THE ONES WHO UNINSTRUCT!? CARL R. ROGERS AND PAUL K. FEYERABEND ABOUT AN EDUCATION AND A SCIENCE “MORE HUMANE”

AQUELES QUE DESINSTRUEM!? CARL R. ROGERS E PAUL K. FEYERABEND SOBRE UM TORNAR “MAIS HUMANO” DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA

Autores

  • Letícia Jorge Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0001-5470-6541
  • Luiz O. Q. Peduzzi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Departamento de Física / Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) https://orcid.org/0000-0002-1113-4704

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230124

Palavras-chave:

Formação humana e plural, Ciência humanizada, Educação científica

Resumo

Visa-se a colaborar para a humanização da formação de professores(as) e de cientistas, bem como da própria ciência, ao se investigar perspectivas da correspondência entre alguns aspectos da teoria da aprendizagem significante de Carl R. Rogers e da epistemologia de Paul K. Feyerabend. Das convergências entre o referencial educacional e o epistemológico, averíguam-se potencialidades de correlação do (i) aprender a aprender do sujeito em processo de aprendizagem com a compreensão de um saber científico em constante desenvolvimento; e (ii) do pluralismo metodológico com o uso de práticas diversificadas tanto para o âmbito pedagógico quanto para o científico. Também são apresentadas sugestões de implementação das interlocuções entre os aportes teóricos supracitados; evidenciando que as discussões são praticáveis em condições factuais de universidades.

The aim is to contribute for the humanization of the teachers and scientists in training, as well as of science itself, by investigating perspectives of correspondence between some aspects of Carl R. Rogers’ significant learning theory and Paul K. Feyerabend’s epistemology. From the convergences between the educational and the epistemological framework, we can verify the potential correlation between (i) learning to learn from the subject in the learning process with the understanding of scientific knowledge in constant development; and (ii) methodological pluralism with the use of diversified practices for both the educational and scientific spheres. Suggestions for implementing the interlocutions between the aforementioned theoretical contributions are also presented; showing that the discussions are feasible under factual conditions of universities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, L. H. de L. O Pluralismo global de Paul Feyerabend 2015. 352 f. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de filosofia e ciências humanas. Belo Horizonte, 2015.

ALMEIDA, L. R. de. A psicologia de Carl Rogers na formação e atuação de orientadores educacionais. Revista de Educação PUC/Campinas, v. 23, n. 2, p. 311-327. 2018.

ASHTON, N. A. Rethinking epistemic relativism. Metaphilosophy, v. 50, n. 5, p. 587-607. 2019. http://dx.doi.org/10.1111/meta.12389.

» https://doi.org/10.1111/meta.12389

AIRES, A. P. de O.; SILVA, E. F. G. da; BEZERRA, J. T. do V.; SANTANA, Z. dos S.; GUEDES, A. M. A. Implicações da teoria humanista de Carl Rogers no processo de ensino e aprendizagem de física: um relato de experiência. AnaisIICONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015.

BRANCO, P. C. C.; CIRINO, S. D. Circulação de artigos brasileiros sobre Carl Rogers: ascensão, renascimento ou declínio? Revista Subjetividades, v. 17, n. 2, p. 1-11. 2017. http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5789.

» https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5789

CAMPOS, R. F. Ética Contemporânea: os anos 60 e o projeto de psicologia humanista. Epistemo-somática, v. 3, n. 2, p. 242-260. 2006.

DAMASIO, F; PEDUZZI, L. O. Q. O pior inimigo da ciência: procurando esclarecer questões polêmicas da epistemologia de Paul Feyerabend na formação de professores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 97-126. 2015.

DAMASIO, F; PEDUZZI, L. O. Q. Considerações sobre a alcunha atribuída a Paul Feyerabend de “pior inimigo da ciência” e suas implicações para o ensino de ciências. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 329-351. 2017. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p329.

» https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p329

DASEIN, B. M. Freedom to learn for the 21st century (education as if people mattered). 2018. 314f. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em educação, University of Birmingham. Inglaterra, 2018.

FARRELL, R. P. Feyerabend and Scientific Values. In: Boston Studies in the Philosophy of Science. Vol. 235. Ed 1. Netherlands: Springer Science+Business Media Dordrecht. 2003. doi:10.1007/978-94-017-1542-3.

» https://doi.org/10.1007/978-94-017-1542-3

FEITOSA, E. A. L.; BRANCO, P. C. C.; VIEIRA, E. M. Notas sobre a visita de Carl Rogers ao Brasil: uma revolução silenciosa. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 17, n. 2, p. 777-795. 2017.

FEYERABEND, P. K. Killing time: the autobiography of Paul Feyerabend. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

FEYERABEND, P. K. Contra o Método Trad. Octanny S. da Mata e Leonidas Hegenberg. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977.

FEYERABEND, P. K. Knowledge, science, and relativism: philosophical papers. John Preston (ed.)., Vol 3. United Kingdom: Cambridge University Press, 1999.

FEYERABEND, P. K. Adeus à razão São Paulo: Editora UNESP, 2010.

FORATO, T. C. de M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. de A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59. 2011. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p27.

» https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p27

GANHOR, J. P.; JESUSA, A. J. B. de; MEGLHIORATTI, F. A. Mobilizações de perspectivas de Paul Feyerabend na pesquisa em educação em ciências. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.16, n. 37, p. 54-72. 2020.

GOLL, C. K. C.; MELLER, J. K.; WITT, D. T.; PEREIRA, K.; KEMCZINSKI, A.; COMIOTTO, T. Anarquismo Metodológico de Paul Feyerabend: abordagens na Ciência. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 539-552. 2018.

LIMA, L. D. de; BARBOSA, Z. C. L.; PEIXOTO, S. P. L. Teoria humanista: Carl Rogers e a educação. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Alagoas, v. 4. n.3, p. 161-17. 2018.

LOPES, J. C. Educação centrada em estudantes de licenciaturas: um processo de tornar-se docente. 2020. 193 f., il. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

KIRSCHENBAUM, H. Carl Rogers’s life and work: an assessment on the 100th anniversary of his birth. Journal of Counseling and Development: JCD, v. 82, n. 1, p. 116-124. 2004.

KIRSCHENBAUM, H. The life and work of Carl Rogers Alexandria, VA, US: American Counseling Association; Ross-on-Wye, England: PCCS Books, 2007.

KIRSCHENBAUM, H.; JOURDAN, A. The current status of Carl Rogers and the person-centered approach. Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training, v. 42, n. 1, p. 37-51. 2005. http://dx.doi.org/10.1037/0033-3204.42.1.37.

» https://doi.org/10.1037/0033-3204.42.1.37

KAMPOURAKIS, K. History and philosophy of science courses for science students. Science & Education, v. 26, n. 6, p. 611-612. 2017.

KUSCH, M. Relativism in Feyerabend’s later writings. Studies In History And Philosophy Of Science Part A, v. 57, s/n, p. 106-113. 2016.

MATIAS, E. de L.; LACERDA, R. G. de; OLIVEIRA, C. A. de; RODRIGUES, A. de C. F. A Contribuição da Teoria Humanista para a Formação Integral do Aluno. Revista Semiárido De Visu, v. 7, n. 2, p. 242-251. 2019.

MCBRIDE, B. B.; BREWER, C. A.; BRICKER, M.; MACHURA, M. Training the next generation of renaissance scientists: the GK-12 ecologists, educators, and schools program at the University of Montana. Bioscience, v. 61, n. 6, p. 466-476. 2011.

MILLER, R. B. Making Scientific Americans: Identifying and educating future scientists and nonscientists in the early twentieth century. 2017. 290f. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em educação, Harvard Graduate School of Education. Estados Unidos, 2017.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem 2ª ed. São Paulo: EPU, 2011.

OLIVEIRA, D. G. S. Anarquismo, Autonomia e Objetivo no Ensino das Ciências 2017. 218f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Salvador. 2017.

RAICIK, A.C.; PEDUZZI, L. O. Q.; ANGOTTI, J. A. P. A estrutura conceitual e epistemológica de uma controvérsia científica: implicações para o ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n.1, p. 42-62. 2018.

RÉGIO, J. Cântico negro. In: RÉGIO, J. Poemas de deus e do diabo 4. ed. Lisboa, PT: Portugália, p. 108-110. 1955.

ROGERS, C. R. Freedom to learn for the 80’s Columbus, Ohio: Charles E. Merrill Publishing Company, 1983.

ROGERS, C. R. Liberdade para aprender: uma visão sobre o que a educação pode ser. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.

ROGERS, C. R. This is Me, 1961. P. 6-29. In: The Carl Rogers Reader. (Org) edited by Howard Kirschenbaum and Valerie Land Henderson. Boston, NY, MA: Houghton Mifflin Company, 1989.

ROGERS, C. R. ‘Significant learning: in therapy and in education’, Educational Leadership , v.16, n. 4, p. 232-242. 1959.

SANTOS, H. S. T. dos; FUSINATO, P. A.; GARDELLI, D. O Anarquismo epistemológico e o ensino de física: implicações da epistemologia de Paul Feyerabend no ensino. E-boletim da Física, v. 7, n. 3, p. 1-4. 2018.

SENA JÚNIOR, C. Obscurantismo e anticientificismo no Brasil bolsonarista: anotações sobre a investida protofascista contra a inteligência e a ciência no Brasil. Cadernos Do GPOSSHE On-Line, v. 2, n. especial, p. 21-49. 2019.

SILVA, A. E. da; COSTA, J. F. da; SAMOJEDEN, L. L. Aprendizagem centrada no estudante mediada por TICs no PIBID-FÍSICA. AnaisCongresso Internacional de Educação e Tecnologias (CIET) e Encontro de pesquisadores em Educação a distância (EnPED). São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/48 >. Acesso em:17 jul. 2021.

» https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/48

SILVA, A. S. S. A (In)visibilidade de Paul Feyerabend nas publicações sobre o Ensino de Ciências no Brasil 2016. 96f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás. Goiás2016.

SOBREIRA, M. do C.; TASSIGNY, M. M.; BIZARRIA, F. P. de A.. O “ser” e o “fazer” docente no ensino superior na perspectiva do legado de Carl Rogers. Educação, Ciência e Cultura, v. 21, n. 1, p. 117-127. 2016.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS