INDÍCIOS DA MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO A TABELA PERIÓDICA
EVIDENCE OF THE MOBILIZATION OF PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF TEACHERS IN INITIAL TRAINING FROM READING THE BOOK THE PERIODIC TABLE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172020210146Palavras-chave:
Leitura; Ensino de Química; Formação de Professores.Resumo
O presente estudo tem por objetivo buscar indícios da mobilização de conhecimentos profissionais de professores em formação inicial a partir da leitura e reflexão de capítulos do livro A Tabela Periódica, de Primo Levi, no contexto de uma disciplina de caráter teórico-metodológico. Como referenciais teóricos recorremos a estudos que discutem as necessidades formativas do professor de ciências e os conhecimentos profissionais que orientam a prática docente. Os resultados apontam, dentre outros aspectos, que o espaço dedicado à leitura e à reflexão crítica contribuiu para a mobilização de conhecimentos profissionais importantes para a formação inicial de professores de química, além de incentivar a prática da leitura dos participantes.
The present study aims to search for evidence of the mobilization of professional knowledge of teachers in initial training from the reading and reflection of chapters of the book The Periodic Table, by Primo Levi, in the context of a theoretical-methodological discipline. As theoretical references we use studies that discuss the training needs of science teachers and the professional knowledge that guide the teaching practice. The results show, among other aspects, that the space dedicated to reading and critical reflection contributed to the mobilization of professional knowledge important for the initial training of chemistry teachers, in addition to encouraging the practice of reading of the participants.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M.J.P.; CASSIANI, S. e OLIVEIRA, O.B. Leitura e Escrita em Aulas de Ciências: Luz Calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras. 2008. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. [ Links ]
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. [ Links ]
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular/Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, 2018. [ Links ]
BURLAMAQUE, F. V. Os primeiros passos na construção de leitores autônomos: a formação do professor. In: TURCHI, M. Z.; SILVA, V. M. T. (org.). Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. [ Links ]
CARVALHO, A. M. P., GIL-PÉREZ, D. Formação de Professor de Ciências: tendências e inovações. 10ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]
COSTA, F. R. S.; CAMARGO, S.; SILVA, C. S. A mobilização de saberes a partir do uso de diferentes materiais didáticos no contexto do PIBID. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, n. 1, p. 91-114, 2018. [ Links ]
FERNEDA, T. Literatura e cinema no ensino de ciências: ensaios e questões para sala de aula. São Carlos: Edufscar, 2017. [ Links ]
FLORES, M. A. Dilemas e desafios na formação de professores. In: MORAES, M. C.; PACHECO, J. A.; EVANGELISTA, M. O. (Org.). Formação de Professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003. [ Links ]
FLÔR, C. C. Leitura e formação de leitores em aulas de química no ensino médio. 2009. 235f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. [ Links ]
FLÔR, C. C.; CASSIANI, S. O que dizem os estudos da linguagem na educação científica? Revista Brasileira em Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, p. 67-86, 2011. [ Links ]
FURIÓ, C.; GIL-PEREZ, D. La didáctica de las ciencias en la formacion inicial del profesorado: una orientacion y un programa teoricamente fundamentados. Revista Ensenanza de las Ciencias, v. 7, n. 3, p. 257-265, 1989. [ Links ]
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F. MALO, A., SIMARD, D. (Org.). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998. [ Links ]
GONÇALVES, F. P. Experimentação e Literatura: Contribuições para a Formação de Professores de Química. Química Nova na Escola, v. 36, n. 2, p. 93-100, 2014. [ Links ]
HEERDT, B.; BATISTA, I. L. Questões de gênero e da natureza da ciência na formação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 30-51, 2016. [ Links ]
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez Editora, 2005. [ Links ]
LEVI, P. A Tabela Periódica. Tradução Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. [ Links ]
LIMA, L. L. O ensino de química: a relação teoria prática como estratégia pedagógica de uma aprendizagem significativa. 70 f.: Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. [ Links ]
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. [ Links ]
MACÊDO, L. F. Testemunho, extimidade e a escrita de Primo Levi. Revista de Letras, v. 52, n. 1, p.51-65, 2012. [ Links ]
MACIERA, A. C. “Primo Levi: ciência, técnica e literatura”. 2014. 270f. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Italiana), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. [ Links ]
MAIA, C. De átomos e memórias: Il sistema periódico, de Primo Levi. Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, v. 11, n. 20, p. 27-39, 2017. [ Links ]
MESNARD, P. Un texte sans importance. In: LEVI, P. Rapport sur Auschwitz. Paris: Kimé, 2005. p.9-47. [ Links ]
MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004. [Links]
NACIMENTO, T. G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de licenciandos de ciências. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. [Links]
NOGARO, A., GRANELLA, E. O erro no processo de ensino e aprendizagem. Revista de Ciências Humanas, v. 5, n. 5, p. 1-26, 2004. [ Links ]
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. [Links]
OSÓRIO, V. K. L.; TIEDEMANN, P. W.; PORTO, P. A. Primo levi and The Periodic Table: teaching chemistry using a literary text. Journal of Chemical Education, v. 84, n. 5, p. 775-778, 2007. [ Links ]
PEREIRA, F.B.; LIMA, S. A. Leitura e ensino de ciências: estratégias de leitura para o gênero textual mapa. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.33-47, 2018. [ Links ]
PIERSON, A. H. C.; NEVES, M. R. Interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação Em Ciências, v. 1, n.2, p. 19-30, 2001. [ Links ]
PUGGIAN, C.; MORAIS FILHO, Z. B., LOPES, C. V. N. B. Ensino de reações químicas em laboratório: articulando teoria e prática na formação e ação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n.3, p. 697-708, 2012. [Links]
QUEIROZ, S. L. A linguagem escrita nos cursos de graduação em química. Química. Nova, v. 24, n. 1, p. 143-146, 2001. [ Links ]
RUSSO, A. L. R. G. Primo Levi - uma vida a descobrir. História da Ciência e Ensino, v.18, p. 140-152, 2018. [ Links ]
SILVEIRA, M. P. Literatura e ciência: Monteiro Lobato e o ensino de química. 2013. 297f.Tese (Doutorado em Ensino de Química) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. [ Links ]
TOREJANI, A. T. C.; BATISTA, I. L. O que acontece dentro dos muros da escola? As relações de gênero: professores x alunos x seus pares no contexto escolar atual. In: ISimpósio sobre Estudos de Gênero e Políticas Públicas, Universidade Estadual de Londrina, 2010. [ Links ]
UNESCO. International Year of the Periodic Table of Chemical Elements - IYPT 2019. Disponível em: https://iypt2019.org/. Acesso em: 29 mar. 2020. [ Links ]
ZANETIC, J. Física e literatura: construindo uma ponte entre as duas culturas. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 13 (suplemento), p. 55-70, 2006. [Links]