REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS

Autores

  • Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Fernanda Aparecida Meglhioratt Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Alexandre Sebastião Ferrari Soares Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190118%20

Palavras-chave:

Formação de Professores; Ensino de Ciências; Eugenia.

Resumo

A possibilidade da manipulação genética humana levanta sérios questionamentos éticos. Nesse contexto objetiva-se analisar os sentidos produzidos em discursos de professores a partir da leitura e reflexão de textos de divulgação científica acerca do tema. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários e vídeo gravação das falas de 17 professores durante um curso de formação continuada. Os dados constituídos foram organizados e analisados mediante Análise de Discurso Francesa. Os resultados apontaram que a formação discursiva e ideológica dos professores e as reflexões suscitadas durante o curso contribuíram para os docentes compreenderem os diferentes sentidos produzidos pelos discursos das atuais técnicas de manipulação genética humana e suas aproximações ideológicas com o “velho discurso eugênico” e suas implicações éticas.

The possibility of human genetic manipulation raises serious ethical questions. In this context, the objective of this article is to analyze the meanings produced in teachers’ discourses based on the reading and reflection of scientific papers about the theme. The research have used the application of questionnaires and video recording of the speeches of 17 teachers during a course of continuing education. The obtained data were organized and analyzed using French Discourse Analysis. The results pointed out that the discursive and ideological formation of the teachers and their reflections during the course have contributed to their understanding of the different senses produced by the discourses of the present techniques of human genetic manipulation and their ideological approaches with the “old eugenic discourse” and its ethical implications.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIZZO, N.M. V. Eugenia: quando a biologia faz falta ao cidadão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 92, p. 38-52, fev. 1995. [ Links ]

BORÉM, A. Impacto da biotecnologia na biodiversidade. Biotecnologia, Ciência & Desenvolvimento, Brasília, n. 34, p. 22-28, 2005. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2016. [ Links ]

CARVALHO, Í. N.; NUNES-NETO, N. F.; EL-HANI, C. N. Como selecionar conteúdos de biologia para o ensino médio? Revista de Educação, Ciências e Matemática. v. 1, n. 1, p. 67-100, ago/dez. 2011. [ Links ]

CASTAÑEDA, L. A. “Apontamentos historiográficos sobre a fundamentação biológica da eugenia”. Episteme, Porto Alegre, v. 3. n. 5, p. 23-48, 1998. [ Links ]

COSTA, C.; GARATTONI, B. Como fazer um superbebê. Super Interessante, São Paulo, n. 301, fev. 2012. Disponível em: <http://www.super.abril.com.br/ciencia/como-fazer-super-bebes >. Acesso em: 4 jul. 2016. [ Links ]

Del Cont, V. D. A ciência do melhoramento das especificidades genéticas humanas. 2007.370f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, São Paulo, 2007. [ Links ]

DIWAN, P. Raça Pura. Uma história da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007. [ Links ]

FRAGA, I. O; AGUIAR, M. A Neoeugenia: o limite entrea manipulação gênica terapêutica ou reprodutiva e as práticas biotecnológicas seletivas da espécie humana. Revista Bioética. v. 18, n. 1. p. 121-130, 2010. [ Links ]

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. 7ª ed. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 2005. [ Links ]

GUERRA, A. Do holocausto nazista à nova eugenia no século XXI. Ciência e Cultura, v. 58, n.1, 2006. [ Links ]

KEHL, R. O Nosso Boletim. Boletim de Eugenia, Rio de Janeiro, ano I, n. 1, p. 1-2, jan. 1929. [ Links ]

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. [ Links ]

LUISI, P. Educação sexual. Boletim de Eugenia, Rio de Janeiro, ano II, n. 24, p. 3-5, dez. 1930. [ Links ]

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1997. [ Links ]

MAI, L. D.; ANGERAMI, E. L. S. Eugenia negativa e positiva: significados e contradições. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 251-258, 2006. [ Links ]

MAI, L. D.; BOARINI, M. L. Estudo sobre forças educativas eugênicas no Brasil, nas primeiras décadas do século XX. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 1, n. 1, 2002. [ Links ]

OLIVEIRA, F. Engenharia genética: o sétimo dia da criação. 2ª ed. Reform. - São Paulo: Moderna, 2004. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP. Pontes, 2007. [ Links ]

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Curitiba: SEED, 2008. [ Links ]

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Orientações Pedagógicas - Roteiros Interdisciplinares. Curitiba: SEED , 2012. [ Links ]

ROCHA, S. Eugenia no Brasil:Análise do discurso “científico” no Boletim de Eugenia: 1929- 1933. 2010. 100 f. Tese (doutorado). Programa: História da Ciência, PUC- SP, São Paulo, 2010. [ Links ]

SAMPAIO, A. J. O ensino de genética nas escolas primarias. Boletim de Eugenía, n.11, 1929. [ Links ]

SANDEL, M. Contra a perfeição: ética na era da engenharia genética. Tradução Ana Carolina Mesquita. 1 ed Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,160p., 2013. [ Links ]

SONG, R. Genética Humana: fabricando o futuro. São Paulo: Edições Layola, 2005. 150p. [ Links ]

SOUZA, V. S. de. A “Eugenia Negativa” nos Trópicos: A Política Biológica e a Construção da Nacionalidade na Trajetória de Renato Kehl (1928-1932). In: XIIENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 7., 2006, Rio de Janeiro. Anais/Rio de Janeiro: ANPUH, 2006. [ Links ]

STEPAN, N. L. Eugenia no Brasil, 1917-1940. In: HOCHMAN, G.; ARMUS, D. (org.). Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe {online}. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004, p. 330-391. Disponível em: http://www.books.scielo.org/id/7bzx4/pdf/hochman-9788575413111-11.pdf . Acesso em: 30 out. 2016. [ Links ]

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. 1ªed. São Paulo: Cengage Learning, v. 1. 135 p, 2011. [ Links ]

ZATZ, M. Genética: Escolhas que nossos avós não faziam. 1ªed. São Paulo: Globo, 2011. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-10-23 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS