COOPERAÇÃO LATINO-AMERICANA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

LATIN AMERICAN COOPERATION FOR THE TRAINING OF SCIENCE TEACHERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210143

Palavras-chave:

América Latina; Educação Científica; Cooperação Internacional.

Resumo

A cooperação internacional é uma estratégia enriquecedora que contribui para se pensar na construção de uma sociedade justa/sustentável. Nessa perspectiva, este estudo bibliográfico visou caracterizar processos de cooperação para a formação de professores de Ciências na América Latina. Por meio de Análise Textual Discursiva, foram analisadas produções científicas resultantes de atividades de cooperação e documentos regulamentares de convênios internacionais entre Universidades. Quatro categorias emergiram do processo: Particularidades dos projetos e convênios de cooperação; Objetivos e motivações; Entendimentos sobre América Latina e Cooperação; Desafios e perspectivas para a Formação de Professores de Ciências. Considera-se necessário criar/divulgar mais espaços de cooperação para construir novas visões acerca do contexto da educação científica latino-americana e fortalecer a formação dos atuais e futuros professores.

International cooperation is an enriching strategy that contributes to thinking about building a just/sustainable society. From this perspective, this bibliographical study aimed to characterize cooperation processes for the training of science teachers in Latin America. By means of Discursive Textual Analysis, scientific productions resulting from cooperation activities and regulatory documents of international agreements between universities were analyzed. Four categories emerged from the process: Particularities of cooperation projects and agreements; Objectives and motivations; Understanding on Latin America and Cooperation; Challenges and prospects for science Teacher Training. It is considered necessary to create/disseminate more spaces of cooperation to build new visions about the context of Latin American science education and strengthen the training of current and future teachers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALZATE, M. V.; QUICENO Y. Las políticas educativas en Colombia y sus repercusiones en la formación y la enseñanza de las ciencias. IMEA-UNILA, v. 2, n. 2, p. 47-59, 2014. [ Links ]

ANDERS, V. et al. Diccionario Etimológico Castellano En Línea. Disponível em: http://etimologias.dechile.net/, 2019. [ Links ]

ANDRÉ, M. E. D. A.; SIMÕES, R.; CARVALHO, J. M.; BRZEZINSKI, I. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes, v. 20, n. 68, p. 301-309, 1999. [ Links ]

ASENCIO, E. Um acercamiento a la formación de docentes de ciencias en latinoamerica. Experiencias en el contexto cubano. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de la Ciencias, v. 10, n. extra., p. 797-806, 2013. [Links]

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. [ Links ]

BRZEZINSKI, I. Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/Anped: travessia histórica. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 71-94, 2009. [ Links ]

CONTRERAS, J. La autonomía del professorado. (4ª ed.). Madrid, España: Morata. 1997. [ Links ]

CUNHA, A. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1ª ed., 1982. [ Links ]

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre a formação de professores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013. [ Links ]

DUARTE, A.; ODETTI, H.; TEIXEIRA, P. Pós-graduação e a formação de professores: uma experiência entre Brasil e Argentina. Integración y Conocimiento, v. 3, n. 2, nov. 2014. [ Links ]

GARCIA, E. Pesquisa Bibliográfica versus Revisão Bibliográfica - Uma discussão necessária. Línguas & Letras, v. 17, n. 35, mai. 2016. [ Links ]

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. [ Links ]

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. [ Links ]

IMBERNÓN, F. La profesión docente en la globalización y la sociedad del conocimiento, 2009. Disponível em: <http://www.ub.edu/obipd/PDF%20docs/Aspectes%20laborals/Documents/La%20profesion%20docente%20en%20la%20globalizacion%20y%20la%20sociedad%20del%20conocimiento.pdf>. [ Links ]

LÓPEZ DE MESA, C. Políticas públicas y TIC en la educación. Revista CTS, v. 6, n. 18, p. 221-239, 2011. [ Links ]

MAIA, T. C., HOBOLD, M. Estado da Arte sobre Formação de Professores e Trabalho Docente; Psic. da Ed., São Paulo, 39, 2º sem. de 2014, pp. 3-14. [Links]

MARTÍNEZ, L.; PARGA, D.; PINZÓN, Y.; SALAZAR V. Consideraciones teóricas sobre la formación de profesores de ciencias en la interfaz universidad-escuela: una investigación internacional en desarrollo. Memorias, Sexto Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., 2014. [ Links ]

MICHAELIS. Dicionário brasileiro da língua portuguesa, 2020. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/cooperar/>. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 3ª ed., 2016. [ Links ]

MORENO, A. S.; DEL PINO, J. C. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na américa latina. TEAR: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 1-21, 2017. [ Links ]

NARDI, R. Memórias do ensino de Ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação. IMEA-UNILA, v. 2, n. 2, p. 13-46, 2014. [ Links ]

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. [ Links ]

PEREIRA, L., & MARTINS, Z. A identidade e a crise do profissional docente. In: BRZEZINSKI, I. (org.). Profissão Professor: Identidade e Profissionalização Docente(pp. 113-132). 1ª ed. Brasília, DF: Plano editora, 2002. [ Links ]

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, p. 15-34, 1999. [ Links ]

QUINTANILLA, M. Equidad y calidad de la educación científica en América Latina: algunas reflexiones para un debate sobre los modelos de formación inicial y contínua de los profesores de ciencia. Santiago de Chile: Orealc, Unesco, 2004. [ Links ]

QUINTANILLA, M. “Historia de la ciencia, ciudadanía y valores: claves de una orientación realista pragmática de la enseñanza de las ciencias”, Revista Educación y Pedagogía, v. 18, n. 45, p. 9-23, 2006a. [ Links ]

QUINTANILLA, M. La ciencia en la escuela: Un saber fascinante para aprender a ‘leer el mundo’. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinamericana, v. 39, n. 2, 2006b. [ Links ]

RAIMUNDO, J. A.; FAGUNDES, M. C. V. Estado da arte sobre a formação de professores entre 2001 e 2016: um olhar sobre a produção brasileira a partir do Portal de periódicos CAPES/MEC. Roteiro, v. 43, n. 3, p. 891-918, 19 dez.2018. [ Links ]

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As Pesquisas Denominadas do Tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, p. 37‐50, v. 6, n. 19, 2006. [ Links ]

SÁNCHEZ BURSÓN, J.M. La infancia en la Sociedad del Conocimiento. Revista CTS, v. 4, n. 11, p. 23-43, 2008. [ Links ]

SANTOS, F. M.; GRECA, I. M. Metodologias de pesquisa no ensino de Ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000. Ciênc. educ. (Bauru), v. 19, n. 1, p. 15-33, 2013. [ Links ]

SCARTEZINI, R. A.; CARVALHO, M. B. Brasil e Timor-Leste: reflexões sobre formação de professores universitários e cooperação educacional. Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 462-484, 2016. [ Links ]

SILVA, M. C. V.; AGUIAR, M. C. C.; MONTEIRO, I. A. Identidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 2, p. 735 758, mai./ago. 2014. [ Links ]

TARDIFF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. [ Links ]

TEIXEIRA SANTOS, M.; F FILHO, E.; RIBEIRO, E.; FREITAS, N. Cenas e cenários das questões socioambientais: mediações pela fotografia. Revista Ensaio, v. 16, n. 01, p. 49-65, 2014. [ Links ]

REFERÊNCIAS DOS TRABALHOS ANALISADOS (QUADRO 1)

Acordo Acordo cooperativo UTFPR e UNAJ, 2014. Disponível em:http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/convenios Acordo cooperativo UTFPR e UNQ, 2014. Disponível em:http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/convenios [ Links ]

ARIAS, I. X. Articulación de las Cuestiones Sociocientíficas al Currículo de Ciencias: Aportes y Limitaciones para la Formación de Profesores en la Interfaz Universidad-Escuela. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VI Congreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2014. [ Links ]

ASENCIO, E. Un acercamiento a la formación de docentes de ciencias en latinoamérica. Experiencias en el contexto cubano. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 10, n. Extra., p. 797-806, 2014. [Links]

ASTROZA, M. V. et al. El Acrónimo C.R.I.T.I.C. y las reacciones de tipo REDOX como una forma para promover competencias de pensamiento científico en estudiantes de Enseñanza Media. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VIICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2016. [Links]

BARRERA KALHIL, J.; SÁNCHEZ LIZARDI, P. La Enseñanza de la Física y las Habilidades Hipotéticos Deductivas. Atenas, v. 2, n. 30, p. 123-132, 2015.[Links]

CAMEJO I. E.; GALEMBECK, E. Laboratorio constructivista y remoto: secuencia didáctica potencialmente significativa para la formación continuada del profesor de ciencias en Latinoamérica. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 2485-2490, 2017. [ Links ]

CASTIBLANCO, O.; CHRISPINO, A. Entrevista a Alvaro Chrispino. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 195-200, 2018. [ Links ]

CASTIBLANCO, O. La interacción en el aula como una dimensión de la didáctica de la física. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VIICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2016. [ Links ]

CASTIBLANCO, O.; MASA M. B. Entrevista. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 10, n. 1, 2015. [ Links ]

CASTIBLANCO, O.; MONTEIRO, I. Entrevista Isabel Cristina De Castro Monteiro. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 11, n. 1, 2016. [ Links ]

CASTIBLANCO, O.; NARDI, R. Entrevista a Roberto Nardi. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 12, n. 2, p 7-13, 2017. [ Links ]

CASTIBLANCO, O.; OTERO M. R. Entrevista a María Rita Otero. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 152-155, 2016. [ Links ]

CASTIBLANCO, O; PIRES DE CAMARGO, E.; GONÇALVES C. Entrevista: Eder Pires de Camargo y Jairo Gonçalves Carlos. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 9, n. 2, p. 6-9, 2014. [ Links ]

CASTRO, P.; CARRIÓN, D. Propuesta de un Diseño Curricular desde las Cuestiones Sociocientíficas. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2014. [Links]

CHAPANI, D. T. et al. Contribuições de projetos de cooperação internacional para a formação de professores de ciencias. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VIICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2016. [ Links ]

CHÁVEZ HERNANI, M.; VIEIRA GONÇALVES, S. La formación de profesores en Perú y Brasil: aproximaciones y diferencias. Educación, v. 27, n. 52, p. 26-45, 2018. [ Links ]

CLEOPHAS, M.; MEIRA, E.; PINTO, L. Construcción de Recursos Didácticos para el Empoderamiento Científico y Ambiental de la Temática del Agua. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VIICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2016. [ Links ]

HARRES, J. B. S. et al. Constituição e Prática de professores inovadores: um estudo de caso. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. Belo Horizonte, v. 20, p. 1, 2018. [Links]

MARCELO, C.; VAILLANT, D. Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cad. Pesqui. São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1224-1249, 2017. [Links]

MARTÍNEZ, L. et al. Consideraciones teóricas sobre la formación de profesores de ciencias en la interfaz universidad-escuela: una investigación internacional en desarrollo. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2014. [ Links ]

MARTÍNEZ, L. et al. Simposio Cuestiones Sociocientíficas en la Formación de Profesores de Ciencias en la Interfaz Universidad-Escuela. Uni-pluri/versidad. Separata, v. 14, n. 2, 2014. [ Links ]

MORENO, A. S. Educação Química com enfoque CTS para a formação cidadã: caminhos percorridos nas licenciaturas da UPN e da FURG (Colômbia- Brasil). Dissertação (mestrado), PPG Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande do Sul, 2015. [ Links ]

OLIVEIRA, I. et al. Um encontro com a educação CTS: Análise de uma proposta de apresentação do Enfoque CTS a um grupo de professores. Uni-pluri/versidad. Separata, v. 14, n. 2, 2014. [ Links ]

QUIÑONES, A.; ROJAS, D.; ARISTIZÁBAL, C. Los saberes docentes que más emplean los profesores de química y física en el ejercicio de la profesión. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VIICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2016. [ Links ]

RODRÍGUEZ, B.; MARTÍNEZ. L. La legalización de la droga en Colombia. Controversia sociocientífica en el marco de formación de docentes en ejercicio. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2014. [ Links ]

SÁNCHEZ, J.; BARZANO, M. Murmullos para una enseñanza de las ciencias ambientalmente sensible en las escuelas de Bogotá. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VIICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2016. [ Links ]

SANTOS, M.; LOGUERCIO, R.; SALGADO, T. Algumas Contribuições Da Universidade No Curso De Química: Uma Análise De Duas Realidades Latino-Americanas. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. Extra., VICongreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias, 2014. [ Links ]

SOUZA, D.; ZIBETTI, M. Formação de professores e saberes docentes: trajetória e preocupações de uma pesquisadora da docência - uma entrevista com Ruth Mercado. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 1, p. 247-267, 2014. [ Links ]

STIPCICH, M. S.; RAMOS, W. La argumentación en la práctica docente: historias de vida entrevista a María Silvia Stipcich. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 7-12, 2014. [ Links ]

TAMAYO OSORIO, C. Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra, etnomatemática y formación de profesores. Ciênc. Educ., Bauru, n. 3, p. 759-777, 2018. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS