A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA SOCIEDADE DE RISCO

THE SOCIO-ENVIRONMENTAL APPROACH TO SCIENCE EDUCATION AS WAY TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP WITHIN THE RISK SOCIETY

Autores

  • Deine Bispo Miranda Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-3922-8294
  • Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210138

Palavras-chave:

Risco; Educação Ambiental; Educação em Ciências.

Resumo

O presente artigo apoia-se no conceito de Risco, abordado em Sociedade de Risco, de Ulrich Beck, e tem por objetivo refletir, no âmbito do espaço escolar, sobre como a Educação em Ciências, pode, por meio do aporte da Educação Ambiental, promover a reflexão sobre os riscos oriundos dos avanços científicos e tecnológicos, de modo a contribuir para a formação da cidadania socioambiental dos atores da referida sociedade de risco. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica à luz de Beck (2009; 2011), Beck, Giddens e Lash (1997), Giddens e Sutton (2017), dentre outros. Os dados iniciais apontam para a necessidade da incorporação das práticas ambientais na Educação em Ciências, de maneira a superar o entendimento estrito da visão física, química e biológica do conhecimento, dialogando no contexto social, político e econômico dos riscos, colocados a partir dos avanços científico-tecnológicos, tornando-se parte prioritária e não complementar na formação docente.

This article is based on the concept of Risk, approached in Society of Risk, by Ulrich Beck, and aims to reflect, in the scope of the school space, on how Education in Sciences can, through the contribution of Environmental Education, promote reflection on the risks arising from scientific and technological advances, in order to contribute to the formation of socio-environmental citizenship of the actors of that risk society. In this sense, an exploratory and bibliographic research was carried out in the light of Beck (2009; 2011), Beck, Giddens and Lash (1997), Giddens and Sutton (2017), among others. The initial data point to the need to incorporate environmental practices in Science Education, in order to overcome the strict understanding of the physical, chemical and biological view of knowledge, dialoguing in the social, political and economic context of the risks, based on the scientific and technological advances, becoming a priority and not a complementary part in teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, T. C. D. Principais marcos históricos mundiais da educação ambiental. AmbienteBrasil, 2007. Disponível em: http://www.mobilizadores.org.br/wp-content/uploads/2014/10/Principais-marcos-historicos-mundiais-da-educacao-ambiental.pdf. Acesso em:18 nov. 2019. [Links]

BARBIERI, J. C.; SILVA, D. D. Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental: Uma trajetória comum com muitos desafios. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, 12, n. 3, Maio/Jun. 2011, p. 51-82. Disponível em: https:// www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712011000300004&script=sci_abstract & tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2019. [Links]

BECK, U. World at Risk. Cambridge: Polity Press, 2009. [ Links ]

BECK, U. Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Editora 34, 2011. [ Links ]

BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997. [ Links ]

BOURN, D.; HUNT, F.; BAMBER, P. Paper commissioned for the 2017/8 Global Education Monitoring Report, Accountability in education: Meeting our commitments. UNESCO - Global Education Monitoring Report, 2017. [ Links ]

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Presidência da República: Brasília, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em:20 de agosto 2019. [ Links ]

CARVALHO, L. M. D.; TOMAZELLO, M. G. C.; OLIVEIRA, H. T. D: Panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 13-27, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622009000100002&script=sci_arttext. Acesso em: 18 set. 2019. [Links]

CATANI, A. M. et al . Vocabulário Bourdieu. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. [ Links ]

COOK, K. Grappling with wicked problems: exploring photovoice as a decolonizing methodology in science education. Cult Stud of Sci Educ, 26 jul. 2015, p. 581-592. [ Links ]

DEMAJOROVIC, J. Sociedade de Risco e responsabilidade socioambiental: Perspectivas para a educação corporativa. São Paulo: Senac, 2003. [ Links ]

GIDDENS, A.; SUTTON, W. P. Conceitos essenciais da sociologia. Tradução de Claudia Freire. 1ª ed. ed. São Paulo: Unesp Digital, 2017. [ Links ]

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008. [ Links ]

GUIVANT, J. S. O legado de Ulrich Beck. Ambiente & Sociedade, XIX, n. 1, p. 229-240, Jan./mar. 2016. [ Links ]

LAYRARGUES, P. P. O Cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. D. S. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, p. 179-219, 2002. [ Links ]

LAYRARGUES, P. P. Para onde vai a Educação Ambiental? O cenário político ideológico da Educação Ambiental Brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, 7, n. 14, ago./dez. 2012. [ Links ]

LIMA, M. L. Factores Sociais na percepção de riscos. Psicologia, Lisboa, v. 12, n. 1, p. 11-28, jan. 1998. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_ arttext& pid= S0874-20491998000100001. Acesso em: 25 out. 2019 [ Links ]

LUPTON, D. Sociology and risk. In: MYTHEN, G.; WALKLATE, S. Beyond the Risk Society. 1ª ed. New York: Open University Press, Cap. 1, p. 11-24. 2006. [Links]

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, set. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402& lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2019. [ Links ]

PÁDUA, S. O despertar de um senso de maravilhamento pela vida. In: LAVORATO, M. L. D. A. (org.). BenchMais4: as 388 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil, São Paulo: Biografia. Cap. 2, p. 37-39, 2019. [Links]

PITANGA, Â. F. Crise da modernidade, Educação ambiental, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Educação em Química Verde: (re)pensando paradigmas. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, set./dez. 2016, p. 141-159. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v18n3/1983-2117-epec-18-03-00141.pdf. Acesso em:05 nov. 2019 [ Links ]

REVERCHON, A. Entrevista. Folha de São Paulo - Ciência, São Paulo, 20 Nov. 2001. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2011200101.htm. Acesso em: 17 nov. 2019. [ Links ]

SAITO, C. H. Environmental Education and Biodiversity Concern: Beyond the Ecological Literacy. American Journal of Agricultural and Biological Sciences, 8, n. 1, p.12-27, 2013. [ Links ]

SOUZA, D. C. D.; SALVI, R. F. A Pesquisa em Educação Ambiental: Um Panorama sobre sua Construção. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 111-129, set./dez. 2012. Disponivel em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v14n3/1983-2117-epec-14-03-00111.pdf. Acesso em: 17 set. 2019 [ Links ]

WATANABE-CARAMELLO, G.; KAWAMURA, M. R. D. Uma educação na perspectiva ambiental crítica, complexa e reflexiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, 2014, p. 255-264. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3cef/0811db4144e8e9ba44d639e611b476e4662a.pdf. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS