PROJETOS DE PESQUISA E A RELAÇÃO COM A METACOGNIÇÃO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS PESQUISADORES SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM

RESEARCH PROJECTS AND THE RELATION WITH METACOGNITION: STUDENT RESEARCHERS PERCEPTIONS ABOUT THEIR OWN LEARNING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210144

Palavras-chave:

Aluno pequisador; Projeto de pesquisa; Metacognição.

Resumo

Este artigo buscou analisar a percepção metacognitiva de alunos pesquisadores decorrente da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participaram do estudo 133 alunos da Educação Básica e dez professores, abordados em uma feira de ciências de uma universidade comunitária. Os dados foram coletados por meio de questionário Likert e entrevista gravada, analisados mediante método fenomenológico. Ficou evidenciado que a evocação do pensamento metacognitivo se fez presente ao longo do processo da pesquisa, possibilitando aos alunos identificarem seus conhecimentos e se autoavaliarem, e assim obterem ganhos cognitivos. Os resultados apresentados podem levar a uma melhor compreensão do fenômeno estudado, especialmente em termos de compreensão do potencial que possui o ensino e a aprendizagem através da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

This article sought to analyze the metacognitive perception of student researchers resulting from the elaboration and development of research projects. 133 students from Basic Education and ten teachers participated in the study, approached at a science fair at a community university. Data were collected using a Likert questionnaire and recorded interviews, analyzed using a phenomenological method. It was evidenced that the evocation of metacognitive thinking was present throughout the research process, allowing students to identify their knowledge and self-evaluate themselves, and thus obtain cognitive gains. The results presented may lead to a better understanding of the phenomenon studied, especially in terms of understanding the potential that teaching and learning has through the elaboration and development of research projects.

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS