PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO

PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS

Autores

  • Josyane Barros Abreu Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190123%20

Palavras-chave:

Formação de professores; Três Momentos Pedagógicos; Inovação.

Resumo

Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor.

In the face of a conjuncture of renewals, methods, strategies that intend to reinvent the teaching practice, we aimed to understand, through the Three Pedagogic Moments, the tensions and the possibilities related to didactic innovation. The research was characterized as a qualitative approach, precisely a research-training in the context of a Bachelor’s Degree from the Federal University of Pará. In the training process, the individuals haves expressed difficulties in problematize a theme, resistance to abandon traditional lessons and difficulties in overcoming a punctual and finalistic evaluation. We understand these difficulties as inheritance of a teacher formation lived even when students. The experience was an authentic problematization of teaching, with the potential to overcome and to break barriers, making possible to (re) construct meanings related to the “know how to do” and “how to be” a teacher.

Referências

AZEVEDO, R. O. M. Ensino de Ciências e formação de professores: diagnóstico, análise proposta. 2009. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, 2009. [ Links ]

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. [ Links ]

BORGES, D. S; TAUCHEN, G. Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes. Educação. Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 555-568, 2012. [ Links ]

CACHAPUZ, A.; CARVALHO, A. M. P. ; PÉREZ, D. G. (org.). O ensino das ciência como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. 1ª ed. São Paulo, Cortez, 2012. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P de. Os estágios nos cursos de licenciatura. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, 2012. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P de; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]

CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação.5ª ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2011. [ Links ]

DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014. [ Links ]

DELIZOICOV, D. Problemas e Problematizações. In: PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de física? Conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. p. 125-150. [ Links ]

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990. [ Links ]

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3ª ed. São Paulo: Cortez , 2002. (Docência em formação: Ensino fundamental). [ Links ]

FARIAS, I. M. S de. Inovação, mudança & cultura docente. Brasília: Liber Livros, 2006. [ Links ]

FRAIHA-MARTINS, F. Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital. 2014, 190f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará. Pará, Belém, 2014. [ Links ]

GADOTTI, M. A boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2011, [ Links ]

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DEMÉTRIO, D. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementos e contribuições para a educação em Ciências. Ciência & Educação, Bauru - SP, v.18, n.1, p. 1-22, 2012. [ Links ]

GENTILINI, João A.; SCARLATTO, Elaine Cristina. Inovações no ensino e na formação continuada de professores: retrocessos, avanços e novas tendências. In: PARENTE, C. da M. D.; VALLE, L. E. R. do; MATTOS, M. J. V. M. de (org.). A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 15-40. [ Links ]

HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança. Alfragide, Portugal: McGraw-Hill, 1998. Resenha de ALBERTANI, Helena Maria Becker. Revista Brasileira de Educação. n.12, p.105-108, 1999. [ Links ]

IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez , 2012. [ Links ]

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez , 2011. [ Links ]

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. 2ª ed. RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. [ Links ]

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 10ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2011. [ Links ]

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13ª Ed. São Paulo: Cortez , 2011. [ Links ]

MARENGÃO, L. S. L . Os três momentos pedagógicos e a elaboração de problemas de física pelos estudantes. 2012, 82f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Goiás. Goiás, Goiânia, 2012. [ Links ]

MATOS, I. P. A. Inovação educacional e formação de professores: em busca da ruptura paradigmática. 2010, 183f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Goiás. Goiás, Goiânia, 2010. [ Links ]

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. p. 9-28. [ Links ]

MORAES, R. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: GALIAZZI, M. C.; FREITAS, J. V. Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 85-114. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007. 224 p. [ Links ]

MORIN, E. O desafio do século XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. [ Links ]

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez ; Brasília: UNESCO, 2003. [ Links ]

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS.2010. 213 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, Florianópolis, 2010. [ Links ]

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. A construção de um processo didático-pedagógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p.199-215, 2012. [ Links ]

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D Concepções sobre a problematização na educação em ciências. IX Congresso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciências. Girona: Espanha, p. 2447-2451, 2013. [ Links ]

NASCIMENTO, P. L. Edgar Morin: seu pensamento transdisciplinar e a educação planetária. 2012. Revista Online de Iniciativa do Portal do Professor do MEC. Disponível em: https://transdisciplinaridade.wordpress.com/2012/07/20/edgar-morin-seu-pensamento-transdisciplinar-e-a-educacao-planetaria/ >. Acesso em: 24 fev. 2016. [ Links ]

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, 1999. [ Links ]

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. [ Links ]

POZO, J. I. ; CRESPO, M. G. Á . A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed , 2009. [ Links ]

PROJETO PROJETO Pedagógico do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Belém: Universidade Federal do Pará, 2010. [ Links ]

ROSA, C. W. da; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v.12, n. 3, p.357-368, 2007. [ Links ]

SANTOS, C. N. P. dos; SILVA, R. P. da; ARAÚJO, M. L. F . Contribuições de estratégias didático-pedagógicas inovadoras para o ensino da biologia. VI Colóquio Internacional “Educação e contemporaneidade”. São Cristovão, SE, 2012 2012. Anais eletrônicos... Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/27.pdf >. Acesso em: 12 fev. 2016. [ Links ]

SOUZA, C. da S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 284-92, 2014. [ Links ]

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes , 2013. [ Links ]

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e a alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, Santa Catarina, v. 7, n. 3, p. 253-876, 2012. [ Links ]

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed , 2010. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-12-07 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS