ARTICULANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PRÁTICOS SOBRE ÁCIDOS/ BASES: UMA ANÁLISE DE FORMAS DE FALAR E MODOS DE PENSAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E CABELEIREIRAS
ARTICULATING PRACTICAL AND SCIENTIFIC KNOWLEDGES ON ACIDS/BASES: ANALYSIS OF WAYS OF SPEAKING AND THINKING FROM LICENSED CHEMISTRY TEACHERS AND HAIRDRESSERS
DOI:
https://doi.org/10.1590/21172020210124Palavras-chave:
Ácido/base; Comunidades de práticas; Perfil conceitual.Resumo
Este trabalho analisa formas de falar e modos de pensar sobre ácidos/bases a partir de significados construídos em duas situações distintas - na prática profissional de cabeleireiras, uma comunidade de prática, e na formação inicial de professores de química. A construção dos dados envolveu entrevistas individuais e semiestruturadas com cabeleireiras, e análise de relatórios e transcrição de falas de licenciandos quando relataram as suas interações com cabeleireiras, buscando identificar como elas compreendem ácidos/bases no contexto de tratamento capilar. Em geral, as cabeleireiras atribuem ao ácido sentidos não científicos associados a produtos para o cabelo usados na prática. No contexto acadêmico, foram identificados modos de pensar utilitarista/pragmático, substancialista, empirista, racionalista e relacional.
This work analyzes ways of speaking and thinking on acids/bases from the meanings built in two different situations - the professional practice of hairdressers, a community of practice, and a formation course for Chemistry teachers. We collected data from individual semi-structured interviews conducted with hairdressers and the analysis of licensed teachers’ reports and speeches transcriptions on interviews that they performed with hairdressers, aiming to identify how they understand acids/bases in the context of hair treatment. In general, the hairdressers expressed unscientific ideas on acid associated with the use of hair products in practice. In the academic context, utilitarian/pragmatic, substantialist, empirical, rationalistic and relational ways of thinking were identified.
Downloads
Referências
AMARAL, E. M. R.; MORTIMER, E. F. Un perfil conceptual para entropia y espontaneidad: una caracterizacion de las modos de pensar y hablar en el aula de química. Educacion química, n. 3, p. 60 - 75. 2004. [ Links ]
AMARAL, E.M.R.; MORTIMER, E.F. Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de calor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte. v. 1n. 3p. 1-16. 2001. [ Links ]
ARAÚJO, A. O. O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas. 2014. 223 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2014. [Links]
ARAÚJO, A. O.; MORTIMER, E. F. Estudo preliminar sobre a utilização do perfil conceitual de calor em um curso para manutenção e instalação de aparelhos de refrigeração. Anais doEncontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), UFBA. 2012. [ Links ]
BARDANCA, M.; N NIETO, M.; RODRIGUEZ, M.C. Evolución de los conceptos Ácido-base a lo largo de la ensenanza media. Investigacion y experiencias didácticas, v. 11, n. 2, pp. 125-129. 1993. [ Links ]
CARDOSO, S. M. B.; SILVA, L. H. B.; LIMA, J. P. M. Concepções alternativas de estudantes da 1º série do ensino médio sobre ácidos e bases investigadas nas ações do PIBID/Química/UFS/São Cristóvão. Scientia Plena, v. 10, n. 08. 2014. [ Links ]
COLL, C.; BUSTOS, A.; ENGEL, A. As comunidades virtuais de aprendizagem. In: COLL, C. et al. Psicologia da educação virtual. Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, p. 268-286. 2010. [ Links ]
COUTINHO, F. A; EL-HANI; C. N.; MORTIMER; E. F. Building a Profi le for the Biological Concept of Life. In: Bases of a Research Program Conceptual Profiles: A Theory of Teaching and Learning Scientific Concepts. New York: Spriger. 2014. [ Links ]
CYRINO, M. C. C. T; CALDEIRA, J S. Processos de negociação de significados sobre pensamento algébrico em uma CoP de formação inicial de professores de matemática. Investigações em Ensino de Ciências - V16(3), pp. 373-401. 2011. [Links]
DELFINI, F. N. A. Trabalho de Conclusão de Curso - Ativos alisantes em cosméticos. Monografia (Graduação). UNESP, Araraquara, 53 p. 2011. [ Links ]
EL-HANI, C.; GRECA, I. M. Participação em uma comunidade virtual de prática desenhada como meio de diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em Biologia. Ciência e Educação, v. 17, n.3, p. 579- 601. 2011. [ Links ]
FIGUEIRA, A. C. M.; OLIVEIRA, A. M.; SALLA, L. F.; ROCHA, J. B. T. Concepções alternativas de estudantes do ensino médio: ácidos e bases. In: Anais do VIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VII ENPEC), Florianópolis, nov. 2009. [ Links ]
FIGUEIRA, A. C. M.; ROCHA, J. B. T (2011). Investigando as concepções dos estudantes do ensino fundamental ao superior sobre ácidos e bases. Revista Ciências&Ideias, v. 3, n. 1. [ Links ]
LEMKE, J. Aprender a Hablar Ciência. Lenguaje, Aprendizaje y Valores. 1ª ed. Barcelona: Paidós. 1997. [ Links ]
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em ensino de ciências, 1(1), p. 20-39. 1996. [Links]
MORTIMER, E. F; SCOTT, P; EL-HANI, C. N. Bases teóricas e epistemológicas da abordagem dos perfis conceituais. Tecné, Episteme y Didaxis, n.30, p.111-125. 2011. [ Links ]
OLIVEIRA, A. M. Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado), 71 p., Porto Alegre-RS. 2008. [ Links ]
PETRY, D. Tioglicolato de amônio: avaliação in vitro de liberação, atividade antioxidante e geração de resíduos. Dissertação (Mestrado) - Programa de pós-graduação em ambiente em desenvolvimento, UNIVATES, Lajeado, 2013. [Links]
RAMOS, W. R.; MANRIQUE, A. L. Comunidades de prática de professores que ensinam matemática como espaço de negociações de significados sobre a resolução de problemas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 979-997. 2015. [ Links ]
SABINO, J. D.; AMARAL, E. M. R. Utilização do perfil conceitual de substância no planejamento do ensino e na análise do processo de aprendizagem. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 245-265. 2018. [ Links ]
SANTOS, V. C. A formação de professores em comunidades de prática: o caso de um grupo de professores de química em formação inicial. 2015. 452 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015. [ Links ]
SEPULVEDA, C.; EL-HANI, C.N. Prática de ensino e estágio supervisionado como participação em CoP: examinando uma proposta para licenciaturas em ciências. In: Atas do IXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC. 2013. [ Links ]
Silva, F. C. V.; Amaral, E. M. R Tendências de pesquisa, concepções de estudantes e desenvolvimento histórico do conceito de ácido. In: XVIIEncontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ), Ouro Preto-MG, Atas do XVII ENEQ. 2014. [ Links ]
SILVA, F.C.V. Análise de diferentes modos de pensar e formas de falar o conceito de ácido/base em uma experiência socialmente situada vivenciada por licenciandos em química. 2017. 241 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. 2017b. [ Links ]
SILVA, J. R. R. T. Um Perfil Conceitual para o Conceito de Substância. Recife, 2011. 186 p. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco. [ Links ]
SILVA, J. R. R. T. Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 707-722. 2017ª. [ Links ]
SILVA, J. R. R. T.; AMARAL, E.M.R. Proposta de um perfil conceitual para substância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 13, n. 3. 2013. [ Links ]
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge University Press. 1998. [ Links ]