ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS

INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES

Autores

  • Arthur Tadeu Ferraz Universidade de São Paulo (USP)
  • Lúcia Helena Sasseron Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190117%20

Palavras-chave:

Argumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas.

Resumo

O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula.

Inquiry-based teaching is often seen as a catalyst for Scientific Literacy. This because it favors the work of epistemic practices of science, such as argumentation, and the different kinds of interactions that are essential for the construction of meanings by students. In this paper, we discuss the importance to promote interactions in this context focusing on promoting of argumentation by students to build understanding about objects of study. Our results, theoretical and empirical, have revealed that implementation of investigative approaches allows the configuration of an interactive environment of collaborative argumentation, that is, an environment in which the interaction and collaboration among members and elements that constitute the classroom favors the construction of arguments.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRIESSEN, J. Arguing to learn. In: SAWYER, R. K. (Ed.) The Cambridge handbook of the learning sciences. UK: Cambridge University Press, 2006. [ Links ]

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2006. [ Links ]

BERLAND, L. K.; HAMMER, D. Framing for scientific argumentation. Journal of Research in Science Teaching, v. 49, n. 1, p. 68-94, 2012. [ Links ]

CAPECCHI, M.C.V.M., Aspectos da Cultura Científica em Atividades de Experimentação nas Aulas de Física, Tese de Doutorado . São Paulo: FE-USP, 2004. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de ciências: Referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas (SEI). In: LONGHINI, M. D. (org.) O Uno e o Diverso. Uberlândia: EDUFU, cap. 18, p. 253-266, 2011. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação:condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R.; REY, R. C. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. [ Links ]

De CHIARO, S.; LEITÃO, S. O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: reflexão e crítica, v.18, n.3, 2005. [ Links ]

DUSCHL, R.A.; GRANDY, R.E., Reconsidering the character and role of inquiry in school science: framing the debates. In: Duschl, R.A.; Grandy, R.E. (ed.), Teaching Scientific Inquiry: recommendations for research and implementation, Sense Publishers, 2008. [ Links ]

DUSCHL, R.A.; BISMACK, A.S.; GREENO, J.; GITOMER, D.H., Introduction: Coordinating PreK-16 STEM education research and practices for advancing and refining reform agendas. In: DUSCHL, R.A.; BISMACK, A.S. (ed.), Reconceptualizing STEM Education: the central role of practices, Routledge, 2016. [ Links ]

ERDURAN, S. Methodological foundations in the study of argumentation in science classroom. In: ERDURAN, S.; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. (ed.) Argumentation in science education: Perspectives from classroom-based research. Springer, cap 3, p. 47-69, 2008. [ Links ]

FERRAZ, A. T.; SASSERON, L.H.; Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 42-60, 2017. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; BUGALLO RODRÍGUEZ, A.; DUSCHL, R. A. “Doing the Lesson” or “Doing Science”: Argument in high school genetics. Science Education, v. 84, p. 757-792, 2000. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M.P. e CRUJEIRAS, B. Epistemic Practices and Scientific Practices in Science Education. In: TABER, K.S e AKPAN, B., Science Education: an International Course Companion, p. 69-80, 2017. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; ERDURAN, S. Argumentation in science education: An overview. In: ERDURAN, S.; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. (ed.) Argumentation in Science Education: perspectives from classroom-based research. Netherlands: Springer, cap. 1, p. 03-27, 2008. [ Links ]

KAMII, C.; DREVIES, R., Jogos em Grupo na Educação Infantil - Implicações da Teoria de Piaget, São Paulo, Trajetória Cultural, 1991. [ Links ]

KELLY, G., Inquiry, Activity and Epistemic Practice, in Duschl, R.A.; Grandy, R.E. (ed.), Teaching Scientific Inquiry: recommendations for research and implementation, Sense Publishers, 2008. [ Links ]

KELLY, G., Scientific literacy, discourse and epistemic practices. In: LINDER, C.; ÖSTMAN, L.; ROBERTS, D.A.; WICKMAN, P.; ERIKSON, G.; MCKINNON, A. (ed.), Exploring the landscape of scientific literacy, New York, Routledge, 2010. [ Links ]

KELLY, G.; LICONA, P., Epistemic practices and science education. In: MATTHEWS, M. (ed.), History and Philosophy of Science and Technology, no prelo. [ Links ]

LEITÃO, S. Processos de construção do conhecimento: A argumentação em foco. Pro-Posições, v. 18, n. 54, p. 75-92, 2007. [ Links ]

MACHADO, V. F. A importância da pergunta na promoção da alfabetização científica dos alunos em aulas investigativas de Física. 2012. 126 p. Dissertação (mestrado) - Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. [ Links ]

MEHAN, H. Learning lessons: social organization in the classroom. Harvard University Press, 1979. [ Links ]

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002. [ Links ]

OSBORNE, J., Defining a knowledge base for reasoning in Science: the role of procedural and epistemic knowledge In DUSCHL, R.A.; BISMACK, A.S., Reconceptualizing STEM Education: the central role of practices, Routledge, 2016. [ Links ]

PIAGET, J.; GARCIA, R. Las Explicaciones Causales, Barcelona, Barral Ed., 1973. [ Links ]

SÁ, E. F.; LIMA, M. E C. C.; AGUIAR JUNIOR, O. A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 79-102, 2011. [ Links ]

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008, 265p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. [ Links ]

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. [ Links ]

SCARPA, D. L. Cultura escolar e cultura científica: aproximações, distanciamentos e hibridações por meio da análise de argumentos no ensino de biologia e na Biologia. 2009, 236p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. [ Links ]

SIMON, S.; ERDURAN, S.; OSBORNE, J. Learning to teach argumentation: research and development in the science classroom. International Journal of Science Education, v. 28, n. 3, p. 235-260, 2006. [ Links ]

SOLINO, A. P.; FERRAZ, A. T.; SASSERON, L.H. Ensino por investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas científicas escolares. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015. Uberlândia/MG. Caderno de resumos... [ Links ]

SOUZA, E. L. E o elétron? É onda ou é partícula? Uma proposta para promover a ocorrência da alfabetização científica de física moderna e contemporânea em alunos do ensino médio. 2013. Dissertação (mestrado) - Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. [ Links ]

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. SP: Martins Fontes, 2ª ed., 2006. [ Links ]

VIGOTISKI, L. S.. Pensamento e Linguagem. SP: Martins Fontes, 4ª ed., 2004. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-10-23 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS