FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL: ANÁLISE DE UM CASO

SCIENCE’S TEACHERS TRAINING FOR INTERCULTURAL DIALOGUE: A CASE ANALYSIS

Autores

  • Geilsa Costa Santos Baptista Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Janaina Gelma Alves do Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190124%20

Palavras-chave:

Formação do professor de ciências; Diálogo intercultural; Ensino de Ciências.

Resumo

São apresentados os resultados de um estudo qualitativo, envolvendo intervenções educacionais com uma professora de Biologia de uma escola pública no Estado da Bahia, Brasil, após a sua participação em um curso de formação continuada de professores de Ciências para o diálogo intercultural. Os dados foram coletados por meio de gravações de vídeo e analisadas pela abordagem delineada por Mortimer e Scott (2002). Os resultados mostram uma abordagem comunicativa do tipo interativa de autoridade, permitindo a alegação de que essa professora não se apropriou da proposta de diálogo intercultural apresentada durante o curso. É necessário que cursos de formação continuada de professores para o diálogo intercultural tenham lugar dentro do contexto e realidades das escolas onde os professores participantes trabalham para garantir-lhes experiências mais próximas e prolongadas entre o meio acadêmico e escolar e, por conseguinte, mudanças nas suas práticas pedagógicas neste sentido.

This paper presents the results of a qualitative study, involving educational interventions with a Biology’s teacher in a public school of the Bahia state, Brazil, after her participation in a continuing training course for Science teachers for intercultural dialogue. Data collected through video recordings and analyzed with the approach designed by Mortimer and Scott (2002). The results show a communicative approach of interactive type of authority allowing the claim that this teacher did not appropriated the proposal of intercultural dialogue presented during the course. It is necessary to carry out continuous teacher training courses for intercultural dialogue within the context and realities of schools where participating teachers work to allow them closer and more prolonged work experiences between academia and school and, consequently, to change their pedagogical practices in this way.

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Publicado

2017-12-07 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS