CONCEPÇÕES DE CIDADANIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: O QUE DIZEM OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS E OS PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETRÓPOLIS - RJ
CONCEPTIONS OF CITIZENSHIP IN SCIENCE EDUCATION: THE OPINION OF POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECTS AND OF THE TEACHERS OF MUNICIPAL SCHOOLS OF PETRÓPOLIS - RJ
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190132%20Palavras-chave:
Políticas educacionais; Educação em ciências e educação cidadã.Resumo
O trabalho analisa as ressignificações das concepções de cidadania na educação em ciências, nos textos dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) e na percepção dos professores de ciências de quatro escolas do município de Petrópolis. Buscamos investigar a integração desses PPP na prática dos professores de ciências, com base no referencial do ciclo de políticas e de recontextualização. Analisamos os textos dos PPP e as entrevistas com os professores, utilizando a análise de conteúdo temática de Bardin. Os PPP investigados apresentaram um viés teórico e pouco vinculado à realidade destes docentes e estes, de forma geral, apresentaram uma concepção de cidadania compatível com a teoria política liberal, denotando desafios em ensinar ciências sob uma ótica cidadã.
This study aims to examine the re-significations of conceptions of citizenship in Science education, in the texts of the Pedagogic Political Projects (PPP) and in the perception of the Science teachers of four schools in the municipality of Petrópolis. We seek to investigate the integration of these PPP in the practice of Science teachers, based on the reference of the policies cycle and re-contextualization. We analyse the PPP’s texts and the interviews with the teachers, using the Bardin’s thematic content analysis. The investigated PPP have presented a theoretical bias and little linked to the reality of these teachers and these, in general, have presented a conception of citizenship compatible with liberal political theory, denoting challenges in teaching Science from a citizen perspective.
Referências
ALMEIDA, T. J. B. Abordagem dos Temas Transversais nas Aulas de Ciências do Ensino Fundamental, no distrito de Arembepe, Município de Camaçari-BA. Candombá - Revista Virtual, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2006. [ Links ]
BALL, S. J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo Sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, 2001. [ Links ]
BALL, S. J. et al. How Schools Do Policy - Policy Enactments in Secondary Schools. London/New York: Routlegde, 176 p., 2012. [ Links ]
BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas-educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, p. 21-53, 2011. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 281 p. , 1979. [ Links ]
BERNSTEIN, B. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 75-110, 2003. [ Links ]
BRASIL. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI / Setor de Educação da Representação da UNESCO no Brasil, Brasília: 2010. [ Links ]
CARDOSO, O. P. A Educação para a Cidadania entre passado, presente e futuro. Educação e Realidade, v. 34, n. 1, p. 137-154, 2009. [ Links ]
CASSAB, M. A Democracia como balizadora do Ensino das Ciências na Escola: Como discutir esse desafio? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2008. [ Links ]
CONRADO, D. M.; EL-HANI, C. N.; Formação de cidadãos na perspectiva CTS: reflexões para o ensino de ciências. IISimpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Curitiba: n. 11, 2010. [ Links ]
DIMICK, A. S. Student empowerment in an environmental science classroom: Toward a framework for social justice science education. Science Education, v. 96, n. 6, p. 990-1012, 2012. [ Links ]
DRUMMOND, R. de C. R.; RODRIGUES, D. G. Projeto Político-pedagógico: construção de política curricular no contexto da prática. Terci, v. 3, n. 1, p. 34-46, 2014. [ Links ]
DUARTE, M. C.; A História da Ciência na Prática de Professores Portugueses: implicações para a formação de professores de Ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 317-331, 2004. [ Links ]
FERNANDES, M. C. dos.; CHRISPINO, A. Alfabetização Científico-Tecnológica: Elementos para um protagonismo político em C & T. In.: IISimpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Curitiba, n. 3, 2010. [ Links ]
FURTADO, A. S.; PEREIRA, S. M. Participação Política na Escola e a Formação para a Cidadania: um desafio para a comunidade escolar. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Poster/Poster/06_37_21_PARTICIPAPAR_POLITICA_NA_ESCOLA_E_A_FORMACAO_DA_CIDADANIA_UM.pdf. Acesso em: 15 fev. 2017 2017. [ Links ]
GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores. Itapetininga: v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016. [ Links ]
GONZAGA, A. M.; SEGURA, E. A. das C.; BRASIL, O. M. B. A natureza das afirmações científicas e o cientificismo no ensino de ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 4, n. 6, p. 1-8, 2011. [ Links ]
LONGHI, S. R. P.; BENTO, C. L. Projeto Político Pedagógico - Uma Construção Coletiva. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 3, n. 9, p. 173-178, 2006. [ Links ]
LOPES, A. C. Política de Currículo: Recontextualização e Hibridismo. Currículo sem fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, 2005. [ Links ]
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no Contexto das séries iniciais. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2001. [ Links ]
MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006. [ Links ]
MARTINS, M. F. Uma “catarsis” no conceito de cidadania: do cidadão cliente à cidadania com valor ético-político. Revista de Ética, v. 2, n. 2, p. 106-118, 2000. [ Links ]
OLIVEIRA, A.; LOPES, A. C.; A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, v. 38, p. 19-41, 2011. [ Links ]
OLIVEIRA, K. R.; VIVIANI, L. M. Livro didático de ciências e meio ambiente: possibilidades de educação para a cidadania. In: Atas do VIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC, 2009. [ Links ]
PINTO, V. F.; VIANA, A. P.; OLIVEIRA, A. E. A. Impacto do Laboratório Didático na melhoria do Ensino de Ciências e Biologia em uma escola pública de Campos dos Goytagases/RJ. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 1, p. 84-93, 2013. [ Links ]
RODRIGUES, B. A.; BORGES, A. T. O Ensino de Ciências por investigação: reconstrução histórica. In: Atas do XIEncontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, PR, 2008. [ Links ]
SANTOS, E.; MARTINS, I. P. Ensinar sobre alimentos geneticamente modificados. Contribuições para uma cidadania responsável. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 3, p. 834-858, 2009. [ Links ]
SANTOS, P. O.; BISPO, J. dos S.; OMENA, M. L. R. de A. O Ensino de Ciências Naturais e Cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos. Ciência e Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 411-426, 2005. [ Links ]
SANTOS, P. R. dos. O Ensino de Ciências e a ideia de cidadania. Mirandum. Ano X. n. 17. 2006. [ Links ]
SCHIBECI, R.; LEE, L. Portrayals of Science and Scientists, and “Science of Citizienchip”. Research in: Science and Tecnological Education, n. 21, p. 177-192, 2003. [ Links ]
SHEN, Benjamin S. P. Science literacy. American Scientist, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975. [ Links ]
TAROZZI, M; RAPANÁ, F.; GHIROTTO, L. Ambiguities of Citizenship. Reframing the Notion of Citizenship Education. Journal of Theories and Research in Education, v. 8, n. 1, p. 201 - 218, 2013. [ Links ]
TEIXEIRA, P. M. M. Educação Científica e Movimento C.T.S. no Quadro das Tendências Pedagógicas no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 88-102, 2003. [ Links ]
TOTI, F. A.; PIERSON, A. H. C.; Educação Científica e Cidadania: relações recíprocas em pauta e um referencial em construção? In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008. [ Links ]
TOTI, F. A. Educação Científica e Cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências. São Paulo: UFSCar, 2011, 266f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. [ Links ]
VEIGA, I. P. A. Inovações e Projeto Político Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?Cadernos Cedes, v. 23, n. 61, p. 267-281, 2003. [ Links ]
VERRANGIA, D.; SILVA, P. B. G. e.; Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 705-718, 2010. [ Links ]
VESTERINEN, V-M.; TOLPPANEN, S.; AKSELA, M. Toward citizenship science education: what students do to make the world a better place? International Journal of Science Education, v. 38, n. 1, p. 30-50, 2016. [ Links ]
VIEIRA, V; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de Ensino e o Currículo de Ciências. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 21-23, 2005. [ Links ]
WESTHEIMER, J.; KAHNE, J. What Kind of Citizen? The Politics of Teaching for Democracy. American Research Journal, v. 41, n. 2, p. 1-30, 2004. [ Links ]