THE MENU AND RESOURCES USED IN TEACHING ABOUT RECOMBINANT DNA TECHNOLOGY IN A LICENSING COURSE IN BIOLOGICAL SCIENCES

AS EMENTAS E OS RECURSOS DIDÁTICOS EMPREGADOS NO ENSINO SOBRE TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230123%20

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnologia do DNA recombinante, Ensino de Genética

Resumo

O DNA recombinante, assunto abstrato do currículo de Biologia, se não for devidamente abordado pelos professores, poderá ocasionar entendimento distorcido sobre suas implicações técnicas, sociais e éticas. Este trabalho teve como objetivo investigar o tema DNA recombinante nas ementas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública localizada no estado do Rio de Janeiro, e conhecer a metodologia empregada para o ensino do tema. Na pesquisa, optou-se pela análise das ementas que compõem o curso na instituição e a utilização de entrevistas com dez licenciandos do quarto ano e com um docente que ministra a disciplina Genética Molecular. Os resultados revelaram que das cinco ementas que mencionam assuntos relacionados ao DNA recombinante, uma disciplina tinha sido lecionada nos últimos cinco anos. Os principais recursos didáticos apontados pelos participantes da pesquisa foram livro, filme e site na internet. A maioria das aulas sobre o assunto foi expositiva com o uso de slides, ilustrações, artigos, textos, vídeos e práticas demonstrativas.

Recombinant DNA, an abstract subject of the Biology curriculum, if not properly addressed by teachers, can lead to a distorted understanding of its technical, social and ethical implications. This work aimed to investigate the theme of recombinant DNA in the syllabus of a Teacher Training Course in Biological Sciences from a public university located in the state of Rio de Janeiro, and to know the methodology used to teach the theme. In the research, we opted for the analysis of the syllabus that make up the course at the institution and the use of interviews with ten fourth-year undergraduates and with a professor who teaches the discipline of molecular genetics. The results revealed that of the five syllabuses that mention issues related to recombinant DNA, one discipline had been taught in the last five years. The main teaching resources pointed out by the research participants were book, film and website. Most classes on the subject were expository, with the use of slides, illustrations, articles, texts, videos and demonstrative practices.

Biografia do Autor

  • Anna Clara da Costa Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre pelo Programa de Pós-grdaduação em Ensino  de Ciências, Ambiente e Sociedade.

  • Flavia Venancio Silva, UERJ

    Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - unidade UERJ.

Referências

Acarli, D. S. (2016). Determining prospective Biology teachers' cognitive structure in terms of “Biotechnology”. Journal of Baltic Science Educaction, 15(4), 494-505.

Barbosa, J. V., Santos, S. M., Rôças, G. & Leal, C. A. (2015). Onde fica o ácido desoxirribonucléico (DNA)? X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC, Águas de Lindóia, SP.

Bardin, L. (2012). Análise de Conteúdo 1. ed. Edições 70.

Brandão, C. Z. G. S. & Souza, J. N. (2015). Biofármacos: da pesquisa ao mercado: uma revisão da literatura. Saúde & Ciência em Ação, 1(1), 105-118.

MEC (2018). Base Nacional Comum Curricular Brasília: Secretaria da Educação Básica.

Cellard, A. A análise documental. (2012). In: Poupart, J.; Deslauriers, L.H., Laperriere, A., Mayer, R., Pires, A. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 295-316). Petrópolis, RJ: Vozes.

Chattopadhyay, A. (2005). Understanding of Genetic informations in Higher Secondary Students in Northeast India and the Implications for Genetics Educations. Cell Biology Education, 4(1), 97-104. https://doi.org/10.1187/cbe.04-06-0042

» https://doi.org/10.1187/cbe.04-06-0042

Correa, R. S. & Galieta, T. (2020). Biotecnologia sob enfoque CTS: concepções de licenciandos em Ciências Biológicas. Conexões Ciência e Tecnologia, 14(2), 118-126. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1470

» https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1470

Diniz, M. O. & Ferreira, L. C. S. (2010). Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de vacinas. Estudos avançados, 24(70), 19-30. https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000300003

» https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000300003

Earthman, G. L. & Lemasters, L. K. (2009). Teacher attitudes about classroom conditions. Journal of Educational Administration, 47(3), 323-335. https://doi.org/10.1108/09578230910955764

» https://doi.org/10.1108/09578230910955764

Fauziah, N. & Putri, I. I. (2019). Analisis Perangkat Pembelajaran Sebagai Dasar Pengembangan Modul Bioteknologi Bermuatan Hasil Riset Untuk Mahasiswa Biologi. Jurnal Bioterdidik, 7(6), 7-13.

Fávaro, R. D., Diniz, R. E. S., Maia, I. G. & Domingues, D. S. (2003). Engenharia Genética e Biologia Molecular: possibilidades e limites do trabalho do professor de biologia do ensino médio. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - IV ENPEC, Bauru, SP.

Firmino, M. N. P. (2007). Biotecnologia - estudo exploratório das percepções e atitudes de professores e alunos (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Porto.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido 17. ed. Paz e Terra.

Galhardi, T. S. S. (2015). Uso de audiovisual como estratégia de ensino de Clonagem (Monografia de Especialização). Universidade Federal do Paraná, Santo Antônio da Platina.

Gerhardt, T.E. & Silveira, D.T. (2009). Método de Pesquisa 1. ed. Editora da UFRGS.

Halimah, M., Rahmat, A. & Sri, R. (2019). Use of video modeling examples to improve understanding of the concept of recombinant DNA technology for Biology teacher candidates. International Conference on Biology and Applied Science https://doi.org/10.1063/1.5115714

» https://doi.org/10.1063/1.5115714

Kawashima, A. B. (2015). Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a assimilação de conceitos e biológicos (Monografia). Universidade Federal do Paraná, Apucarama.

Machado, M. H. (2012). Uso do vídeo como ferramenta no ensino de genética (Dissertação de mestrado). Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda.

Meloni, J. S., Spiegel, C. & Gomes, S. A. O. (2018). Biotecnologia em jogo: estratégia lúdica para o ensino médio. Genética na escola 13(2), 154-183.

Monteiro, V. N. & Silva, R. N. (2009). Aplicações Industriais da Biotecnologia Enzimática. Revista Processos Químicos/SENAI, 3(5), 9-23.

Nascimento, J. M. L., Meirelles, R. M. S., Mello e Silva, M., Nascimento, R. L. & Barros, M. D. M. (2016). Guia do Educador para o filme X-Men Primeira Classe. Genética na Escola, 11(1), 28-35.

Oliveira, M. G. S. (2018). A compreensão de conceitos básicos de genética por estudantes do 3º ano do ensino médio na cidade de Aurora/CE (Monografia). Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras.

Orhan, T. Y. & Sahin, N. (2018). The Impact of Innovative Teaching Approaches on Biotechnology Laboratory Experiences of Science Teachers. Education Sciences, 8(4), 213, 1-24. https://doi.org/10.3390/educsci8040213

» https://doi.org/10.3390/educsci8040213

Ovigli, F. B., Bossolan, N. R. S. & Beltramini, L. M. (2009). Biologia molecular na educação básica: explorando possibilidades de aprendizagem em um espaço não formal. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, (1), 1-7.

Ribeiro, T., Paz, M. & Pereira, S. (2017). Game of Genomes: Didatic adaptation of the Nature's Dice Kit (NCBE). Hands-on Science. Growing with Science, 38-45.

Ronca, A. C. C. (1994). Teorias de ensino: a contribuição de David Ausebel. Temas em psicologia, 2(3), 91-95.

Silva, C. P., Oliveira, T. C. S., Andrade, T. E. G., Reis, T. T. D. M., Pereira, C. S. & Valente, S. E. S. (2019). O ensino de genética em escolas no nordeste da Brasileiro: uma análise docente. Ensino, Saúde e Ambiente, 12(1), 217-234.

Soares de Paula, R., Gonçalves dos Santos, K. J., Pinheiro Pales, A., da Silva Castro, C., dos Santos Lopes, J. C. & Ferreira Daniel Santos, J. (2017). Animais transgênicos: Conceito, Metodologias e Aplicações. REDVET. Revista Electrónica de Veterinária, 18(9), 1-16.

Souza, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. (2007). I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas” Arquivos do Mudi, 11(2), 110-114.

Venturini, A. M., Souza, L.F., Dias, N.M.S., Monteiro-Vitorello, C.B. & Quecine, M.C. (2018). Aulas Práticas de Laboratório como Método de Ensino de Genética Molecular. Revista de Graduação, 3(2), 81-85. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p81-85

» https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p81-85

Usop, A. M., Langguyuan-Kadtong, M. & Sajid, A. (2013). Work Performance and Job Satisfaction among Teachers. Psychology, (3)5, 245-252.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS