TEACHER TRAINING IN ENVIRONMENTAL EDUCATION: REFLECTIONS FROM THE INTEGRATIVE ANALYSIS OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS IN ENGLISH LANGUAGE
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172021230130Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Ambiental, Portal de Periódicos da Capes, Produção Acadêmica, Análise IntegrativaResumo
O artigo problematiza o panorama da formação de professores em educação ambiental, seus desafios e suas potências. Tem-se por objetivo mapear, analisar e discutir a produção acadêmica publicada entre 1992 e 2017, referente à formação de professores em educação ambiental em língua inglesa a partir da Análise Integrativa. A metodologia caracteriza-se como quanti-qualitativa, bibliográfica e documental. Analisaram-se publicações em língua inglesa no Portal de Periódicos da Capes. Os resultados da análise integrativa apontam dificuldades e potências. Como dificuldades identificaram-se abordagens superficiais, visão disciplinar, falta de diálogo e de motivação, rigidez de pensamento e falta de contato dos professores com a natureza. As potências encontradas foram exploração de novas metodologias, uso de tecnologias sociais e de mídia, ampliação de espaços de atividade, diversificação de abordagens, autoformação, cooperação, atividades que exploram a afetividade, a criatividade e a arte.
The article discusses the panorama of teacher training in environmental education, its challenges and potential. The aim is to map, analyze and discuss the academic production published between 1992 and 2017, regarding the training of teachers in environmental education in English from the Integrative Analysis. The methodology is characterized as quantitative-qualitative, bibliographical and documentary. Publications in English on the Capes Journal Portal were analyzed. The results showed difficulties and potencies. The difficulties were superficial approaches, disciplinary vision, lack of dialogue and motivation, rigidity of thought and teachers’ lack of contact with nature. The potencies found were exploration of new methodologies, use of social and media Technologies, expansion of activity spaces, diversification of approaches, self-training, cooperation, activities that explore affection, creativity and art.
Downloads
Referências
Agrosino, M. Etnografia e observação participante Porto Alegre: Artmed, 2009.
Barcelos, V. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis, RS: Vozes, 2008.
Brancher, V. R. et al. In: BRANCHER, V. R..; OLIVEIRA, V. F. (Org.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
Brancher, V. R.; Oliveira, V. F. (Re)simbolização da docência: entre imaginários e saberes na defesa do protagonismo dos professores. In: Brancher, V. R . (Org.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial , 2017
Capra, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
Carvalho, L.M. Educação Ambiental e a formação de professores Brasília: Coordenação Geral de Educação Ambiental, COEA - MEC, 2000, p. 51-58.
Carvalho, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Carvalho, I. C. de M. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: Carvalho, I. C. M. Sato, M. Educação Ambiental: pesquisas e desafios. Porto Alegre: ARTMED, 2008.
Cascino, F. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. 3ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
Coimbram, J. de Á. A. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: Philippi Jr. A., Tucci, C.E.M., Hogan, D.J., Navegantes, R. (Org.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais São Paulo: Signus Editora, 2000
Diamond, J. M. Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. 8ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.
Eckert, C.; Rocha, A. L. C. Etnografia: saberes e práticas. In: Pinto, R. J. P.; Guazzelli, C. A. B. Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008.
Floriani, D. Marcos Conceituais para o Desenvolvimento da Interdisciplinaridade. In: Philippi Jr. A., Tucci, C.E.M., Hogan, D.J., Navegantes, R. (Org.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora , 2000.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
Gaskell, G. Entrevistas individuais e grupais. In: Gaskell, G.; Bauer, M. W. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som - um manual prático Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64-73.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Godoy, A. Conservar docilidades ou experimentar intensidades In: Preve, A. M. H.; Corrêa G. (Org.). Ambientes da ecologia: perspectivas em política e educação.1ª ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2007. p. 122 - 137.
Gonzaga, A. M. A pesquisa em educação: um desenho metodológico centrado na abordagem qualitativa. In: Pimenta, S. G.; Ghedin, E.; Franco, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação São Paulo: Ed. Loyola, 2006.
Gouvêa, G. R. R. Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 163-179, 2006. Editora UFPR.
Grün, M. Ética e educação ambiental: A conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 1996.
Guimarães, M. A dimensão ambiental na educação Campinas, SP: Papirus , 1995.
HOPIA H, LATVALA E, LIIMATAINEN L. Reviewing the methodology of an integrative review. Scand J Caring Sci 2016Dec;30(4):662-669. doi: 10.1111/scs.12327. Epub 2016 Apr 14. PMID: 27074869.
» https://doi.org/10.1111/scs.12327. Epub 2016 Apr 14. PMID: 27074869.
Imbernón, F. Formação continuada de professores Porto Alegre: Artmed , 2010.
Imbernón, F. Formação docente e profissional: formar-se parra a mudança e a incerteza. 6ª Ed. São Paulo, Cortez, 2006.
Jatobá, S. U. S. et al Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Soc. Estado 2009, vol. 24, n.1, pp.47-87. ISSN 0102-6992. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922009000100004.
» https://doi.org/10.1590/S0102-69922009000100004
Lakatos, E. M. Fundamentos da metodologia científica 7ª ed. São Paulo: Atlas , 2010.
Leff, E. Discursos sustentáveis São Paulo: Cortez , 2010.
Leff, E. Epistemologia ambiental 4ª ed. São Paulo: Cortez , 2006.
Leff, E. Interdisciplinaridade e formação ambiental: antecedentes e contribuições da América Latina. In: Philippi Jr . A., Tucci, C.E.M., Hogan, D.J., Navegantes, R. (Org.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais São Paulo: Signus Editora , 2000.
Loureiro, F. B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: Loureiro, C. F. B.; Layrargues, P. P.; Castro, R. S. (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez , 2002.
Martín-Barbero, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
Maturana, H. Emoções e linguagem na educação e na política Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
Mendes, K. D. S.; Silverira, R. C. C. P.; Galvão, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, out./dez. 2008
Moraes, R. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: Freitas, J. V.; Galiazzi, M. C. (Org.). Metodologias Emergentes de Pesquisa em Educação Ambiental Ijuí: Unijuí, 2007. 216 p.
Morin, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Morin, E. Ciência com consciência 16ª ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil , 2014.
Morin, Edgar. Introdução ao pensamento complexo Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.
Neuebfeldt, D. J. Educação Ambiental e Educação Física escolar: uma proposta de formação de professores a partir de vivências com a natureza”. 2016. Monografia (Doutorado) - Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 22 nov. 2017.
Porto-Gonçalves, C. W. O desafio ambiental. Emir Sader Organizador. 3° ed. Rio de Janeiro, 2012.
Santos, C. S., et al. As interfaces da docência: olhares, movimentos, horizontes na/com a formação de professores. In: Brancher, V. R .; Oliveira, V. F . (Org.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial , 2017.
Severino, A. J. Teoria e Prática Científica. In: Severino, A. J. 23ª ed. Metodologia do Trabalho Científico São Paulo: Cortez , 2007.
Sibilia, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Silva, D. J. O Paradigma Transdisciplinar: Uma perspectiva Metodológica para a Pesquisa Ambiental. In: A. Philippi Jr., C.E.M. Tucci, D.J. Hogan, R. Navegantes (Org.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais São Paulo: Signus Editora , 2000.
Tristão, M. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, Vitória, Facitec, 2004.
Vergara, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração São Paulo: Atlas , 2005.
WHITTEMORE, R. KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs 2005Dec;52(5):546-53. doi: 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x. PMID: 16268861.