A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190126%20Palavras-chave:
Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que uma formação inicial baseada na prática pluralista e em atividades que envolvem a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias pode contribuir para uma melhor capacitação de professores de Física visando combater vários dos problemas enfrentados pelos docentes em sala de aula. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e procura responder questões particulares da realidade investigada, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. A metodologia de pesquisa escolhida para análise dos dados é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificamos uma evolução gradativa dos licenciandos ao assumirem uma postura participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas, indicando que a proposta tem potencial para promover a formação inicial de professores de Física, no sentido de contribuir significativamente para que esses profissionais em formação adquiram reflexibilidade, dinamicidade e experiências diversificadas.
This paper aims to show that a pluralistic practice-based activity that involves the reflective practice, the playful and the use of technology can contribute to a better initial training of Physics teachers and help them to face several classroom problems. The survey was conducted under a qualitative perspective and seeks to answer particular questions about the investigated reality, concerned with the diagnosis of the problem at a specific context. For data analysis, we have chosen the Content Analysis proposed by Bardin as research methodology. As a result, we have verified a gradual evolution of undergraduates by taking a participatory, reflective and interactive posture during the activities, showing that the proposal has the potential to promote initial training of Physics teachers, in the sense of contributing significantly so that these new professionals to acquire reflexivity, dynamicity and diversified experiences.
Downloads
Referências
ABIB, M. L. dos S. Em busca de uma nova formação de professores. Ciência e Educação, Bauru, v. 3, p. 6072, 1996. In: CAMARGO, S.; NARDI, R. O discurso oficial, o discurso dos formadores e a demanda de licenciandos e professores em exercício na reestruturação de um projeto político-pedagógico para formação de professores de Física. X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Londrina, Paraná, v. 1, 2006. [ Links ]
ABIB, M. L. dos S. A contribuição da prática de ensino na formação inicial de professores de Física. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. de. (org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Editora DP&A, Rio de Janeiro, 2002. [ Links ]
ARAÚJO, M. S. T. de; ABIB, M. L. V. dos S. Atividades experimentais no ensino de Física: Diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, 2003. [ Links ]
ARAÚJO, R. S. O conhecimento pedagógico do conteúdo na disciplina de metodologia para o ensino de Física: relato de experiência. XVIIISimpósio Nacional de ensino de Física. Vitória, Espírito Santo, 2009. [ Links ]
BARCELLOS, M.; KAWAMURA, M. R. D. Licenciatura em Física: As novas tendências e a pesquisa em ensino. VIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, Santa Catarina, 2009. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. [ Links ]
BARRETO, E. G.; RIBEIRO, T. R. O mapa conceitual no processo de ensino e aprendizagem em Física: um estudo acerca da sua utilização como instrumento pedagógico no estágio supervisionado. In: VIColóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristovão, Ceará, 2012. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997. [ Links ]
CAMARGO, S.; et al. A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (On-line), v. 14, p. 217-235, 2012. [ Links ]
CAMARGO, S.; NARDI, R. A linguagem no ensino de Física: interpretação de discurso de licenciandos num estágio supervisionado de regência. In: NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M de. Analogias, leituras e modelos no ensino da Ciência: a sala de aula em estudo. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. [ Links ]
CONCEICAO, R. S.; SILVA, E. S. Formação de professor: desafios do estágio supervisionado em Física. In: 9° Encontro Internacional de Formação de Professores, 2016, Aracaju. Anais 9° Encontro Internacional de Formação de Professores, v. 9, 2016. [ Links ]
CORREIA, D. Textos de divulgação científica: leitura, produção e divulgação de atividades didáticas no espaço do estágio supervisionado em Física. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2016. [ Links ]
LABURÚ, C. E. Seleção de experimentos de Física no Ensino Médio: uma investigação a partir da fala de professores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 161-178, 2005. [ Links ]
LABURÚ, C. E; ARRUDA S, de M; e NARDI, R. Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p. 247-260, 2003. [ Links ]
LEODORO, M. P.; TEDESCHI, W. Rupturas na concepção tradicional sobre formação de professores: em busca de novas diretrizes. XVIIISimpósio Nacional de Ensino de Física, Vitória, Espírito Santo, 2009. [ Links ]
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]
MCLAREN, P. Utopias Provisórias. Petrópolis: Vozes, 1999. [ Links ]
MENEZES, A. P. S. et al. A história da Física contada em vídeos de curta duração: TIC como organizador prévio no Ensino de Física na Amazônia. Revista Ibero-Americana de Educação, n. 50/6, 2009. [ Links ]
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e Aprendizagem significativa. Tradução do artigo Diagramas V y aprendizaje significativo. Publicado na Revista Chilena de Educación Cinentífica, v. 6, p. 1, 2007. [ Links ]
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.[Links]
POLACZINSKI, A. P. A perspectiva da contextualização dos conteúdos de física em aulas do ensino médio propostas por estagiários de um curso de licenciatura em física. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2011. [ Links ]
QUIRINO, W. G.; LAVARDA, F. C. Projeto “Experimentos de Física para o Ensino Médio com materiais do dia-a-dia”. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 1, p. 117-122, 2001. [ Links ]
RAMOS, E. M. de F.; BENETTI, B. Estágio Supervisionado de prática de ensino - espaço pedagógico para conhecimentos tácitos e explícitos. XVIIISimpósio Nacional de Ensino de Física, Vitória, Espírito Santo, 2009. [ Links ]
RODRIGUES, A.; MATTOS, C.; LEOPOLDO, W. O planejamento do estágio supervisionado em física e a experimentação: possibilidades e limitações. In: IXCongreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona, Espanha. [ Links ]
ROZA, C. F. da. Enfoque CTS no Ensino de Física: Um estudo com estagiários da Licenciatura em Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011. [ Links ]
SILVA, G. S. F. da; VILLANI, A. A dinâmica de um grupo de alunas nas aulas de Física, a sua relação com o saber e as intervenções do professor. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 183-208, 2012. [ Links ]
SILVEIRA, T. A. da; LEÃO, M. B. C.; LINS, M. A produção de vídeos digitais como atividade colaborativa na formação inicial de professores de Química. Anais do XIVEncontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, Paraná, 2008. [ Links ]
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os Professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote , 1992. [ Links ]
SCHWANTES, L.; HECKLER, V.; ARAUJO, R. R.; LEMOS, M. V. Estágio supervisionado em ensino de Física: potencialidades e desafios da docência na escola. In: ISintec - Seminário Internacional Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. I Ebook. Rio Grande: FURG, 2011. [ Links ]
SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 2008. [ Links ]
ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. [ Links ]