EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: A FUNÇÃO DA LINGUAGEM NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION: THE FUNCTION OF LANGUAGE IN THE CLASSROOM CONTEXT

Autores

  • Rosana Maria Luvezute Kripka Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Everton Luís Luz de Quadros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Rosane Alves Pretto de Oliveira Prefeitura Municipal de Esteio (PME/RS)
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190133%20

Palavras-chave:

Linguagem; Aprendizagem; Formação.

Resumo

Apresenta-se uma análise sobre entendimentos de professores de Matemática, Ciências e Pedagogia sobre a função da linguagem no contexto da sala de aula. A pesquisa é qualitativa, com vistas a construir respostas à seguinte questão: Como os professores de Matemática, Ciências e Pedagogia, participantes da pesquisa, entendem a função da linguagem em sala de aula? Participaram vinte professores da educação básica ou ensino superior, que responderam a um questionário para a constituição de dados. As respostas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a função da linguagem é entendida pelos professores como: meio de aprendizagem; meio de comunicação e como meio para formação, que remetem às compreensões consideradas sobre linguagem disponíveis na literatura, mas não na totalidade das respostas. A falta de reflexão e pouca valorização da linguagem no contexto da sala de aula podem fazer com que os professores não a explorem como um meio para potencializar o desenvolvimento de competências.

The paper presents an analysis of understandings of Mathematics teachers, Science and Pedagogy about the function of language in the classroom context. The research is qualitative and aims to answer: How Science, Mathematics and Pedagogical teachers, that have participated of the research, understands the function of language in the classroom? Twenty basic or higher education teachers have attended and answered a questionnaire for the constitution of data. Responses were treated by Textual Analysis of Discourse. We have concluded that the function of language is understood by the teachers as: a means of learning; means of communication and as a means of formation, which refer to the understandings considered on language available in the literature, but not in the totality of the answers. The lack of reflection and little appreciation of language in the classroom context can contribute to the teachers do not use it as a means for enhance the development of competencies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. [ Links ]

BARGALLÓ, C. M. Aprender ciencias a través del linguaje. Educar. México, n. 33, abr/jun, p. 27-38. 2005. [ Links ]

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação. n. 22. jan./fev./mar./abr, p.89-100. 2003. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. [ Links ]

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’ Água, 1993. [ Links ]

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1998. [ Links ]

HALLIDAY, M.A.K. Towards a Language-Based Theory of Learning. Linguistics and Education, v. 5, p. 93- 116, 1993. [ Links ]

HALLIDAY, M.A.K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Londres: Edward Arnold, 1978. [ Links ]

HALLIDAY, M.A.K. Introduction to functional grammar. Edward Arnold: London, 1985. [ Links ]

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An Introduction to Functional Grammar, 3, ed. London: Edward Arnold, 2004 [ Links ]

MARTINS, O.; MOSER, A. Conceito de mediação em Vygotsky, Leontiev e Wertsch. In: Intersaberes, v.7, n.13, p.8-28, 2012. [ Links ]

MATURANA, H. R. La Realidad: objetiva o construída? Barcelona: Anthropos, 1997. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2ª ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. [ Links ]

MORIN, E. As duas Globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. Porto Alegre: Sulina, 2001. [ Links ]

MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: Para Navegar no Século XXI. Org. Francisco Menezes Martins e Juremir Machado da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Sulina , EDIPUCRS, 2003. [ Links ]

OLIVEIRA, M. K. Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. [ Links ]

PEDREIRA, M.; BARGALLÓ, C. M. Per què insistim a conversar per aprendre ciències? Revista de didàctica de la llengua i de la literatura. n. 54, p. 29-36. Abr.2011. [ Links ]

PEIRCE, C.S. Semiótica e filosofia. São Paulo: Cultrix, 1972. [ Links ]

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Editora Brasiliense, 2ª ed., 2005. [ Links ]

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [ Links ]

WELLS, G. Indagación dialógica: hacia uma teoria y uma práctica socioculturales de la educación. Buenos Aires: Paidós, 2001. [ Links ]

WERTSCH, J. V. La mente en acción. Buenos Aires: Aique, 1999. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-12-18 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS