EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DE NICO STEHR

SCIENCE EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF THE KNOWLEDGE SOCIETY THEORY OF NICO STEHR

Autores

  • Marina de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Leonardo Albuquerque Heidemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-3729-0895

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210133

Palavras-chave:

CTS; Sociedade do Conhecimento; Ensino de ciências.

Resumo

A Abordagem CTS tem se preocupado com as implicações dos estudos sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na área de ensino de ciências. Nessa perspectiva, o ensino deve se basear numa visão de ciência como processo social, assumindo que o desenvolvimento científico e tecnológico não é neutro. Com o objetivo de ampliar os horizontes da área quanto às discussões contemporâneas sobre a função social do conhecimento, especialmente o conhecimento científico-tecnológico, o presente artigo tem como objetivo apresentar a Teoria da Sociedade do Conhecimento, na acepção do sociólogo Nico Stehr, como um referencial teórico possível para a análise sociológica do papel do conhecimento nas sociedades modernas e apresentar as potencialidades dessa teoria para o ensino de ciências.

The STS Approach has been focused on the studies implications about the relations between Science, Technology, and Society (STS) on science teaching. From this perspective, education should be based on a view of science as a social process, assuming that scientific and technological development is not neutral. The purpose of this article is to present the Knowledge Society Theory, in the sense of sociologist Nico Stehr, as a possible theoretical framework for the sociological analysis of the role of knowledge in modern societies, and present the potentialities of his theory for science education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO DÍAZ, J. A; ALONSO, Á; V.; MAS, M. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, p. 80-111, 2003. [ Links ]

ADOLF, M. T.; STEHR, N. Knowledge: is knowledge power? 2. ed. London; New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2017. [ Links ]

AIKENHEAD, G.; ORPWOOD, G.; FENSHAM, P. Scientific Literacy for a Knowledge Society. Exploring the Landscape of Scientific Literacy. New York: Taylor and Francis Group, 2011. p. 28. [ Links ]

ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Desafios contemporâneos à produção colaborativa em ciência, tecnologia e inovação. v. 10, p. 17, 2014. [Links]

ALVES, D.; BAUMGARTEN, M. (Org.). Conhecimentos e sociedade: teorias, políticas e controvérsias. Brasília, DF: Verbena Editora, 2019. [ Links ]

AULER, D. Novos Caminhos para a Educação CTS: ampliando a participação. In: IVSIMPÓSIO NACIONAIS DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2011. Anais […]. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (UTFPR), associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR), p. 10. 2011. [ Links ]

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, n. 2, p. 122-134, 2001. DOI 10.1590. [ Links ]

BATISTA DE FREITAS, D. Modos de discurso usados por licenciandos em Física da UFRGS em questões sociocientíficas. 2019. Dissertação de Mestrado em Ensino de Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2019. [ Links ]

DAGNINO, R. Mais além da participação pública na ciência: buscando uma reorientação dos Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade em Ibero-américa. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad e Inovación, v. 7, dez. 2006. [ Links ]

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. v. 13. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Brasil: Paz e Terra, 1996. [ Links ]

GORTÁZAR, N. G. O que há por trás das chamas na Amazônia. 4 nov. 2019. EL PAÍS. Brasil. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/22/eps/1571696000_250069.html. Acesso em: 4 dez. 2019. [ Links ]

JUNQUEIRA, C.; MACHIDA, K.. Após 29 dias no cargo, Nelson Teich pede demissão do Ministério da Saúde. 15 maio2020. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/05/15/nelson-teich-pede-demissao-do-ministerio-da-saude. Acesso em: 18 jun. 2020. [ Links ]

MACIEL, M. L.; ALBAGLI, S. (Org.). Informação, conhecimento e poder: mudança tecnológica e inovação social. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2011. [Links]

MUÑOZ, Ramón; MARS, Amanda. O problema não é seu celular Huawei, o problema se chama 5G. 27 maio 2019. EL PAÍS. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/25/economia/1558795538_036562.html. Acesso em: 18 jun. 2020. [ Links ]

NÚÑEZ JOVER, J. La ciencia y la tecnología como procesos sociales. Lo que la educación científica no debería olvidar. 2000. Sala de Lectura CTS+I - Organización de Estados Iberoamericanos. Disponível em: https://www.oei.es/historico/salactsi/nunez00.htm#a. Acesso em: 18 jun. 2020. [Links]

PARRA, H. et al . Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do google suite for education. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 1, p. 63, 6 jul. 2018. [ Links ]

PEZZI, R. P. et al . Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica. Liinc em Revista, v. 13, n. 1, p. 205-222, maio2017.[Links]

PRETTO, N. De L. Educações, Culturas e Hackers: escritos e reflexões. Salvador: EDUFBA, 2017. [ Links ]

RUSER, A. Nico Stehr, Sociology, Knowledge and the Sociology of Knowledge: An Introduction. In: ADOLF, M. T. (org.). Nico Stehr: pioneer in the theory of society and knowledge. Pioneers in Arts, Humanities, Science, Engineering, Practice. Germany: Springer, 2018. v. 16. [ Links ]

SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. De L. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. [ Links ]

SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 2, n. 2, p. 110-132, dez. 2000. DOI 10.1590/1983-21172000020202. [ Links ]

SIMÕES, N. Manifestantes convocam novos protestos por vidas negras em São Paulo e no Rio de Janeiro. 5 jun. 2020. Alma Preta. Disponível em: https://almapreta.com/editorias/realidade/manifestantes-convocam-novos-protestos-por-vidas-negras-em-sao-paulo-e-no-rio-de-janeiro. Acesso em: 18 jun. 2020. [ Links ]

STEHR, N. Da desigualdade de classe à desigualdade de conhecimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 42, p. 101-112, fev. 2000. [Links]

STEHR, N. Liberdade é filha do conhecimento?Tempo Social, v. 20, n. 2, p. 221-234, nov. 2008. DOI 10.1590/S0103-20702008000200011. [Links]

STEHR, N. Nico Stehr: pioneer in the theory of society and knowledge. Switzerland: Springer Nature, 2018. [Links]

STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. 2012. Tese de Doutorado em Ensino de Física - USP, São Paulo, 2012. DOI 10.11606/T.81.2012.tde-13062012-112417. [ Links ]

STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 27-56, maio2017. [ Links ]

TOLLEFSON, J. ‘Tropical Trump’ sparks unprecedented crisis for Brazilian science. Nature, v. 572, n. 7768, p. 161-162, 1 ago.2019. https://doi.org/10.1038/d41586-019-02353-6. [ Links ]

TRÄSEL, M.; LISBOA, S.; VINCIPROVA, G. R. Pós-verdade e confiança no jornalismo. Brazilian Journalism Research, v. 15, n. 3, p. 452-473, 30 dez. 2019. https://doi.org/10.25200/BJR.v15n3.2019.1211. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS