Resumo

A educação não formal é realizada fora da escola, em ambientes nos quais ocorrem ações educativas e onde a figura do mediador é importante no processo de aprendizagem. Ele é responsável, sob supervisão, pela elaboração das atividades, participando da construção de conhecimento. Entretanto, sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça. Baseado na perspectiva Vygotskyana de aprendizagem mediada e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, o objetivo deste trabalho foi analisar aspectos da mediação de monitores de uma atividade não formal, como identificam seu papel e como a mediação ocorre. Para tanto, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em duas etapas e utilizou dois instrumentos de coleta de dados: questionários eletrônicos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que os mediadores estão longe da ideia de mediação e do seu papel, e que necessitam de formação específica para sua atuação.

Non-formal education is carried out outside school, in environments where educational actions take place and where the figure of the mediator is important in the learning process. He is responsible, under supervision, for the preparation of activities, participating in the construction of knowledge. However, it is known that in these activities there are obstacles to mediation. Based on the Vygotskian perspective of mediated learning and on the proposal of mediation by Salomon and Perkins, the aim of this work was to analyze aspects of the mediation of monitors of a non-formal activity, how they identify their role and how mediation occurs. For that, the research, of qualitative nature, was carried out in two stages and two instruments of data collection were used: electronic questionnaires and semi-structured interviews. The results show that mediators are far from the idea of mediation and its role, and that they need specific training for their performance.

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS