DIFERENÇAS NO DESENVOLVIMENTO SEXUAL: UM ESTUDO DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA EM UM HOSPITAL

DIFFERENCES IN SEXUAL DEVELOPMENT: A STUDY TO DISCLOSE SCIENCE IN A HOSPITAL

Autores

  • Ana Fukui Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) https://orcid.org/0000-0001-8101-7880
  • Berenice Bilharinho de Mendonça Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210139

Palavras-chave:

Divulgação científica; Epistemologia da ciência; Diferenças do desenvolvimento sexual.

Resumo

Embora o aprendizado de ciências costume estar relacionado ao ambiente escolar, existem outras instituições que proporcionam acesso ao conhecimento científico, como os hospitais. Com base nesse pressuposto, realizou-se um estudo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo para levantar as possibilidades da divulgação científica sobre um tema pouco conhecido, as diferenças no desenvolvimento sexual (DDS). Com o objetivo de descrever a apropriação do conhecimento pelos pacientes, foram utilizadas as categorias epistemológicas de Bachelard. Os resultados preliminares obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com pacientes indicados pelo corpo clínico mostram que o modelo epistemológico adotado contribui de duas maneiras para a pesquisa: ao auxiliar na elaboração de texto e figuras em folhetos, guias para pais e livros de divulgação da ciência; e ao descrever o processo de aprendizagem que ocorre no hospital como etapas distintas de aquisição do conhecimento científico.

Although science learning is usually related to the school environment, other institutions, such as hospitals, promote access to scientific knowledge. Based on this assumption, an study was carried out at the Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo to raise the possibilities of scientific divulgation about a little-known subject, the differences of sex development (DSD). Aiming to describe the appropriation of knowledge by patients, the Bachelard’s epistemological categories were applied. The preliminary results obtained from semi-structured interviews with patients indicated by the clinical staff show that the epistemological model adopted contributes to the research in two ways: when assisting in the formulation of text and pictures for folders, guides for parents and science divulgation books; and when describing the learning process that happens in the hospital as distinct steps of scientific knowledge acquisition.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, E. M. R. do; MORTIMER, E. F. Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de calor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 1, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4154. Acesso em: 23 jan. 2020. [ Links ]

ANDRADE, B. L. de; ZYLBERSZTAJN, A.; FERRARI, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 182-192, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172000000200182&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 27 jan. 2020. [Links]

ARAÚJO, I. S.; CARDOSO, J. M. Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007. [ Links ]

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. [ Links ]

BAKIRTZIEF, Z. Identificando barreiras para aderência ao tratamento de hanseníase. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 12, p. 497-505, 1996. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2003.v19n2/593-604/. Acesso em: 29 jan. 2020. [ Links ]

BORGES, A. T. Um estudo de modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 207-266, 1997. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/628/417. Acesso em: 24 jan. 2020. [ Links ]

CAMILLONI, A.R.W. Los obstáculos epistemológicos em la enseñanza. GEDISA: Barcelona, 2002. [ Links ]

CANGUÇU-CAMPINHO, A. K.; LIMA, I. M. S. O. (org.). Dignidade da criança em situação de intersexo: orientações para família. Salvador: UFBA/UCSAL, 2014. [Links]

CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. A divulgação científica como um gênero de discurso: implicações na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais […]. São Paulo: USP, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/89.pdf Acesso em: 11 fev. 2020. [Links]

FONSECA, E. M.; DUSO, L. Entre crenças e aparências: compreensões sobre ciência por licenciandos em ciências da natureza. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 73-93, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7371. Acesso em: 23 jan. 2020. [ Links ]

FUKUI, A. De vazios e pontes: referenciação aplicada à divulgação da ciência. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 609-637, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982018000300609&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 11 fev. 2020. [Links]

FUKUI, A.; GIERING, M. E. A sedução da ausência: o texto e a epistemologia da ciência. Revista do GEL, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 176-202, 2016. Disponível em: https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/1461. Acesso em: 11 fev. 2020. [ Links ]

GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546. Acesso em: 11 fev. 2020. [ Links ]

GIERING, M. E. Referenciação e hiperestrutura em textos de divulgação científica para crianças. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 3, p. 683-710, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1518-76322012000300003&script=sci_arttext. Acesso em: 11 fev. 2020. [ Links ]

GIRCOREANO, J. P.; PACCA, J. L. A. O ensino da óptica na perspectiva de compreender a luz e a visão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 26-40, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6687. Acesso em: 23 jan. 2020. [ Links ]

GOMES, H. J. P.; OLIVEIRA, O. B. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 12, p. 96-109, 2007. Disponível em: http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/646. Acesso em: 27 jan. 2020. [ Links ]

GRILLO, S. V. de C. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. 2013. 333 f. Tese (Doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. [ Links ]

HUGHES, I. A. et al . Consensus statement on management of intersex disorders. Archives of Disease in Childhood, London, v. 91, n. 7, p. 554-563, 2006. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2082839/. Acesso em: 03 fev. 2020. [ Links ]

IACHEL, G.; LANGHI, R.; SCALVI, R. M. F. Concepções alternativas de alunos do ensino médio sobre o fenômeno de formação das fases da Lua. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 5, p. 25-37, 2008. Disponível em: http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/111. Acesso em: 23 jan. 2020. [ Links ]

IGLIORI, S. B. C. A noção de “obstáculo epistemológico” e a educação matemática. In: MACHADO, S. (org.). Educação matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999. p. 155-196. [ Links ]

MEGGIOLARO, G. P.; SANTOS, A. V. Uma proposta de mapas conceituais a partir da abordagem do conceito de campo elétrico em livros didáticos. Vivências, Erechim, v. 16, n. 30, p. 47-62, 2020. Disponível em:http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/103. Acesso em: 24 jan. 2020. [ Links ]

MENDONÇA, B. B.; COSTA, E. M. F.; DOMENICE, S. SAAD, M. J.; MACIEL, R. M. B; MENDONÇA, B. B. (org.). Distúrbios do desenvolvimento sexual. Endocrinologia: princípios e práticas. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017. p. 95-136. [Links]

MENINO, H. L.; CORREIA, S. O. Concepções alternativas: ideias das crianças acerca do sistema reprodutor humano e reprodução. Educação & Comunicação, n. 4, p. 97-117, s.d., 2001. [ Links ]

MOREIRA, M. A. Modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 193-232, 1996. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/141162. Acesso em: 24 jan. 2020. [Links]

MUKHERJEE, S.; As leis da Medicina, anotações cotidianas sobre uma ciência incerta. São Paulo: Alaúde Editorial, 2019. [ Links ]

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. Aprendizagem e o ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2009. [ Links ]

REINERS, A. A. O. et al . Produção bibliográfica sobre adesão/não-adesão de pessoas ao tratamento de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, p. 2299-2306, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232008000900034&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29 jan. 2020. [ Links ]

SANTOS, M. de M. R.; ARAUJO, T. C. C. F. de. Estudos e pesquisas sobre a intersexualidade: uma análise sistemática da literatura especializada. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 21, n. 2, p. 267-274, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200012&lng=en&nrm=iso. Accesso em: 11 abr. 2018. [ Links ]

STILGOE, J.; LOCK, S. J.; WILSDON, J. Why should we promote public engagement with science? Public Understanding of Science, London, v. 23, n. 1, p. 4-15, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0963662513518154. Acesso em: 11fev. 2020. [ Links ]

TELLES-SILVEIRA, M. et al . Hiperplasia adrenal congênita: estudo qualitativo sobre definição e redefinição sexual, cirurgia de dilatação e apoio psicológico (parte II). Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, São Paulo, v. 53, n. 9, p. 1125-1136, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302009000900009. Acesso em: 07 abr. 2020. [Links]

VILLANI, A.; PACCA, J. L. de A.; HOSOUME, Y. Concepção espontânea sobre movimento. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 7, p. 37-45, 1985. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=7&num=1. Acesso em: 23 jan. 2020. [ Links ]

VOGT, C. The spiral of scientific culture and cultural well-being: Brazil and Ibero-America. Public Understanding of Science, London, v. 21, n. 1, p. 4-16, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0963662511420410. Acesso em: 11 fev. 2020. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS