PROPÓSITOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO

PURPOSES OF SCIENTIFIC COMMUNICATION IN THE TEACHING PLANNING

Autores

  • Guilherme da Silva Lima Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190122%20

Palavras-chave:

Divulgação científica; Sequência didática; Propósito de ensino; Ferramenta comunicativa; Pesquisa quali-quantitativa.

Resumo

Investigamos o planejamento e os propósitos de uso de materiais de divulgação científica em situações formais de ensino. Para tanto, o estudo contou com a análise de quatrocentas sequências didáticas produzidas por professores de Ciências em um curso de especialização oferecido aos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Trata-se, portanto, de um trabalho de abordagem quali-quantitativa. As análises apontaram oito propósitos distintos de uso da divulgação científica em sala de aula e delinearam, ainda, as ferramentas comunicativas que compõem os suportes de divulgação científica mais utilizados pelos professores.

One investigates the planning and purposes of using scientific communication materials in classrooms. For this, we have analyzed four hundred didactic sequences produced by Science teachers in a long term specialization course offered to teachers of public teaching system of the state of São Paulo. Therefore, we follow a qualitative-quantitative approach. The analyzes pointed out eight distinct purposes of using scientific communication in the classroom and they also outlined the communication tools as the supports most used by teachers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. J. P. M. O texto escrito na educação em física: enfoque na divulgação científica. In: ALMEIDA, M. J. P. M.; DIAS, R. H. C. Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas: Mercado das letras, 1998. [ Links ]

ALMEIDA, M. J. P. M.; RINCON, A. E. Divulgação científica e texto literário: uma perspectiva cultural em aulas de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 10, n. 1, 7-13, 1993. [ Links ]

ALMEIDA, M. J. P. M.; SORPRESO, T. P. Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à física. Pró-Posições, v. 22, p. 83-95, 2011. [ Links ]

ALMEIDA, S. A. Interações e práticas de letramento mediadas pela revista ciência hoje das crianças em sala de aula. Tese (Doutorado) - FE/USP, São Paulo. 2011. [ Links ]

ALMEIDA, S. A.; GIORDAN, M. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 999-1014, 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014041219> [ Links ]

ALMEIDA, S. A.; LIMA, M. E. C. C. Cientistas em Revistas: Einstein, Darwin e Marie Curie na Ciência Hoje das Crianças. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, n. 2, p. 29-47, 2016. [ Links ]

AYDAR, M. C. Examining the Effect of Our World Exhibit on Student Visitors: A Science Center Case. Science Education International, v. 27, n. 3, p. 419 - 436, 2016. [ Links ]

BAKHTIN, M. M. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13ª ed. São Paulo: Hucitec, 2009. [ Links ]

BIZERRA, A. F. Atividade de aprendizagem em museus de ciências. 2009. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. [ Links ]

CUNHA, M. B. A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes do ensino médio e a divulgação científica. Tese (Doutorado) - FE/USP, São Paulo. 2009. [ Links ]

DAVIES, S. R. Constructing Communication : Talking to Scientists About Talking Published to the Public. Science Communication, 29, p. 413-434, 2008. [ Links ]

DIAS, R. H. A.; ALMEIDA, M. J. P. M.. Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 01-12, 2010. [ Links ]

ERVITI, M. C.; STENGLER, E. Online science videos: an exploratory study with major professional content providers in the United Kingdom. Journal of Science Communication, v. 15, n. 06, p. 01-15, 2016. [ Links ]

FALK, J.H.; NEEDHAM, M. D. Measuring the impact of a science center on its community. Journal of Research in Science Teaching, 48, p. 01-12, 2011.[Links]

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.3-31, 2012. [ Links ]

FRAGA, F. B. F. F.; ROSA, R. T. D. Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciência & Educação, v. 21, n. 1, p. 199-218, 2015. [ Links ]

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: Uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. 1a ed. Ijuí - RS: Editoria da UNIJUÍ, 2008. [ Links ]

GIORDAN, M; E CUNHA, M.B. Divulgação Científica na Sala de Aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí/RS: Ed da UNIJUÍ. 360 p., 2015. [ Links ]

GRILLO, S. V. C. Enunciados verbo-visuais na divulgação científica. Revista da ANPOLL, v. 27, p. 215-243, 2010. [ Links ]

JACOBUCCI, D. F. C.; JACOBUCCI, G. B.; MEGID NETO, J. Experiências de Formação de Professores em Centros e Museus de Ciências no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 118-136, 2009. [ Links ]

LIMA, G. S. O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino. (Tese de doutorado) FE/USP, São Paulo, 2016. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16082016-093959/pt-br.php [ Links ]

LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Características do discurso de divulgação científica: implicações da dialogia em uma interação assíncrona. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, p. 83-95, 2017. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p83 [ Links ]

LOBO, M.; MARTINS, I. Representações Sobre Alimentação e Ciência em um Texto de Divulgação Científica: implicações para a educação em ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.3, p. 3-26, 2013. [ Links ]

MARANDINO, M. Análise sociológica da didática museal: os sujeitos pedagógicos e a dinâmica de constituição do discurso expositivo. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 41, p. 695-712, 2015. [ Links ]

MARCELO, F. A.; RIPOLL, D. A educação ambiental pelas lentes do cinema documentário. Ciência & Educação, v. 22, n. 4, p. 1045-1062, 2016. [ Links ]

MARTINS, I.; NASCIMENTO, T. G.; ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, RS, Brasil, v. 9, n. 1, p. 1-20, 2004. [ Links ]

MEDEIROS, F. SN. S.; RAMALHO, M.; MASSARANI, L. A ciência na primeira página: análise das capas de três jornais brasileiros. História, ciências, saúde - Manguinhos, v. 17, n. 2, p. 439-454, 2010. [ Links ]

MONTEIRO, R. ; GOUVÊA, G. . Tempo no museu e o museu no tempo. Ciência & Educação, v.21, p. 234-253, 2015. [ Links ]

NASCIMENTO, S. S.; COSTA, C. B. Um final de semana no zoológico: um passeio educativo? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 4, n. 1, p. 01-14, 2002. [ Links ]

PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica. Ciência & Educação, v. 22, n. 2, p. 299-317, 2016. [ Links ]

PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Física quântica numa leitura de divulgação científica no início do Ensino Médio: manifestações dos estudantes. In: GIORDAN, M.; CUNHA, M. B. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. p. 249-284. [ Links ]

PIASSI, L. P. Clássicos do cinema nas aulas de ciências - a física em 2001: uma odisseia no espaço. Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 517-534, 2013. [ Links ]

PINTO, G. A. Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.02, p.299-317, 2009. [ Links ]

PERTICARRARI, A.; TRIGO, F. R; BARBIERI, M. R; COVAS, D. T. O uso de textos de divulgação científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 369-386, 2010. [ Links ]

SILVA, J. A.; KAWAMURA, M. R. D. A natureza da lua: uma atividade com textos de divulgação científica em sala de aula. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 3, p. 316-339, 2001. [ Links ]

SILVA, L. L.; PIMENTEL, N. L.; TERRAZZAN, E. As analogias na revista de divulgação científica Ciência hoje das crianças. Ciência &. Educação, v. 17, n. 1, p. 163-181, 2011. [ Links ]

SMITH, M. K. Non formal education. Infed. 2001. Disponível em: http://www.infed.org/biblio/b-nonfor.htm#idea >. acesso: 14/08/2013. [ Links ]

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. [ Links ]

WERTSCH, J. La Mente en Acción. Buenos Aires: Aique, 1999. [ Links ]

ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso de divulgação científica. Campinas: Autores associados, 2001. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-12-07 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS