CIÊNCIA E TV: ESTUDO SOBRE A PROGRAMAÇÃO DA REDE RECORD

SCIENCE AND TV: A RESEARCH ABOUT REDE RECORD’S BROADCAST

Autores

  • Vanessa Brasil de Carvalho Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Marina Ramalho Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Luis Amorim Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Maria Ataide Malcher Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190120%20

Palavras-chave:

Cobertura sobre ciência; Televisão; TV Record.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise de conteúdo da programação da TV Record, visando a examinar peças relacionadas à ciência. Nossa amostra foi formada pelo conteúdo veiculado pela emissora ao longo de duas semanas construídas, representativas de seis meses (junho a novembro de 2013). Identificamos 847 peças de ciência de distintas categorias televisivas, representando 7,0% da programação assistida. As publicidades foram a categoria televisiva mais recorrentemente associada à ciência. Materiais relacionados às Ciências Biológicas e à Medicina e Saúde foram os mais frequentes, principalmente nas publicidades. Houve reduzida presença da figura do cientista: de todo o material analisado, apenas 3,5% exibia cientistas, em maioria estrangeira. Dos 38 pesquisadores presentes, apenas cinco eram mulheres.

In this paper, we present a content analysis of the content broadcast by TV Record, aiming to exam programs related to science. We have worked with a sample of two constructed weeks, representing six months (June to November 2013). We have identified 847 science programs of different TV categories, representing 7.0% of watched programming. Advertisings were the television category more recurrently associated with science in our sample. Subjects related to Life Sciences and Medicine and Health were the most frequent, especially in advertising. There was reduced presence of the figure of scientists: of the total of the material analyzed, only 3.5 % showed scientists, most of them foreigners. Of the 38 scientists, only five were women.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERGUINI, A. A ciência nos telejornais brasileiros (o papel educativo e a compreensão pública das matérias de C&T). Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, 2007. [ Links ]

ARONCHI, J. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004. [ Links ]

BARCA, L. Iguarias à Hora do Jantar: a Presença de Ciência e Tecnologia nos Telejornais Diários. Tese (Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Ciências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2004. [ Links ]

BARCA, L. Ciência e comunicação na TV comercial: 14 anos do Programa Globo Ciência. Comunicação & Educação. n. 15, v. 81-86, mai/ago1999.[Links]

BOLAÑO, C. Mercado brasileiro de televisão. 2ª ed. São Cristóvão (SE): Universidade Federal de Sergipe; São Paulo: EDUC, 2004. [ Links ]

CHAMBERS, D. Stereotypic images of the scientist: the draw-a-scientist test. Science Education, v. 67, n. 2, p 255-265, 1983. [ Links ]

COLE, S.; DIOSO-VILLA, R. Investigating the ‘csi effect’ effect: media and litigation crisis in criminal law. Stanford Junior University: Stanford Law Review, 2009. [ Links ]

COMISIÓN NACIONAL DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA Y TECNOLÓGICA(CONACYT). Encuesta nacional de percepción social de la ciencia y la tecnología en Chile 2016. Santiago: Departamento de Estudios y Gestión Estratégica, 2016. Disponível em: <http://www.conicyt.cl/blog/2016/07/conicyt-presenta-resultados-de-la-encuesta-nacional-de-percepcion-social-de-la-ciencia-y-la-tecnologia-en-chile/ >. Acesso em:21 set. 2017. [ Links ]

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Estatísticas. 2010.Disponível em: <http://www.memoria.cnpq.br/estatisticas/bolsas/graficos.htm >. Acesso em: 04 mai. 2015. [ Links ]

EUROPEAN COMMISSION. Special Eurobarometer on scientific research in the media.2007.Disponível em: <http://ec.europa.eu/public_opinion/archives/ebs/ebs_282_en.pdf>. Acesso em: 9 mai. 2012. [ Links ]

FORATO, T. Globo e Record têm mais público A/B; SBT ganha entre os jovens. Na telinha. São Paulo, 22 set. 2015. Disponível em: <http://natelinha.ne10.uol.com.br/noticias/2015/07/22/globo-e-record-tem-mais-publico-ab-sbt-ganha-entre-os-jovens-90952.php>. Acesso em: 1 set. 2015. [ Links ]

GARCÍA-CANCLINI, N. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008. [ Links ]

GUEDES, A. Globo Ciência: inventário e análise do arquivo de cartas recebidas dos telespectadores em 1988. Dissertação (mestrado em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1990. [ Links ]

GUERRA, R. O Discurso Sobre a Ciência nas Telenovelas O Clone e Barriga de Aluguel. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2004. [ Links ]

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal: 2015. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. [ Links ]

JACKS, N.; MENEZES, D.; PIEDRAS, E. Meios e audiências: a emergência dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2008. [ Links ]

LEÓN, B. Science related information in European television: a study of prime-time news. Public Understanding of Science, v. 17, n. 4, p. 443-460, 2008. [ Links ]

LEY, B.; JANKOWSKI, N.; BREWER, P. Investigating CSI: Portrayals of DNA testing on a forensic crime show and their potential effects. Public Understanding of Science. v. 21, n. 1, p. 51-67, 2012. [ Links ]

MASSARANI, L.; MOREIRA, I. O clone. Public Understanding of Science, Londres, v. 11, n.2, p. 207-208, 2002. [ Links ]

MASSARANI, L.; RAMALHO, Marina. Monitoramento e capacitação em jornalismo científico: a experiência de uma rede ibero-americana. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz: Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (Ciespal), 2012. [ Links ]

MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: uma visão econômica, social e política. Petrópolis: Editora Vozes, 5ª ed., 2010. [ Links ]

MEAD, M.; METRAUX, R. Image of the Scientist among High-School Students: a pilot study. Science, n. 30, v. 126, p. 384-390, ago, 1957. [ Links ]

MEDEIROS, F. et al. Ciência e tecnologia em um programa de infotainment: uma análise de conteúdo da cobertura do Fantástico. Intercom: revista brasileira de ciências da comunicação, v. 36, p. 127-147, 2013. [ Links ]

MESQUITA, N.; SOARES, M. Visões de ciência em desenhos animados: uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 417-29, 2008. [ Links ]

MÍDIA DADOS BRASIL. Televisão Aberta: Cobertura geográfica de TV. 2017a. Disponível em: <https://dados.media/#!/view/CATEGORY/TELEVISION/MDB_TVA_COBERTURA_GEOGRAFICA_TV>. Acesso em: 21 set. 2017. [ Links ]

MÍDIA DADOS BRASIL. Televisão Aberta: Evolução do share nacional das redes. 2017b. Disponível em: <https://dados.media/#!/view/CATEGORY/TELEVISION/MDB_TVA_EVOLUCAO_SHARE_NACIONAL_REDES> . Acesso em: 21 set. 2017. [ Links ]

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (MCTI, CGEE). Percepção pública da C&T no Brasil 2015. Brasília. 2015. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/MCTI/percepo-pblica-da-ct-2015-cgee>. Acesso em:15 ago. 2015. [ Links ]

MINISTERIO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA E INNOVACIÓN PRODUCTIVA(MINCYT). La percepción de los argentinos sobre la investigación científica en el país. Tercera Encuesta Nacional (2012). Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva, 2014. [ Links ]

NATIONAL SCIENCE FOUNDATION. Science and technology: public attitudes and understanding. Science and Engineering Indicators 2012. 2012. Disponível em: http://www.nsf.gov/statistics/seind12/c7/c7h.htm . Acesso em:19 abr. 2013. [ Links ]

OBSERVATORIO COLOMBIANO DE CIENCIA Y TECNOLGÍA(OCyT). Percepciones de las ciencias y las tecnologías en Colombia. Resultados de la III Encuesta Nacional de Percepción Pública de la Ciencia y laTecnología. Editoras Sandra Daza-Caicedo, Marcela Lozano-Borda. Bogotá: Observatorio Colombiano de Ciencia y Tecnología, 2014. Disponível em: <http://ocyt.org.co/proyectos-y-productos/percepciones-de-las-ciencias-y-las-tecnologias-en-colombia-resultados-de-la-iii-encuesta-nacional-de-percepcion-publica-de-la-ciencia-y-la-tecnologia >. Acesso em:21 set. 2017. [ Links ]

OROZCO-GÓMEZ, G. O telespectador frente à televisão: uma exploração do processo de recepção televisiva. Comunicare, v. 5, n. 1, 2005. [ Links ]

RAMALHO, M. A ciência no Jornal Nacional e na Percepção do Público. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. [ Links ]

RAMALHO, M.; POLINO, C.; MASSARANI, L. Do laboratório para o horário nobre: a cobertura de ciência no principal telejornal brasileiro. Journal of Science Communication, v. 11, p. 1-10, 2012. [ Links ]

RED DE COMUNICACIÓN DE LA CIENCIA, LA TECNOLOGÍA Y LA INNOVACIÓN (REDCYTEC), CONSEJO NACONAL DE RECTORES (CONARE). Percepción social de la ciencia y la tecnología en Costa Rica: Um estúdio del IDESPO para la Subcomisión Red de Comunicación de la Ciencia, la Tecnología y la Innovación del Consejo Nacional de Rectores {multimedia} / Red Cy Tec ; María de los Ángeles Carrillo Delgado, Juan Carlos Bermúdez Mora, Guiselle Bustos Mora; editado por Greivin Rodríguez Calderón. - 1ª ed. - San José, C.R.: Consejo Nacional de Rectores, 2012. [ Links ]

REDE RECORD. Rede Record: 45 anos de história. São Paulo: Antonio Bellini Editora e Design, 1998. [ Links ]

REIMÃO, S. A televisão no Brasil - ontem e hoje. In: REIMAO, S. Televisão na América Latina: 7 estudos. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, p. 7-10, 2000. [ Links ]

REIS, J. Ponto de vista: José Reis. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I.; BRITO, F. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002, p. 73-78. Disponível em: <http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/terraincognita/cienciaepublico/livro_completo.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2012. [ Links ]

REZNIK, G.; MASSARANI, L.; RAMALHO, M.; AMORIM, L. Ciência na televisão pública: uma análise do telejornal Repórter Brasil. Alexandria(UFSC), v. 7, p. 157-178, 2014. [ Links ]

ROCHA, P. Televisão e religião no mercado global: TV Record e Rede Vida. In: REIMÃO, S. Televisão na América Latina: 7 estudos. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, p. 117-135, 2000. [ Links ]

RONDELLI, D. A ciência no picadeiro: Uma análise das reportagens sobre ciência no programa Fantástico. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, 2004. [ Links ]

ROSA, M. et al. Os cientistas nos desenhos animados e os olhares das crianças. In: VENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2005, Bauru(SP). Anais..., 2005. [ Links ]

SIQUEIRA, D. O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais. Em questão, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 131-148, jan/jun, 2006. [ Links ]

SIQUEIRA, D. Ciência na televisão: mito ritual e espetáculo. Dissertação (Mestrado em Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1998. [ Links ]

SOARES, G.; SCALFI, G. Adolescentes e o imaginário sobre cientistas: análise do teste “Desenhe um cientista” (DAST) aplicado com alunos do 2º ano do Ensino Médio. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA, INNOVACIÓN Y EDUCACIÓN, 2014, Buenos Aires (Argentina). Anais. 2014. [ Links ]

STEINKE, J. et al. Assessing media influences on middle school-aged children’s perceptions of women in science using the draw-ascientist text (DAST). Science Communication, v. 29, p. 35-64, 2007. [ Links ]

THOMAS, A. The CSI Effect: Fact or Fiction. The Yale Law Journal Pocket, parte115:70, p. 70-72, 2006. [ Links ]

TORRES, H. Uso de la ciencia en la publicidade televisiva colombiana. Un estudio exploratorio sobre las representaciones de la ciencia em la televison. Universitas humanistica, n. 75, p. 447-475, janeiro-junho 2013. [ Links ]

TRENCH, B. Media Studies Module. The European Network of Science Communication Teachers. 2003. [ Links ]

WHITELEGG, E. et al. (In)visible Witnesses: Investigating gendered representations of scientists, technologists, engineers and mathematicians on UK children’s television. UK Resource Centre for Women in Science, Engineering and Technology, Bradford, UK, 2008. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-12-07 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS