CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: ANÁLISE A PARTIR DOS DESENHOS CURRICULARES

PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE OF NATURE SCIENCES AND MATHEMATICS TEACHERS: ANALYSIS BASED ON CURRICULUM DESIGN

Autores

  • Diana Lineth Parga Lozano Universidade Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia)
  • Gabriela Bueno Denar Universidade Estadual Paulista (UNESP- Bauru)
  • Gabriela Castro Silva Cavalheiro Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190125%20

Palavras-chave:

Conhecimento didático do conteúdo; Desenho curricular; Unidades didáticas.

Resumo

O tema conhecimento didático do conteúdo (CDC) é campo de estudo que contribui para a formação de professores e a melhoria da qualidade educacional. Assim, objetivou-se caracterizar o CDC de professores de ciências da natureza e matemática quando estes fazem desenhos curriculares e propor critérios para formação docente que permitam desenvolver currículos mais desejáveis. Realizou-se uma pesquisa descritiva qualitativa, focalizada na análise de conteúdo, sobre unidades e/ou projetos didáticos construídos por dois grupos de professores em formação pós-gradual. A maioria dos desenhos analisados está centrada nos conhecimentos disciplinares, abordando pouco o conhecimento psicopedagógico e deixando de lado os conhecimentos metadisciplinares e contextuais. Portanto, é necessária uma formação docente voltada para a articulação dos saberes enunciados com a prática pedagógica.

The pedagogical contentknowledge (PCK) is a field of study that contributes to teacher training and improving educational quality. In this sense, the objective was to characterize the natural science and mathematics teachers’ PCK when they make curricular designs and propose criteria for teacher training in order to develop more desirable curricula. We conducted a qualitative descriptive research, focused on content analysis on units and / or educational projects built by two groups of postgraduate teachers. Most of the analyzed curricular designs are focused on disciplinary knowledge, little addressing the psycho-pedagogical knowledge and leaving aside metadisciplinary and contextual knowledge. Therefore, a teacher’s training focused for the articulation of outlined knowledge with the pedagogical practice is required.

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Publicado

2017-12-07 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS