OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS RESULTADOS: O PISA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
LARGE-SCALE ASSESSMENTS AND ITS RESULTS: PISA AND ITS POSSIBLE IMPLICATIONS FOR SCIENCE EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190119%20Palavras-chave:
Ensino de ciências; Avaliação em larga escala; Levantamento bibliográfico.Resumo
O panorama vivido atualmente pelos professores é permeado por sistemas de avaliação em larga escala. O objetivo do presente trabalho é apresentar, através do levantamento em periódicos nacionais e internacionais, possíveis demandas e/ou considerações para a área de ensino de Ciências, com o advento das avaliações em larga escala. Para a realização desta pesquisa, consultamos os periódicos que atendem ao Ensino de Ciências no Qualis Periódicos da CAPES Brasil, tendo como foco a alfabetização científica e sua relação com as avaliações em larga escala. Os resultados apontam a predominância de discussões sobre o PISA e, mediante análise da repercussão dos resultados de tal programa, concluímos pela necessidade de pesquisas que envolvam discutir o impacto dessas avaliações para o ensino de Ciências em temas importantes como: abordagem de conteúdos, formação de professores, políticas públicas para o ensino de Ciências, geração de currículos e compreensão pública da Ciência.
The panorama currently experienced by teachers is permeated by large-scale assessments. The objective of the present work is to present, through national and international journals, possible demands and / or considerations for the area of Science Education, with the advent of large scale evaluations. For the accomplishment of this research, we consulted the periodicals that attend the Science Education in the Periodic Qualis of CAPES Brazil, focusing on scientific literacy and its relation with the evaluations in large scale. The results point to the predominance of discussions about PISA and, through analysis of the repercussion of the results of such program, we conclude that there is a need for research that involves discussing the impact of these assessments on the teaching of science in important topics such as: content approach, teachers education, public policies for teaching science, generating curricula and public understanding of science.
Downloads
Referências
ANAGNOSTOPOULOU, K.; HATZINIKITA, V.; CHRISTIDOU, V.; KOSTAS, D. (2013) PISA Test Items and School-Based Examinations in Greece: Exploring the relationship between global and local assessment discourses. International Journal of Science Education, 35, 4, 636-662. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.1080/09500693.2011.604801 Acesso em: São Paulo: Edições 70. [ Links ]
ANDERSON, J. O.; LIN, H-S.; TREAGUST, D. F.; ROSS, S. P.; YORE, L. D. (2007) Using large scale assessment datasets for research in science and mathematics education: programme for international student assessment (PISA). International Journal of Science and Mathematics Education, 5, 4, 591-614. Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10763-007-9090-y.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. [ Links ]
BARRETO, E. S. de S. (2001) A avaliação na educação básica entre dois modelos. Educação e Sociedade, 22, 75, 48-66. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/aav_ed_bas.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? Editora Ática, São Paulo. 2000. [ Links ]
BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. (2012) Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da / na escola. Educação e Pesquisa, 38, 2, 373-388. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n2/aopep633.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/INEP. Brasil no PISA 2015: Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. OCDE/Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - São Paulo: Fundação Santilana, 2016. [ Links ]
BYBEE, R.; McCRAE, B. (2011) Scientific Literacy and Student Attitudes: perspectives from PISA 2006 science. International Journal of Science Education, 33, 1, 7-26. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.1080/09500693.2010.518644 Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
BYBEE, R.; McCRAE, B.; LAURIE, R. (2009). PISA 2006: An Assessment of Scientific Literacy. Journal of Research in Science Teaching, 46, 8, 865-883. Disponível em: http://www.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.20333/pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
CABRITO, B. G. (2009) Avaliar a qualidade em Educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê? Caderno Cedes, 29, 78, 178-200. Disponível em: http://www.enf.ufmg.br/site_novo/modules/mastop_publish/files/files_4c769114e2924.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
CHI LAU, K. (2009) A critical examination of PISA’s assessment on scientific literacy. International Journal of Science and Mathematics Education, 7, 6, 1061-1088. Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10763-009-9154-2.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
COELHO, M. I. M. (2008) Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: avaliação, políticas públicas. 16, 59, 229-258. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n59/v16n59a05.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
DRECHSEL, B.; CARSTENSEN, C.; PRENZEL, M. (2011) The role of Content and Context in PISA interest scales: a study of the embedded interest items in the PISA 2006 science assessment. International Journal of Science Education, 33, 1, 73-95. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.1080/09500693.2010.518646 Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
GIL-FLORES, J. (2012) Actitudes del alumnado español hacia las ciencias en la evaluación PISA 2006. Enseñanza de las Ciências, 30, 2, 131-152. Disponível em: http://www.revistes.uab.cat/ensciencias/article/view/220/pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
GILLEECE, L., COSGROVE, J,. SOFRONIOU, N. (2010) Equity in mathematics and science outcomes: characteristics associated with high and low achievement on PISA 2006 in Ireland. International Journal of Science and Mathematics Education, 8, 3, 475-496. Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10763-010-9199-2.pdf Acesso em: 25 ago. 2016 [ Links ]
HATZINIKITA, V.; DIMOPOULOS, K.; CHRISTIDOU, V. (2008) PISA test items and school textbook related to science: a textual comparision. Science Education, 92, 4, 664-687. Disponível em: http://www.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.20256/pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. (2009) The Meaning of Scientific Literacy. International Journal of Environmental & Science Education. v. 4, n. 3. Disponível em: http://www.ut.ee/BG/miia_rannikmae/Publications/The_Meaning_of_Scientific_Literacy.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
KLASSEN, S. (2006) Contextual Assessment in Science Education: background, issues, and policy. Science Education, 90, 5, 820-851. Disponível em: http://www.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.20150/pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
KLIEGER, A., BAR-YOSSEF, N. (2011) Professional development of science teachers as a reflection of large-scale assessment. International Journal of Science and Mathematics Education, 9, 4, 771-791. Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10763-010-9216-5.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
KNIPPRATH, H. (2010) What PISA tells us about the quality and inequality of japanese education in mathematics and science. International Journal of Science and Mathematics Education, 8, 3, 389-408. Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10763-010-9196-5.pdf. Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
LAVONEN, J.; LAAKSONEN, S. (2009) Context of teaching and learning school science in Finland: reflections on PISA 2006 results. Journal of Research in Science Teaching, 46, 8, 922-944. Disponível em: http://www.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.20339/pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
LIN, E., e SHI, Q. (2013) Exploring individual and school-related factors and environmental literacy: comparing U.S. and Canada using PISA 2006. International Journal of Science and Mathematics Education, 11, 1, 1-25. Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10763-012-9396-2.pdf. Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
LORENZETTI, L., DELIZOICOV, D. (2001) Alfabetização cientifica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em educação em ciências - Vol 3, n 1.17 p. Disponível em: http:// w ww. fae.ufmg.br/e nsaio/v3_n1/le onir.PD F Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
MACHADO, N. J. (2007) Qualidade da educação: cinco lembretes e uma lembrança. Estudos Avançados, 21, 61, 277-294. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n61/a18v2161.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
MARX, R. W. (2012) Large-Scale Interventions in Science Education: the road to utopia? Journal of Research in Science Teaching, 49, 3, 420-427. Disponível em: http://www.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.21002/pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
MILFORD, T., ROSS, S. P., ANDERSON, J. O. (2010) An opportunity to better understand schooling: the growing presence of PISA in the Americas. International Journal of Science and Mathematics Education, 8, 3, 453-473. Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10763-010-9201-z.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
NEUMANN, K.; FISCHER, H. E.; KAUERTZ, A. (2010) From PISA to educational standards: the impact os large-scale assessments on science education in Germany. International Journal of Science and Mathematics Education, 8, 3, 545-563 Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10763-010-9206-7.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
OCDE. Programme for International Student Assessment (PISA) - About Pisa. Paris: 2013. Disponível em: http://www.oecd.org/pisa/aboutpisa/ Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
OLSEN, R. V.; PRENZEL, M.; MARTIN, R. (2011) Interest in Science: A many faceted picture painted by data from the OECD PISA study. International Journal of Science Education, 33, 1, 1-6. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.1080/09500693.2010.518639 Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
PINTO, R.; BOUDAMOUSSI, S. E. (2009) Scientific Processes in PISA Tests Observed for Science Teachers. International Journal of Science Education, 31, 16, 2.137-2.159. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.1080/09500690802559074 Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
PIZARRO, M. V. Alfabetização científica nos anos iniciais: necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala, 2014. 355f. TESE (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2014. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/DetalhaDocumentoAction.do?idDocumento=653 Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
SADLER, T. D.; ZEIDLER, D. L. (2009) Scientific Literacy, PISA, and Socioscientific Discourse: assessment for progressive aims of science education. Journal of Research in Science Teaching, 46, 8, 909-921. Disponível em: http://www.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.20327/pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
SANTOS, L. L. de C. P. (2002) Políticas públicas para o ensino fundamental: parâmetros curriculares nacionais e sistema nacional de avaliação (SAEB). Educação & Sociedade, 23, 80, 346-367. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12936.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
SASSERON, L.; CARVALHO., A.M.P. (2008) Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 13 (3). Disponível em: https://www.edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/77308/mod_resource/content/1/Texto%204%20-%20Almejando%20a%20AC.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
SASSERON, L. H. ; CARVALHO, A. M. P. (2011) Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 16, n. 1. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pdf Acesso em 25 ago. 2016. [ Links ]
SOTHAYAPETCH, P.; LAVONEN, J.; JUUTI, K. (2013) A comparative analysis of PISA scientific literacy framework in Finnish and Thai science curricula. Science Education International, 24, 1, 78-97. Disponível em: http://www.icaseonline.net/sei/march2013/p4.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
SOUZA, S. Z. L; e OLIVEIRA, R. P. de. (2003) Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação e Sociedade, 24, 84, 873-895. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n84/a07v2484.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
SOUSA, S. Z.; OLIVEIRA, R. P. de. (2010) Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos de Pesquisa, 40, 141, 793-822. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300007&lng=en&nrm=iso Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
WERLE, F. O. (2011) Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle do resultado à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: avaliação, políticas públicas. v. 19, n. 73. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n73/03.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]
YIP, D. Y.; CHIU, M. M.; HO, E. S. C. (2004) Hong Kong student achievement in OECD-PISA study: gender differences in science content, literacy skills and test item formats. International Journal of Science and Mathematics Education, 2, 1, 91-106. Disponível em: http://www.link.springer.com/content/pdf/10.1023%2FB%3AIJMA.0000026537.85199.36.pdf Acesso em: 25 ago. 2016. [ Links ]